30-11-2018, 07:40 AM
(30-11-2018, 04:31 AM)Cometa Escreveu:(29-11-2018, 05:28 PM)V-Power Escreveu: E atualmente o servidor não tem direito de se aposentar recebendo o mesmo da ativa, a EC nº 41/2003 acabou com essa mamata. Outro mecanismo para diminuir esse rombo foi criação do Funpresp EXC/LEG/JUD, uma minoria aderiu.
Talvez as informações que eu tenho lido estejam desatualizadas mas me parece que essa regra não se aplica universalmente, parece que ainda há algumas situações em que o servidor pode se aposentar recebendo o teto, principalmente servidores de alto escalão. Mas admito que essa informação pode estar incorreta ou desatualizada.
De toda forma, a previdência hoje tem um custo imenso e as pessoas que estão no mercado tem que pagar INSS pra quem já está aposentado poder receber, um esquema de pirâmide totalmente insustentável onde você é obrigado a participar.
Confrade, realmente a aposentadoria integral para os servidores (pelo menos do executivo) acabou para aqueles que entraram a partir de 2012, se não me engano. É o meu caso, por exemplo. Hoje um servidor nessa situação vai ser aposentar ganhando no máximo o teto do INSS, que não passa de R$ 6000,00 atualmente.
No mais, concordo com o que disseram acima que concursos para as funções essenciais do Estado continuarão ocorrendo. Esse alarmismo no serviço público sempre existiu e sempre vai existir, enquanto quem não tem a menor chance de passar se preocupa, os melhores candidatos estão focados em estudar.