29-11-2017, 12:14 PM
Eu comecei com JJ a pouco tempo e tive exatamente essas impressões. É um esporte muito maneiro, que me dará uma força física incrível (esse é o principal motivo de eu escolher o JJ) já que nos combates vc tem que tentar se desvencilhar do adversário a todo instante, ou seja, todos seus músculos fazem força a luta inteira. Muitos atletas de nível mundial no powerlifting vieram de esportes como o judô, wrestling, JJ. Minha vontade era fazer wrestling pq eu imagino que seja mais agressivo e tem uma metodologia parecida com JJ, mas no brasil é muito difícil achar onde fazer.
A questão da técnica é interessante e fundamental, pq com certeza não é em qualquer lugar e com qualquer pessoa que vc aprenderá técnicas boas, algo que é um pouco mais comum em lutas de golpear. Isso remete um pouco aquela questão de clãs fechados, ou "Männerbund" o que é um fator que resgata a masculinidade quase que extinta de hj (acho que na verdade todas as artes marciais remetem um pouco a isso) e só esse motivo já seria o suficiente para eu recomendar que todos façam.
Também acho que lutas de "envolver", que usam muita força física e técnica, são mais adequados para o desenvolvimento do homem como ser viril, masculino que devemos ser, isso por toda uma questão filosófica e de princípios. Masculinidade significa envolver, dominar, a partir da força da nossa vontade.
A questão da técnica é interessante e fundamental, pq com certeza não é em qualquer lugar e com qualquer pessoa que vc aprenderá técnicas boas, algo que é um pouco mais comum em lutas de golpear. Isso remete um pouco aquela questão de clãs fechados, ou "Männerbund" o que é um fator que resgata a masculinidade quase que extinta de hj (acho que na verdade todas as artes marciais remetem um pouco a isso) e só esse motivo já seria o suficiente para eu recomendar que todos façam.
Também acho que lutas de "envolver", que usam muita força física e técnica, são mais adequados para o desenvolvimento do homem como ser viril, masculino que devemos ser, isso por toda uma questão filosófica e de princípios. Masculinidade significa envolver, dominar, a partir da força da nossa vontade.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)