01-08-2018, 09:21 PM
Spoiler Revelar
Não é necessário ter um RPM tão alto, lembrando que quanto mais alto o giro quer dizer que você pisa mais, então gasta mais.
Quando você passa a marcha, exceto pelas marchas de velocidade, o contador de giros tem que voltar pro giro adequado pro começo da faixa de torque, assim você não fica esforçando o carro pra entregar potência sem o "peso" na graduação da caixa de câmbio.
É como pilotar uma bicicleta, pra subir uma marcha você tem que sentir na perna que já dá pra passar pra próxima sem ficar pesado, a medida que a redução também se dá quando o peso fica grande e você precisa reduzir.
Faça o teste, por 1 mês passe da seguinte forma.
1. Aceleração constante. O famoso "pé duro" no acelerador. (favor não confundir com pé de chumbo)
2. Marque velocidade constante para seus trajetos diários.
3. Deixe o carro rolar ENGATADO, sem acelerar se você ver uma redução de velocidade à frente, um quebra molas ou um semáforo. Evite usar os freios.
4. As 3 primeiras marchas são de arranque, passe logo que puder. As de velocidade (quarta, quinta **e se tiver sexta) são pra esticar.
1500 pras marchas de arranque
2000 pras marchas de velocidade.
Faz o teste aí, se tu não economizar combustível eu mudo meu nome.
Já fiz 182km com uma Uno Way, o tanque tem 48 litros e o mostrador divide por 10 essa litragem, ou seja 4,8 litros cada ponto.
Fiz 182km com 9,6l, ou seja, apenas 2 pontos do mostrador de combustível.
Na estrada simples mantive 80km/h, subi um trecho de serra, enfrentei reduzidas de lombadas e buracos.
Na estrada privatizada mantive 110km/h, só reduzi por causa do pedágio e de gente lerda na frente.
Mesmo assim 18km/l é muito bom.
The absence of virtue is claimed by despair
