Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dicas para o desenvolvimento pessoal.
#16
Muito bom, já tinha lido esse tópico na blogosfera...

 
 Vou contribuir com algumas coisas que funcionaram pra mim...


 1- Esforço VS Produtividade

  Eu sempre acreditei que pra conquistar algum objetivo ou mesmo obter sucesso na vida de uma forma geral eu teria que me esforçar mais que todo mundo, me sacrificar até a exaustão máxima, ir além dos meus limites físicos/mentais... Depois de muita frustração e fracassos consecutivos passei a refletir sobre esse aspecto em minha vida, foi então que cheguei a conclusão de que minha visão sobre esse tema estava totalmente equivocada. 

 Todo brasileiro é imediatista e se não bastasse isso, é exagerado, em tudo, nem adianta renegar e se portar na defensiva, essas características nos são implantadas desde o berço, somos criados dessa forma, esse é o nosso habitat natural, carregamos isso de geração pra geração, a sociedade só nos molda de acordo com os seus preceitos. A nossa cultura ocidental costuma confundir Esforço com Produtividade, são duas coisas totalmente distintas, todo mundo se esforça em algo, esforçar-se é apenas promover algum estímulo, alguma força, por exemplo, quem nunca acordou cedo mesmo sem vontade alguma  só porque teria que trabalhar ou estudar? Inúmeras, milhares de pessoas passam por isso, acordar cedo é uma atividade que demanda esforço por boa parte da população nacional, porém, compare os resultados mútuos e perceberá que a grande maioria apenas vive um dia após o outro, permanece no mesmo patamar e mesmo com tamanho esforço de acordar cedo, pegar transporte público, aguentar pessoas chatas, correr risco de vida, pegar mais transporte público, arrumar a casa, fazer comida... Tá todo mundo do mesmo jeito, ninguém muda em nada, tá todo mundo fudido e reclamando da vida porca que as carregam. O brasileiro tem essa visão errônea de que esforço e sacrifício corresponde infimamente com produtividade, do que adianta esforçar-se demasiadamente e não colher nenhum fruto ou resultado perante a isso? Quantas pessoas você conhece que trabalham como escravas e recebem como escravas? Quantas pessoas você conhece que fazem exercícios em demasia porém continuam gordas? São inúmeros exemplos da ingenuidade do brasileiro.

 Lembro-me de uma prova de cálculo que fiz na faculdade, eu estava muito a frente da turma no quesito conteúdo, já estava estudando a tempos e inclusive já estava no aprofundamento, muitas pessoas ali tinham dificuldades com operações básicas (quem cursa Ensino Superior sabe muito bem da estatística dos alunos), tradução, acerto todas as questões difíceis e erro a mais boba, a mais insignificante, a questão que o professor explanou no quadro durante a aula e eu não copiei no caderno, minha ingenuidade e pequeneza mental fizeram-me ignorá-la por ser tão boba, jamais pensei que a questão cairia exatamente do mesmo modo sem retirar uma só vírgula na prova, resumo, as pessoas que sequer estudaram todos os conteúdos, conseguiram fazê-la porque decoraram o cálculo, estudei tanta coisa que acabei esquecendo-a, a maioria das coisas que estudei sequer caíram, o detalhe era que essa questão boba correspondia 50% da prova, sim, 50%, é algo que beira o ridiculo... acabei perdendo essa bagatela de pontos enquanto inúmeras pessoas que sequer estudaram o que eu estudei conseguira uma nota superior a minha, eu fui o único a acertar algumas questões difíceis porém errei a mais fácil por ter desprezado-a, claro que isso foi apenas um exemplo, o que eu estudei serviu e muito pra consolidação do meu conhecimento de forma geral porém eu não atingi a produtividade enquanto outros que focaram apenas no essencial conseguiram, mesmo com o mínimo de esforço em comparação a mim. E isso vale pra concursos também, do que adianta estudar 14hrs diárias, ver 30 livros diferentes, fechar todos os conteúdos da grade e no final ver que sequer atingiu a pontuação média na prova porque errou itens bobos e insignificantes, isso é mais comum do que se pode imaginar, esse exemplo que ilustrei se chama estratégia, ESFORÇO SEM ESTRATÉGIA É INÚTIL, se esforço por si só delimitasse o sucesso, uma mula seria o animal mais desenvolvido dessa biosfera, o que não acontece, a grande sacada se chama estratégia de planejamento, depois de muito fracasso eu aprendi o real significado disso, esforço ou sacrifício não são sinônimos de sucesso e muito menos de produtividade, nem sempre se esforçar em demasia te ofertará o primeiro lugar no pódio, as vezes é preciso ignorar aquela voz chata do inconsciente que te induz a agir como retardado ou louco frenético e dar ouvidos a consciência, agir com racionalidade. 

