09-10-2018, 12:12 PM
Spoiler Revelar
(09-10-2018, 11:46 AM)The Real Slim Shady Escreveu:(09-10-2018, 07:54 AM)apollocreed Escreveu: Uma curiosidade que tenho é pq caralhas consideram Corolla um "carro de velho"?! De onde surgiu essa lenda urbana?!
Nessa resposta eu posso ajudar confrade
Bom,antes vamos introduzir um pouco sobre o carro
o Toyota Corolla , é um carro que já tem uma longa trajetória , desde 1966 temos corolla nas ruas do mundo, é o carro mais vendido da história mundial ,Ultrapassando outros carros tão populares mundialmente como o Fusca ,Ford Modelo T, O Mini Inglês, etc.
Já no Brasil, deixando de lado algumas exceções, como um ou outro Corolla clássico que veio antes da abertura do mercado de importados, o Corolla é vendido desde 1993, importado dos EUA e Canadá , nas versões Hatch e SW , alcançando relativo sucesso, em 1998 começaram a trazer a versão da europa , que foi um fracasso por causa do design q não agradou, no ano seguinte o Corolla foi nacionalizado apenas na versão sedã e em 3 acabamentos diferentes, desde então o Corolla nacional passou por 4 gerações e 7 Facelifts.
Agora , o porque o Toyota Corolla é considerado um ''carro de velho'' ??
Bom , existem algumas teorias que podem explicar isso.
- Primeiramente , o Brasileiro tem um costume (muitas vezes bem idiota), que não sei de onde surgiu ,de criar e botar rótulos em carros , gerando apelidos etc. Por exemplo , no passado existiu o Fusca com teto solar de fábrica , um item que gerou na época o apelido de ''cornowagen'' (dizem lendas que foi um executivo da Ford na época que começou a disseminar o tal apelido ,visando melar o sucesso do fusca), fazendo alusão ao teto aberto , que servia para alojar os chifres do dono, o que isso gerou ?? o fracasso desse modelo em específico,e fazendo com que muitos compradores que tinham tal carro tamparem o teto e trocarem os forros , transformando o carro em um fusca normal, tanto que hoje os poucos Fuscas com teto solar de fábrica valem uma fortuna no mercado de clássicos.
Trazendo essa analogia ao Corolla, o que podemos ver, é um carro que no Brasil, apesar de sempre ter boas vendas e estar sempre entre os 20 mais vendidos, ele sempre foi um carro mais caro (para a cabeça e para o mercado brasileiro) , ficava no patamar dos sedãs médios, além de que , perto dos outros concorrentes ( Civic e afins ) o apelo dele é mais conservador (aqui no BR apenas, em outros países o Corolla tem versões com apelo esportivo,como os Corolla Levin e Trueno famosos no cenário do Drift Japonês ). Logo associaram essas 2 coisas (carro mais caro + jeitão conservador = Carro de velho). O que acabou guiando o mercado por esse caminho.
Como por exemplo , um cara mais jovem não consideraria um Corolla tendo civic,Jetta,etc como opção ,fora o Hatchs Médios (308, Golf,etc) que deixam o Corolla mais com o público conservador, mesmo o Corolla sendo uma opção ótima, e em alguns quesitos muito melhor que a concorrência.
e esse âmbito não fica só no corolla, engloba desde os Sedãs pequenos ( logan,Prisma ,etc) , até os mais altos patamares ( Bentley,Rolls Royce,etc).
Digo por experiência própria, já tive inúmeros sedãs médios e grandes em casa, muitos com apelo esportivo até (potência associada com câmbio mecânico ) e mesmo assim falavam que tinha ''carros de velho''.
Traduzindo em uma frase ''Corolla é chamado de carro de velho porque associaram que só velho consegue comprar'' , bem no fim é o mercado automotivo viralata e sucateado que temos tomando forma.
Resumo: Cadelagem Huebr.
Essas tachações acontecem com inúmeros outros carros/motos e note que a maioria das pessoas que falam de tais carros não tem poder aquisitivo para ter um, nunca tiveram/andaram em um, repetem coisas que ouviram de outras pessoas que estão nas mesmas condições que eles. Vai entender.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça.
