30-10-2017, 02:19 PM
Entrevista com o Dr. Terrence Sejnowski.
Seja ativo para aprender; pergunte, desenhe, relacione o conteúdo, faça piada, música, brinque, etc. Faça atividade física. Tenha um bloco de nota para anotar pensamentos importantes. Relaxe, correndo ou caminhando no parque; com a mente em modo difuso.
Um ambiente que estimula é importante; em um experimento com dois ratos; o rato em ambiente rico e estimulante tendo contato com outros ratos teve as conexões neurais bem mais fortes (2 vezes) que o rato em ambiente pouco estimulante, sem contato com outros ratos.
Tenha um ambiente que te estimule, com pessoas que te estimulem, mesmo sendo adulto. Na ausência de ambiente rico a atividade física aumenta o numero de neurônios que nascem e também os que sobrevivem. Olhe para as coisas sobre outro ângulo, outra perspectiva, é um bom exercício; imagine.
É importante resumir e também falar sobre aquilo que aprendemos. É importante relaxar, fique tranquilo. Para obter progresso é necessário passar por um pequeno grau de desconforto; a mudança é desconfortável. No pain, no gain.
O que é um bloco de memória?
Blocos: blocos são pedaços compactos de informação.
Na primeira vez que você vê um conceito, talvez ele não faça sentido; como por exemplo: um quebra cabeça misturado. Decorar um fato sem contexto não facilita a aprendizagem. Associar em blocos te ajuda a unir pedaços de informações através do significado.
Quando você presta atenção em algo (memória de trabalho) é como se tivesse um polvo em seu córtex pré-frontal (atrás da testa) movendo seus tentáculos para conectar-se com informações que você possa ter em várias partes do seu cérebro.
![[Image: BjI6xSr.jpg]](https://i.imgur.com/BjI6xSr.jpg)
Lembres-se, isso é diferente das conexões do modo difuso. Focar sua atenção de forma a ligar partes do cérebro conectando ideias conjuntas é parte importante do modo focado de aprendizagem. É também muitas vezes o que te ajuda a iniciar a criação de um bloco de memória. Quando você está estressado seu polvo da atenção começa a perder a capacidade de fazer algumas daquelas conexões. É por isso que seu cérebro parece não funcionar direito, quando você está irritado, estressado ou com medo.
Como formar um chunk? (parte 1)
Ao aprender um esporte, por exemplo, futebol. Você compreende e domina vários “pedaços” das habilidades que você precisa. Cria-se vários blocos neurais que você pode gradualmente uni-los em um grande bloco neural, e juntando mais informação o bloco vai ficando cada vez maior.
Os melhores blocos são aqueles que estão bem enraizados. Você nem precisa pensar conscientemente em conectar os padrões neurais juntos. Quando você aprende uma língua, no começo é difícil, sotaque, etc. Depois você conecta vários miniblocos em frases espontâneas. (lembrar de ter input, antes do output).
Quando você aprende matemática, vê um exemplo de exercício resolvido e tem grande trabalho cognitivo para entender as etapas, isso te ajuda a começar um trabalho através do exemplo. Entender os princípios de um problema e sublinhá-los, entender os princípios antes de resolver os problemas. 1,2,3, etapas.
Como formar um chunk? (parte 2)
Foque toda a sua atenção na informação que você quer processar em blocos. Quando você começa a aprender algo; você está criando novos padrões neurais e conectando-os com padrões pré-existentes que estão espalhados por muitas áreas do cérebro.
Depois, o segundo passo é entender a ideia básica daquilo que se quer aprender. O entendimento é como uma super cola que ajuda a manter traços subjacentes de memória juntos. É importante associar, quanto mais conexões melhor. Em matemática é importante saber se você consegue resolver o problema que acha que entendeu. Somente fazendo você cria uma base neural de domínio do assunto.
Terceiro passo, conheça o contexto ai você saberá não só como, mas quando usar este bloco de memória. Pratique com problemas relacionados e não relacionados. Saberá também quando não usar um bloco de memória. Não adianta ter várias ferramentas e não saber usá-las.
