12-04-2018, 10:02 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 12-04-2018, 10:33 AM por Awaken.)
Spoiler Revelar
No carro de injeção eletrônica você tem módulos e sensores (sondas) substituindo o controle por cabo da borboleta, era costume fazer isso em carro carburado pra economizar combustível, mas no injetado não!
Porque? Em giro alto e tirando o pé do acelerador, o motor é empurrado pela embreagem do carro e a inércia "corta" o combustível do bico injetor.
Já com a marcha na "banguela" não há nada fazendo o atrito pra manter o motor girando, então o carro precisa manter o bico injetor alimentando o motor para que ele continue ligado.
(12-04-2018, 09:52 AM)Bean Escreveu: Me falaram que andar em marcha fora da rotação adequada gasta mais gasolina e também que ficar andando com a embreagem apertada estraga.
Procede ?
Sim, todo carro tem uma faixa "econômica", uma faixa razoável e a faixa que ninguém deve chegar. "Vermelho".
A rotação funciona da forma como é nos caminhões e ônibus:
![[Image: scania-g480-51dde0fb14001.jpg]](https://cdn.salaodocarro.com.br/_upload/galleries/2013/07/10/scania-g480-51dde0fb14001.jpg)
Quanto mais você andar na faixa verde, mais combustível você economiza, menos motor você gasta, mais vida útil dos componentes.
No caso do amarelo é uma faixa aceitável (No caso da foto vai até uns 20k giros) que é pra questão de retomadas ou subidas onde fica difícil fazer a troca em giro baixo.
O vermelho já não é recomendável, eu já vi muito rachador passar a marcha lá no vermelho achando que vai ganhar mais torque no final da embreagem, mas chega um certo giro que o carro não ganha mais cavalos se você subir até estourar o motor.
Citação:Experiência própria: A maioria dos beberrões e cupins de carro que eu conheci em toda a minha vida são aqueles que quebram o carro nas marchas de arrancada. Geralmente são pessoas mais velhas que estavam acostumadas a dirigir Fuscas, Opalas, Corcel, com 3 ou 4 marchas. Geralmente nesses carros a relação de giro é diferente, então você tem que dar uma esticadinha a mais, muita gente aprende que tem que ouvir o motor "pedir marcha" pra trocar. Isso é MENTIRA!
Primeira, segunda e terceira marchas NÃO SÃO PRA VELOCIDADE! Então se você preza pela vida útil e consumo baixo, não passe dos 2.000 giros com elas, e olha que eu to falado 2.000 giros em uma subida. Geralmente em uma reta, 1.500 você já passa as marchas de arranque sem dar pulos com o carro. (Isso de Uno 1.0 Gasolina até em Ranger 3.0 Turbo Diesel, independe de motor.)
Em carros 1.0 então a primeira marcha é quase um placebo, não tem porque você esticar uma marcha que acaba logo ali.
Ah, e reduzir muito tarde também estraga o motor, assim como passar cedo demais.
Ex: Quando você passar pra próxima marcha, o giro cai, se você passar a marcha e o carro ficar abaixo dos 1.000 giros, ele vai engasgar até ter força, isso força o motor e reduz a vida útil.
Citação:Experimente na prática:
Olhando para o conta giros do carro, passe da primeira pra segunda (com o ar desligado) a 1.500 giros. Você vai ver que o conta giros vai cair pra 1.000, da segunda pra terceira, 1.500, ele vai cair pra 1.000 de novo. A quarta e a quinta que são mais longas, põe a 2.000.
Ex 2: Quando você reduz, por exemplo da quarta pra terceira, abaixo dos 1.000 giros sem pisar na embreagem acontece a mesma coisa. O carro engasga.
Citação:Experimente na prática:
Deixe o carro rolar e veja a rotação cair: se você está de quinta marcha, deixe o giro cair até chegar perto de 1.000, pise na embreagem e reduza pra quarta marcha, você vai ver que o carro não vai tremer. Logo, se você está de quinta marcha você pode esperar chegar até 1.000 pra fazer uma retomada, sem precisar reduzir e gastar mais combustível, então se você ver que precisa realmente descer pra quarta marcha pra não ficar abaixo dos 1.000, você reduz e continua sua retomada em quarta.
Sobre o pé na embreagem: Sim, estraga... é o famoso "usar a embreagem de descanso", não é recomendável.
Do lado esquerdo do pé, todos os carros tem um descanso pra pé de embreagem. O certo é você passar a marcha e encostar o pé lá no canto.
Geralmente quem faz isso é dono de 1.0, as marchas são curtas e não dá tempo de descansar o pé, mas mesmo assim, tira o pé e deixa no ar se for o caso de não ter que esperar esticar.
The absence of virtue is claimed by despair
