30-11-2018, 10:10 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 06-02-2019, 03:18 PM por Libertador.)
Spoiler Revelar
(01-04-2017, 11:32 PM)Libertador Escreveu: Teve um pedreiro que construiu uma das casas dos meus pais, ele veio do nordeste, e começou a trabalhar como pedreiro aqui no DF. Se esforçou pra valer, trabalhando de forma responsável e comprou um lote e começou a construir a sua casa bem pequena, depois construiu outra e chamou um parente do interior pra ajudar ele, e assim foi trazendo dezenas de parentes pra trabalhar com ele. Com o tempo, construiu um prédio inteiro no qual alugava para complementar a renda. Depois outro e outro. Comprou lotes e construiu lojas e alugou.
Tudo isso trabalhando como pedreiro (mestre de obras), ele tinha conhecimento, e com o tempo, sabia mais que muitos engenheiros. Tanto que sempre tinha serviço e cobrava caro. Quando se queria contratar o serviço dele tinha que agendar com meses de antecedência. Ele montou a própria fabrica de lajes, e a própria construtora. Hoje ele ganha mais dinheiro que qualquer funcionário público e que a maioria dos formados no nível superior.
Para qualquer pessoa crescer na vida, tem que aprender a ser um empreendedor, até mesmo nessas profissões, aprender a delegar tarefas, todos fazem isso naturalmente. Normalmente o pedreiro ou pintor faz o serviço sozinho, mas depois de um tempo sempre vemos eles chegando com um ajudante mais novo. Eles estão delegando as tarefas simples e repetitivas para os ajudantes e eles focam nos serviços mais difíceis e complexos. E com o tempo e a quantidade de serviços aumentando, eles vão delegando mais ainda os serviços simples e intermediários, contratando mais ajudantes, enquanto focam nos complexos para poderem crescer, e assim eles vão se tornando cada vez melhores no serviço e mais criativos para resolverem problemas difíceis. E aumentam o preço quando não tem tempo para atenderem a todos. E assim vão se tornando empreendedores naturalmente até terem um negócio consolidado.
Como já vi meus pais construirem algumas casas, e eu mesmo os ajudava nisso, pude observar esse perfil de comportamento desses profissionais liberais. E eles de fato ganham muito mais dinheiro que muito gente.
Eu lembro do rapaz que tinha um carro cheio de produtos estacionado na frente de um supermercado, ao lado da minha loja, ele lucrava 12 mil por mês vendendo extintores e itens para carro. Uma profissão totalmente desprovida de status. E eu com a minha empresa, pagando imposto, aluguel, funcionário, não conseguia faturar nem perto disso, o lucro então, eu nem tinha. Só tinha o status mesmo.
A vida passa como um conto ligeiro.