A prática amplia a rede de neurônios conectando seus blocos de memória, fazendo ele sólido e acessível por diferentes caminhos. Aprenda os principais contextos antes, como títulos e figuras.
Ilusões de competência.
Recordar é muito mais produtivo do que ler novamente a matéria. (Jeffrey Karpicke)
Depois de ler, simplesmente olhe para o lado e veja o que consegue lembrar. O processo de recordar é muito poderoso. Desenhar blocos conceituais não é mais eficiente do que lembrar; no inicio de um aprendizado. Desenhar conceitos sem ter uma base sólida, é como querer aprender estratégias avançadas do xadrez, antes de aprender os movimentos das peças.
Reler textos se torna eficaz quando se deixa passar tempo entre as leituras, então torna-se um exercício de repetição espaçada. Conforme for aprendendo aumente o tempo (dias) entre as repetições.
Existem mais ou menos 4 espaços na memória de trabalho. Quando se aprende algo pela primeira vez, toda sua memória de trabalho está envolvida no processo. Conforme você transforma o conceito em um bloco, sentirá que o bloco se liga com mais facilidade em sua mente, menos esforço com o conceito, já que ele está agora em um bloco. Como o conceito está agora em bloco, ele ocupa só 1 espaço na memória de trabalho.
Por isso é ilusão ver alguém fazendo e achar que você também sabe, você só sabe se tiver uma estrutura dentro do seu cérebro. Se não existem conexões neurais sobre o assunto no seu cérebro, então você não sabe.
A informação tem que persistir na sua memória se quer dominar a matéria bem para ir bem nos testes, e para pensar criativamente sobre ela. Sublinhe pouco, uma frase por parágrafo no máximo. Por outro lado escrever frases ou palavras chave que sintetizam conceitos chave é uma boa (na margem).
Isso prova que passar muito tempo com uma matéria não quer dizer que está aprendendo; isso é ilusão de competência. Estude do modo correto e eficaz.
Repito; recordar é uma ferramenta poderosa! Pare e relembre tudo que aprendeu com esse texto. Não vale olhar!
O que motiva?
Quando algo interessa é fácil aprender. E por quê? Aposto que você lembra de vários nomes de pokémons.
Os neurônios de acetilcolina formam ligações neuromodulatórias com o córtex que são particularmente importantes para aprendizagem focada, quando está prestando a maior atenção.
Esses neurônios de acetilcolina projetam-se amplamente e ativam circuitos que controlam a plasticidade sináptica. Conduzindo a uma nova memória à longo prazo. Neuromoduladores também tem um impacto profundo no seu inconsciente. Uma das maiores descobertas sobre o cérebro é que a nosso motivação é controlada por uma substância química chamada dopamina. A qual encontra-se num pequeno conjunto de neurônios no nosso tronco cerebral.
Esses neurônios de dopamina são parte de um grande sistema do cérebro que controla a aprendizagem recompensada; e em particular, nos gânglios basais.
A dopamina é liberada por esses neurônios quando é recebida uma gratificação inesperada. Os sinais de dopamina se projetam em larga escala e tem um efeito muito poderoso de aprendizagem. E isto é algo que afeta a tomada de decisões. E até mesmo o valor das entradas sensoriais.
A dopamina está encarregada de prever recompensas futuras, e não apenas a recompensa imediata. Isto pode motivá-lo a fazer alguma coisa que pode não ser gratificante neste momento, mas que levará a uma gratificação muito melhor no futuro.
As drogas aditivas aumentam artificialmente a atividade da dopamina e enganam o cérebro, levando-o a pensar que acabou de acontecer algo maravilhoso. De fato, aconteceu o oposto. Isto leva à ânsia e à dependência, que podem sequestrar seu livre arbítrio e pode motivar ações que são prejudiciais para você.
A perda de neurônios de dopamina conduz a uma falta de motivação. E uma coisa chamada anedonia, que é uma perda de interesse por coisas que já deram prazer. Uma perda grave de neurônios de dopamina provoca tremor em repouso, lentidão rigidez, isto é chamado de doença de Parkinson. Em ultima instância leva à catatonia, uma falta completa de movimento.
