06-06-2018, 07:31 PM
(06-06-2018, 05:16 PM)Lasker Escreveu: Bem notado, @Trglodita. Em tempo, volto a recomendar o livro The Shallows, de Nicholas Carr, sobre como a internet afeta nosso cérebro, sistema de recompensas, foco etc..
Como assim não recomendou o livro Antifrágil?!?!

Este tópico é muito foda. Vai para a votação dos melhores do ano de 2018.
Eu já tinha lido no seu blog, que bom que trouxe aqui para o fórum!

Eu tenho até um resumo dele aqui para praticar no dia a dia.
Essa questão da autoestima positiva é muito confundido com aquele papo de "se aceite como você é" que é a moda da sociedade atual e está criando um exercito de fracassados.
E o engraçado é que qualquer coisa que você vai aconselhar sobre ser uma pessoa melhor, comer melhor, se exercitar mais, saber investir, já começam os idiotas a falar essas baboseiras de que a pessoa tem que se aceitar como ela é (sendo gorda, fraca, pobre, burra e etc). Agem como se se querer ser rico fosse só coisa de homem ganancioso, ser saudável só de homem frustrado, ser musculoso só de homem superficial.
Principalmente, aqui com os colegas de trabalho, que são professores, e estão ensinando as mentes do amanhã, essa baboseira esta generalizada. E sem contar que eles são os mesmos que tem raiva e inveja dos ricos, magros, fortes ou saudáveis. E usam as desculpas clássicas como genética, sorte, ganancia,..., para justificar o sucesso dos outros e também para justificar o seu fracasso atual.
Colocar a mão na massa ninguém quer. E depois ficam lá sentados em um canto amargurados e rancorosos enquanto assistem os outros escreverem a própria história.
Sobre o efeito Pigmaleão e esse assunto de profecias autorealizaveis e autosugestão, indico o tópico do Doutrinador e os comentários porque tem muita relação com isso: Como agir como homem!
Sobre o compromisso público ajudar, deixo a dica de fazer um tópico aqui no fórum com a sua meta e ir atualizando conforme for avançando. Já fica o compromisso público entre os realistas para te motivar.

“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.