 2. Ser Positivo VS Ser Proativo

  Dizem por aí que o brasileiro é sempre positivo e de bem com a vida, não é um equívoco, mas basta analisar os resultados mútuos para atestar o fracasso generalizado que se alastra na sociedade, do que adiante ser positivo e ao mesmo tempo fracassado? Isso é surreal, eu mesmo fugia da realidade no meu auge do matrixianismo no passado, fugir da realidade é um erro que eu considero mortal, ser positivo até que vai, mas ser um amontoado de fezes que vive na comodidade e pede aos céus todos os dias um novo milagre de vida, é no mínimo atesto de demência ou sérios problemas psicológicos. Nenhuma positividade irá lhe retirar do fracasso ou mesmo do esgoto fétido que está sua vida no momento, em certos períodos é até válido chutar o balde e se revoltar com o atual estado de vida, sempre buscando direcionar o ódio à realização de alguma atividade, o maior erro da sociedade atual é acreditar que o "nirvana" se designa no plano terrestre, somos humanos e não seres espirituais, espiritualidade é um conjunto da obra e não o resultado final, não adianta agir como Buda e esperar gratificações do universo por isso, somos feitos de emoções, todas as sensações devem ser utilizadas corretamente no processo de evolução como um todo. O ser humano médio é aquele típico que sorri a berça enquanto um meteoro em chamas está prestes a cair sobre sua cabeça, o brasileiro costuma agir dessa forma. A positividade não é nada sem alguma ação, tem poder quem consegue agir e consequentemente reagir, a todas as adversidades. 

 
3. Ser Grato

  Mesmo que você não acredite em Deus ou em algo do tipo, seja grato por estar vivo, por estar respirando... ou seja lá pelo quê... tem muita gente pior do que você que está vivendo nesse mundo, reclamar nunca te levará a lugar algum.. ser grato é uma virtude, nunca vi um perdedor reclamão e birrento conquistar alguma coisa significante. 


4. Ser escasso 

 Ser disponível demais é um erro, eu mesmo já o cometi no passado, as pessoas nunca levam a sério alguém que é tido como "comum", aquele típico sujeito que sempre está de prontidão quando a sirene toca, por sorte percebi a tempo e consegui mudar essa pífia atitude de fracassado, isso é bastante comum nessa sociedade moderna pautada nas redes sociais e nos interesses feministos em geral... o homem ABAIXO DA MÉDIA, (sim, irei categorizar a partir de agora por esse indicador), sempre está disponível pros "amigos falsos" e pras fêmeas oportunistas e espertas, o idiota doidivana não consegue sequer acordar pra realidade e acha que está "abalando" perante aos abutres sociais, enquanto que na verdade está apenas cavando a própria cova com o letreiro de "escravo social". Coloque-se em primeiro lugar, suma um pouco, não dê satisfações, não revele seus planos, não fale muito de si, não esteja sempre disponível, seja alguém distante... Se você está com a ideia fracassada de "fazer joguinho", recomendo que marque uma avaliação com algum psiquiatra, isso é coisa de demente ou retardado, o grande X é manter-se ocupado com suas próprias atividades, vá procurar algo pra fazer e pare de ser o chaveirinho da turma que sempre corre quando é chamado, sempre diz SIM para tudo, sempre está de prontidão pra ajudar a todos (e comicamente sempre é desprezado quando precisa de ajuda), a questão da escassez é simplesmente se colocar em primeiro lugar e ignorar tudo o que tiver fora do seu protocolo de vida, primeiro suas ocupações, depois o resto... É interessante aprender a dizer NÃO sem remorso algum e nunca, jamais, em hipótese alguma estabelecer-se integralmente em algum grupo social. Antigamente eu sempre andava com as mesmas pessoas, resultado... não era tratado com respeito pois transparecia a ideia de ser alguém "comum", ( eu tenho uma visão radical perante ao assunto, não acredito em amizades 100% verdadeiras então sinto-me melhor não me comprometendo com ninguém, prefiro ser indiferente, isso não quer dizer que eu seja rude ou retardado) 

Esse item da escassez é bastante interessante, experimente ser distante e indiferente por um curto período de tempo e perceba como o modo qui tu és tratado se modifica radicalmente, é como mágica, traz a tona todo o aparato mesquinho das relações sociais, irás perceber que as pessoas te procurarão mais, farão perguntas tolas do tipo " ain, por que você está estranho?", ou "Ain, eu fiz alguma coisa?"... eu não tenho paciência pra jogar esse jogo da patifaria social então prefiro seguir meu próprio caminho bem longe desta merda, não ligo pra reputação social ou estas frescuras do gênero, não importo-me com o julgamento alheio... Mas, se você realmente se importa com a interação social, é cabível dosar períodos de indiferença e atenção, me foi útil em diversas situações, não dá pra ser frio em ambiente de trabalho por exemplo, mas no geral, você só tem a ganhar sendo escasso e distante da massa pífia e comum.
 

Responda-o


Mensagens neste Tópico
Dicas para o desenvolvimento pessoal. - de Opie - 15-07-2015, 08:32 PM
RE: Dicas para o desenvolvimento pessoal. - de Dallas - 11-04-2018, 11:33 AM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DESENVOLVIMENTO PESSOAL] Como deixar de ser um "morto" Awaken 16 9,470 17-03-2020, 12:06 PM
Última Postagem: fernandobon04
  [REFLEXÃO] A verdadeira militância da real é o desenvolvimento pessoal! Loki 44 24,635 16-05-2019, 02:03 AM
Última Postagem: New Adam
  Jeet Kune Do - Filosofia de Bruce Lee e o Desenvolvimento Pessoal Fëanor 5 5,619 10-07-2017, 11:02 PM
Última Postagem: Desmond Doss
  [INSTRUÇÃO] 6 DICAS DE COMO SE ORGANIZAR PARA ESTUDAR destruidor 7 5,546 28-01-2017, 09:05 PM
Última Postagem: RobertoRS

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 3 Visitante(s)