06-08-2018, 08:40 AM
(05-08-2018, 03:23 PM)Luckier Escreveu: A melhoria dos serviços faz parte da evolução de uma sociedade, o que é algo bom com certeza, mas eu fico na duvida se a recente goumertização de tudo é algo que faz algo diferença pra melhor mesmo. Exemplo:Primeiramente, parabéns pelo tópico. Achei muito oportuno. Realmente, nos últimos dez anos a gourmetização das coisas veio como uma forma sutil de explorar otários através da mudança de embalagem dos mesmos produtos. Antigamente, comer um sanduba num trailer era uma opção super barata de comida. Hoje, todo estabelecimento de sanduíche começa a vender "hamburguer artesanal", dobrando ou triplicando o preço do sanduíche. O ganho real de qualidade, quando existe é pequeno em relação ao preço astronomicamente aumentado. Fujo de qualquer produto que tenha as palavras gourmet ou premium, porque percebo que querem me fazer de palhaço pagando caro por algo barato. Se alguém quer me fazer de trouxa, pode até tentar, é direito dele, mas não espere minha cooperação. A coisa ficou tão ridícula que começaram a fazer memes do "raio gourmetizador", que magicamente transforma coisas banais em produtos maravilhosos só trocando o nome. Reparem também outra estratégia baseada na baixa auto estima do brasileiro com relação ao português: em vez de colocarem nomes em português em coisas onde já existem nome nessa língua, substituem pelo inglês, italiano e francês. Barbearia agora é barber shop, nome de prédio de apartamentos ou bairros é ville de montaigne, palazzo abruzzo e outras palhaçadas para deixar o banal com um toque de sofisticação. Restaurante de comida italiana agora é ristorante e cachaça que sempre foi uma bebida barata acessível à classe D hoje em dia tem preço de whisky 12 anos. Em Belo Horizonte, existe o supermercado Verdemar, voltado para as classes A e B onde está repleto de produtos gourmet, como frutas descascadas e picadas embaladas e com preço 3 vezes maior q da fruta. Vc paga a mais pela preguiça de descascar uma fruta. Nesse supermercado, os fdps não fornecem sacolas plásticas biodegradáveis, mas vendem sacolas retornáveis. O discurso é bonito: vamos ser ecologicamente corretos e salvar o meio ambiente, mas na verdade a intenção é gerar economia para a empresa com compras de sacolas plásticas. E o discurso ecológico vai por terra se as sacolas plásticas biodegradáveis já são ecologicamente corretas. Enfim, se essa merda toda está proliferando é porque a quantidade de otários no país é terreno fértil para isso.
O salão que você cortava cabelo por R$20,00, o dono mudou o nome do salão pra Barber Shop tal tal, fez um coque samurai e colocou uns temas do Jack Daniels e tem uma trilha sonora digna de Sons of Anarchy dentro do salão, agora alem de corta o seu cabelo você pode tomar chopp por R$12,00 enquanto você corta seu cabelo e fazer um chek-in maneiro no facebook pra mostra que você é descolado. Tudo bem isso é algo legal, mas o corte foi pra R$35,00 e o resultado no final é o mesmo.
O barzinho barato que você ia no final de semana curtir com a galera, começou a vender uma cerveja artesanal de uma marca descolada que você nunca ouviu falar, colocou um cardápio com batatas rusticas, hambúrguer caseiro rock in roll(o antigo já era caseiro, mas não rock in roll) e os garçons estão te cumprimentando com aquele aperto de mão meio na diagonal que não sei o nome(aquele que você dá no teu amigo quando ele faz um gol), resultado: Ta tudo desgraçadamente caro, você nem quer mais comer lá, só o chek-in no facebook compensa mesmo.
A tia que tinha um trailer na praça da cidade e vendia uns lanche padrão deu lugar a algum barbudo, que escreveu food truck no trailer e tem umas imagens legais na parede, mas o lanche estão o olho da cara e não é tão gostosos quanto o da tiazinha que tinha antes.
Ai você pode falar, então não vá nesses lugares!
Mas minha cidade está dominada por isso, e tiraram minhas opções que eu tinha antes.