11-05-2018, 09:34 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 11-05-2018, 01:30 PM por Batoré.)
Citação:segundo o estudo do Frankl, os tímidos se concentram muito em si mesmos em eventos sociaisInteressante, e creio que isso é uma verdade que não tem como ser refutada. Me lembro lá na casa dos meus 20 anos, que quando tinha algum evento social, como aniversário, por exemplo, ficava só pensando em mim mesmo, no que as pessoas estariam pensando de mim, essa neurose toda que se passa na cabeça do tímido.
E com isso não aproveitava nada, pois não projetava minha atenção para o exterior, enfim, para a festa em si, para o assunto em pauta.
Citação:A única solução é dar a cara a tapa e aprender com os erros.Uma situação apavorante para o tímido é falar para muitas pessoas. Tinha pavor em sala de aula de apresentar seminários e fugia, ou falava uma pequena parte da apresentação e rapidamente. A solução foi em um desses seminários tomar a frente e estudar bem o assunto, e estudar a oratória, como transmitir a mensagem de forma clara para todos e falar do assunto com propriedade. O assunto era sistemas operacionais (Fedora-Linux).
Não foi nada fácil, me preparei muito, ensaiei no espelho. Até suei frio no começo da apresentação, mas conforme o tempo passa e o assunto vai se desenrolando você percebe que tudo isso é somente coisa da sua cabeça. Tomei até liberdade de responder todas as dúvidas sobre o sistema. A apresentação foi um sucesso e nota máxima. Nos seminários seguintes e TCC foi uma tranquilidade só, tudo isso porque antes decidi por a cara a tapa e encarar de frente. Agora imagina se eu tivesse fugido, ia continuar sofrendo o diabo, por causa de NADA. Um problema que parecia ser monstro se tornou mínimo ou mesmo nenhum.
Escrevi essa experiência como exemplo, um passo dentre muitos. Jamais quero me gabar de nada ou algo assim, mas expor uma situação que nos mostra que fugir não adianta NADA, e a timidez é coisa da cabeça do tímido. Quando ele se concentra no assunto ou em seu exterior ele esquece esses neuroses.
Já passei vergonha, sim, e situações constrangedoras também, mas isso faz parte.