(30-07-2018, 10:14 AM)Trglodita Escreveu: (30-07-2018, 09:45 AM)Aragons Escreveu: Pra enriquecer ainda mais o tópico
Quase 100% das vagas criadas no setor privado são informais
@corps esse seu pensamento de que a culpa disso é o estado é bem míope, daria pra citar uns outros 5 motivos bem mais relevantes.
Tanto é que as leis trabalhistas estão se flexibilizando e a informalidade só está crescendo e isso de forma exponencial.
A questão é que os realistas se acomodaram a achar que a culpa de tudo é o Estado e a solução pra tudo é acabar ou reduzir o Estado. Qualquer discussão de qualquer assunto se torna uma discussão libertários x estadomínimos x comunistas
E qual o problema da informalidade crescer?
Eu fiquei na informalidade ha anos. Não tinha "direitos" trabalhistas, nem férias, nem 13, nem esse monte de merda que deixa os trabalhadores cada vez mais achando que o estado é o "cara" que dá tudo isso, sendo que é ele QUEM tira 70 a 80% do que você CUSTA pro empregador. Hoje eu tenho parte do que ganho com os ditos "direitos", e só o tenho pq fui REALMENTE OBRIGADO, e advinha por quem?
O problema é que tem MUITA gente que vive do estado e dos seus espólios, e pra esse povo o estado sempre será necessário em sua máxima essência, afinal QUANTO MAIS SANGUE MAIS MORCELA.
Hoje eu tô bem putasso pq tô pagando de imposto o valor que daria pra eu pagar 50% do meu maior custo de vida. E NADA disso retorna pra mim. E esse é SOMENTE o imposto da minha empresa, ainda tem IR PF, IPVA, DPVAT, ISS, FGTS (confisco), IPTU, LICENCIAMENTO, TAXA COLETA DE LIXO, ESGOTO PÚBLICO, ICMS+IPI+COFINS+PIS+OCARALHOA4 de tudo o que eu compro de serviços e produtos (50%), e ainda tenho que pagar escola, seguro saúde, seguro de carro pra não ficar sem, andar em rua que é só buraco, e além de tudo isso me cuidar por onde ando pra não ser assassinado por algum coitadinho que não teve oportunidade, além de EU ser considerado um risco em potencial com uma arma na mão, mas claro que o estado não é o problema na minha vida e de milhoEs de brasileiros hoje.
Porra, cara, comprei remédios pro meu filho esse mes, 200 conto e 115 era de imposto.
Tudo isso pra que, fio? Pra pagar 15k pra ascensorista do serviço publico? Pra pagar 10k pra assistente adm do serviço público?
Perfeita constatação da realidade, onde podemos perceber que o Estado cria infindos impostos sobre mais impostos, em toda a cadeia produtiva que tece uma economia
Ou seja, o Estado toma a força o dinheiro das pessoas, para não lhes dar, na prática, nada em troca
Não entendo como alguém pode defender esse modelo estatal como sendo ético, ou ao menos moral. É um ultraje total.
O que percebo aqui em minha cidade, é que explodiu o número de vendedores ambulantes e outros serviços sem carteira assinada, e conversando com um desses vendedores, me foi relatado que ele conseguia um lucro de 150 reais brutos em um bom dia de vendas, sendo a única despesa o custo do seu produto, enquanto eu, trabalhando registrado em carteira, ganho em média 45 reais por dia de trabalho. Isso, é claro, antes dos pesados "direitos", "dados" pelo governo serem descontados (FGTS e INSS).