24-05-2018, 06:21 AM
PROBLEMATIZANDO PROBLEMAS DE MATEMÁTICA
![[Image: matematica.jpg]](http://ap.imagensbrasil.org/images/2018/05/24/matematica.jpg)
Uma professora dos EUA lançou um estudo onde problematiza problemas de matemática, com o objetivo de estimular o raciocínio.
Um desses problemas:
“Dois estudantes de arte estão visitando Paris. Cada um deles compra uma entrada para o museu por $14. Cada estudante também compra um ingresso para conhecer a Torre Eiffel por $11 e um ingresso para um passeio de barco por $3. Quanto os estudantes gastaram no total? Explique.”
Teria que ser levado em conta não só o passeio em si, mas os gastos da viagem, hospedagem, alimentação, etc.
É na próxima questão que entra nossos amigos Justiceiros Sociais!fuckyou
“Você quer planejar um café-da-manhã nutritivo. É necessário que tenha 500 calorias ou mais. Certifique-se que suas escolhas ofereçam um café-da-manhã razoável".
Bagel branco – 195
Cereal, 1 xícara – 102
Suco de maçã, 1 copo – 123
Suco de tomate, 1 copo – 41
Ovo – 75
Leite, 1 xícara – 150”
Em primeiro lugar, a forma como o problema está colocado sugere que um café-da-manhã consiste de opções, e que o leitor tem escolha entre o que selecionar para a refeição. Apesar disto poder ser a realidade para alguns estudantes, há também muitos outros que recebem refeições gratuitas ou com preço reduzido nas escolas e, por isso, não têm escolha no que é servido. Além do mais, este café-da-manhã é típico do que é consumido em lares americanos, apesar de, como foi apontado por um participante, ‘as pessoas realmente tomam suco de tomate no café-da-manhã?’ Foi notado que poucas opções parecem ser integrais (com a possível exceção do ovo e talvez do cereal). Em vez disso, a ênfase está em comidas processadas. Além disso, o que é enfatizado no problema não é o conteúdo nutricional, mas as calorias associadas com cada alimento. As instruções, usando as palavras ‘nutritivo’ e ‘razoável’, presumem alguma coletividade, acordos subentendidos do que estes termos devem realmente significar na prática. Finalmente, a inclusão de leite (presume-se que seja leite de vaca) na lista de opções para um café-da-manhã ‘nutritivo’ falha em reconhecer o fato de que a maioria da população do planeta (~60%) é intolerante à lactose, e são os brancos (pessoas de descendência europeia) que primariamente são capazes de digerir leite. Logo, ao considerar quem os autores tinham em mente quando escreveram este item, parece que o público-alvo eram crianças brancas de classe média.”
Nem os problemas de matemática se salvam!
