Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que a espécie humana está emburrecendo?
(30-06-2018, 07:24 PM)Albert Camus Escreveu: Achei este tópico excelente!

Podem dar sugestões para iniciar no autodidatismo?

Eu não tinha visto tua dúvida, é um pouco "vaga", mas, procedamos...

Primeiro tu precisas saber da quantidade exorbitante de informações que existem por aí, é mais do que o teu cérebro consegue processar ou até dimensionar, nem mesmo se tu abdicasse das funções e obrigações sociais, fisiológicas e et caetera, e vivesse única e exclusivamente para absorver e processar informações em tua "cuca", vulgo encéfalo, conseguiria fazer isto com êxito. Se não me falhe a memória, um estudo que discorre na "rede", não me recordo o ano (vá pesquisar), previu que  toda a informação virtual existente (até a data especificada) reside em pouco menos que 1 septilhão de dados, o que me chamou atenção *(grave bem esta parte), é que esse número se aproxima da quantidade total de estrelas conhecidas no universo pela entidade humana.

É humanamente impossível gravar tanta informação ou mesmo aprender sequer 1/3 de tudo isso, não adianta, é um devaneio acreditar que o cérebro, mesmo com tamanha magnitude, consiga "dar conta" de tanta cousa. Porém, * se tiver realmente gravado a parte anterior a qual me referi, irá compreender o mecanismo de funcionamento do cérebro, onde o mesmo tende a absorver e "gravar" em seu sistema/banco de dados, todas as informações que lhe são atraentes, impactantes, emotivas ou necessárias à manutenção da vida do ponto de vista cerebral... eu não lembro da data da pesquisa, da fonte, instituição responsável por conduzir o estudo etc, mas lembro de forma plena - "pouco menos que 1 septilhão de dados, número que se aproxima da quantidade de estrelas que existem no universo conhecido", pode parecer tosco ou jocoso, mas esta informação me fora "atraente"... é a mesma coisa que acontece com os leitores ávidos e compulsivos, a quantidade de informações armazenadas, triplica, seja personagens, estórias, versos, frases, características de autores e etc, tudo que lhe for "chamativo", será gravado e armazenado no banco de dados do teu encéfalo, quase que de modo automático, sem rodeios ou dramas, e claro, tudo poderá ser facilmente acessado sem muitos pormenores, a mesma coisa que fiz ao citar os dados do estudo.

Percebas que teu cérebro não reage de acordo com tuas vontades, mas sim, por meio dos estímulos externos em que tu és submetido, logo, é muito mais fácil gravar situações ruins, notícias desagradáveis, informações inúteis que são lidas em redes sociais e etc, do que algo realmente frutífero à tua evolução. E não esquecendo de citar as informações conflitantes e ambíguas que existem, ou seja, ser um autodidata ou mesmo um mero estudante conduzido por alguém, é uma verdadeira missão árdua na atual sociedade. Distrações, entretenimento demasiado fora de hora e claro, excesso de informações, são vilões para o cérebro. Se teu desejo for realmente ser um autodidata, tu precisas descobrir os objetos ou temas que lhe chamam a atenção, sem isso tu serás apenas um tresloucado perdido e uivante que pesa para o mundo. Tu gostas de quê? Matemática, pintura, desenho, ocultismo, cérebro humano, política, NOM, astronomia, línguas, antropologia... exemplos não faltam, estudar assuntos que lhe são "chamativos" é o primeiro passo para se tornar um autodidata. Eu aprendi diversas coisas com o autodidatismo, desde matemática, desenho, pintura, escultura, ambidestria, culinária, ciências do meu interesse etc, até mesmo a cortar o próprio cabelo, por mais jocoso que tudo isso possa parecer, o autodidatismo é isso, a vontade e a capacidade de aprender coisas novas ou aprofundar conhecimentos já adquiridos, apenas utilizando o esforço individual e a capacidade cerebral. Esse é o primeiro passo, reconhecer suas afinidades e gostos e "partir pra cima".

Porém, você não pode se dar ao luxo de abdicar de todas as suas funções e obrigações sociais em prol do autodidatismo pleno, existem impasses pelo caminho, e isso é sem dúvidas uma das grandes dificuldades do autodidata moderno. "Como terei tempo de aprender tudo aquilo que sempre quis se tenho que trabalhar, fazer exercícios, cuidar da família, dormir, ir à faculdade etc?" "Como faço para estudar as matérias da escola mesmo já sendo adulto?" Seja qual for sua rotina ou mesmo obrigações, dá pra tirar proveito de todas essas situações. Os sortudos são as crianças que vivem a época mais propícia ao aprendizado, porém são corrompidas por uma cultura maligna e pacóvia, no final e em grande maioria, acabam como adultos ignorantes. Considerando que tu tenhas uma idade adulta, dá pra utilizar os conceitos da ANDRAGOGIA em benefício próprio, a andragogia é o oposto da pedagogia, são métodos diferentes de aprenzidado e direcionados a públicos distintos obviamente, a andragogia se correlaciona ao aprendizado de adultos, se pauta em alguns pilares, o principal é a necessidade de aprender com a finalidade de colocar os ensinamentos em prática, a benefício próprio, o que de certo modo impulsionaria o processo de apredizado por parte do cérebro... não vou estender muito, vá atrás dos conceitos... em resumo, saiba o que lhe chama atenção, evite distrações demasiadas, não tenha medo do conhecimento e envolva "emoções" no processo de aprendizado, e se for estudar visando a aprovação em alguma prova, procure os conceitos da andragodia, irá lhe ajudar a assimilar melhor os conteúdos e direcionar os estudos de acordo com sua realidade...

Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Por que a espécie humana está emburrecendo? - de Dallas - 04-07-2018, 01:10 AM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  A respeito da psicologia e da natureza humana kidesgraca 25 3,120 06-04-2024, 04:19 PM
Última Postagem: Vital
  As Leis Básicas da Estupidez Humana Libertador 9 1,863 19-02-2024, 04:11 PM
Última Postagem: Callahan
  Filmes de herói seriam uma espécie de nova religião? quorthon 20 6,313 16-08-2022, 02:24 PM
Última Postagem: Libre

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)