09-12-2017, 03:04 AM
Eu não acho que o retrato que o Nelson esboçou nos livros dele era de uma sociedade conservadora. Isso seria se ele tivesse feito em Pernambuco, por exemplo. Mas no Rio de Janeiro? Esse período que ele viveu no Rio foi o período da vanguarda do Rio na quebra de valores em vários costumes. Aliás, me lembro bem de um carioca dizendo em um texto dele que o Rio de Janeiro sempre foi lugar para vanguarda do progressismo nos costumes. É de lá que sai muita libertinagem e tem sido assim até hoje.
Tudo bem que idealizar conservadorismo é pernicioso, mas daí dizer que o Nelson foi um visionário, o cara que via e sabia colocar em livros aquilo que via retratando uma sociedade conservadora, acho que já demais.
Volto a dizer, se fosse no Nordeste eu não diria nada, mas no Rio de Janeiro não. Rio sempre foi a terra da libertinagem.
Tudo bem que idealizar conservadorismo é pernicioso, mas daí dizer que o Nelson foi um visionário, o cara que via e sabia colocar em livros aquilo que via retratando uma sociedade conservadora, acho que já demais.
Volto a dizer, se fosse no Nordeste eu não diria nada, mas no Rio de Janeiro não. Rio sempre foi a terra da libertinagem.