Os neurônios de dopamina são parte da parte inconsciente do seu cérebro. Quando promete premiar a si próprio depois de uma sessão de estudo, você está mexendo com o seu sistema de dopamina.
A serotonina é o terceiro neuromodulador do sistema difuso que afeta fortemente a sua vida social. Em grupos de macacos, o macho alfa tem o maior nível de atividade de serotonina e o macho com posição mais baixa tem o nível mais baixo. Prozac, que é prescrito para depressão clinica, aumenta o nível de atividade da serotonina.
O nível de serotonina também está intimamente ligado aos comportamentos de risco, com um risco mais elevado em macacos com serotonina baixa, explico: serotonina baixa está relacionada à depressão em humanos, estados psiquiátricos perturbadores, podendo levar ao descontrole e ao crime, assassinato.
Os presos por crimes violentos tem alguns dos níveis mais baixos de serotonina da sociedade.
As emoções afetam fortemente a aprendizagem. Pensava-se antes que a emoção estava separada da cognição, mas investigações recentes provaram que as emoções estão interligadas com a percepção e com a atenção e interagem com a aprendizagem e a memória.
A amígdala, aninhada na base do cérebro, é um dos centros mais importantes onde a cognição e a emoção são integrados de forma eficaz. A amígdala é parte do sistema límbico que, conjuntamente com o hipocampo está envolvida no processo de memória e tomada de decisão assim como na regulação das reações emocionais. Você vai desejar manter sua amígdala feliz para se tornar um estudante eficaz.
As emoções e seus sistemas neuromoduladores são mais lentos que a percepção e ação, mas não são menos importantes para a aprendizagem de sucesso.
O valor de uma biblioteca de blocos de memória.
O que as pessoas fazem para se especializar e aumentar seus conhecimentos é aumentar gradualmente o numero dos blocos de memória em sua mente. Valiosos blocos de informação que eles podem juntar de modos novos e criativos. Os mestres do xadrez, por exemplo, conseguem acessar facilmente milhares de padrões do enxadrismo. Músicos, linguistas e cientistas conseguem fazer o mesmo em suas próprias disciplinas.
Quanto maior a biblioteca de blocos de memória, melhor. Um bloco de memória te ajuda também a aprender novos conceitos.
Existem dois modos de entender alguma coisa. Primeiro, o raciocínio sequencial, passo à passo. Segundo, através de uma intuição mais holística. O pensamento sequencial, no qual cada pequeno passo conduz deliberadamente a uma solução, requer o modo focado.
A intuição, por outro lado, parece muitas vezes requerer o modo difuso criativo que liga vários pensamentos do modo focado aparentemente distintos. Problemas e conceitos mais difíceis são entendidos graças à intuição, pois essas novas ideias ficam fora daquilo que você já conhece bem.
Pense que o jeito meio aleatório como o modo difuso faz conexões significa que as soluções que ele fornece devem ser conferidas cuidadosamente usando o modo focado. Nem todas as percepções intuitivas são corretas. Você pode pensar que há tantos problemas e conceitos em uma única seção ou capítulo do que está estudando que é impossível aprender tudo.
É aqui que a lei da sorte entra em cena. Dona sorte favorece aquele que tenta. Simplesmente se concentre na seção que estiver estudando e descobrirá que, assim que puser o primeiro problema ou conceito na sua biblioteca mental, seja qual for, o segundo conceito virá mais facilmente.
Aprendizado deliberado é quando reforçamos algo que achamos difícil.
Transferência é quando os blocos de memória nos ajudam a entender novos processos.
![[Image: iv7FcUR.jpg]](https://i.imgur.com/iv7FcUR.jpg)
O modo difuso liga dois blocos (assuntos) diferentes, nos ajudando a entender conceitos.
Sobreaprendizagem, engasgo, efeito Einstellung e intercalação.
Sobreaprendizagem é o nome dado ao ato de estudar um assunto após dominá-lo. Isso produz automatismo que pode ajudá-lo no tênis, ou tocar piano, ou em um discurso quando está nervoso. Um orador experiente pratica por volta de 70 horas para uma palestra. Automatismo pode ser útil em um momento de nervosismo.
Mas é importante ter cuidado com aprendizagem por repetição durante uma única sessão. Investigações demonstram que pode ser perda de tempo ficar martelando uma mesma ideia após já ter compreendido o conceito chave. Ficar martelando nãofortalece as conexões de memória à longo prazo. Pior ainda, focar em uma única técnica é como aprender carpintaria e usar somente o martelo.
Repetir o que está aprendendo é muitas vezes valioso. Pode fortalecer e aprofundar seus padrões neurais organizados. Mas cuidado! Repetir algo que já domina é fácil. Pode te levar a uma ilusão de competência. Concentre-se naquilo que acha mais difícil. Essa concentração na parte mais difícil é chamada de prática deliberada. É isso que diferencia um bom estudante de um ótimo estudante.
Isso se relaciona com o conceito Einstellung ( palavra alemã “instalação”) (instalação de obstáculo no caso) ( Eu vejo esse conceito como um corredor que corre em uma pista circular de atletismo, após correr muitas vezes ele faz um buraco no chão, por onde passou; como nos desenhos animados).
O conceito já formado, a rede neural já formada; pode evitar que um novo conceito seja encontrado.
Dominar um assunto é aprender como e quando utilizar blocos de aprendizagem diferentes. Alterne o estudo de problemas que requerem diferentes técnicas, isso se chama intercalação. Tente perceber porque se utiliza uma técnica e outras vezes, se utiliza outra técnica. Você pode alternar problemas de diferentes capítulos ou matérias, resolvendo tudo aleatório, isso fará a aprendizagem parecer mais difícil, mas na verdade isso esta te ajudando. Intercalar é importante.
Quando intercala um assunto ou disciplina começas a desenvolver o poder da criatividade nessa disciplina. O filosofo Thomas Kuhn descobriu que as mudanças de paradigmas na ciência são produzidas por pessoas de áreas diferentes.
Chuking ou associação em blocos.
Blocos de memória são pedaços de informações que estão ligados pelo uso e geralmente pelo significado. Você pode encaixá-lo como um CD no espaço de sua memória de trabalho. Blocos de memória são melhor construídos com foco, atenção não dividida e compreensão da ideia básica.
Só lembrar sem olhar na pagina, é uma das melhores formas de construir associação em blocos. Independente do lugar que você está, lembre, recorde.
Transferência é a ideia de que um bloco de memória que você já dominou em uma área pode ajudá-lo a aprender sobre blocos de memória em outras áreas.
Intercale sua aprendizagem para gerar flexibilidade; que é muito importante para se tornar um especialista n o assunto.
Ilusões de competência: saiba quando você está aprendendo. Faça testes com frequência. Pratique o que você acha mais difícil para ter total domínio do assunto.
Einstellung; pode ser traduzido como mecanização; é quando um padrão neural desenvolvido impede que você encontre uma solução melhor. Ou impede você de ser flexível.
Obs: Minha dica pessoal é simplesmente; aprenda. Quando ficar fácil, vá para algo mais difícil, não fique “martelando” conteúdo já aprendido. Siga as técnicas aqui descritas.
Entrevista Dr. Norman Fortenberry.
O que funcionou no ensino médio não funcionará na faculdade. Até o ensino médio espera-se que o aluno aprenda sozinho. Na faculdade que haja como um grupo, procurando os recursos que necessita em outras pessoas; é importante ter um time.
Obs: Minha opinião: De qualquer forma network é importante.
Principalmente em engenharia. Achar um time que leva os estudos a serio. Se você entrou em um curso concorrido você é brilhante; e está junto de pessoas brilhantes. Apoie e receba apoio.
O objetivo é aprender cada aula. Faça atividade física, assista desenhos, desenhos estranhos, desenhos bobos, programas engraçados. Desligar o modo focado, ou seja, relaxar trabalha o modo difuso, isso é muito importante para a aprendizagem.
Trabalhe áreas diferentes do cérebro, escreva à mão, fale, soletre, faça piada, etc. Ative várias áreas cerebrais sobre o assunto e conecte-as interligue-as; desenhe. Ensine, ensinar é uma das melhores maneiras de aprender.
Entrevista com Scott Young.
Escreva como se estivesse explicando para alguém, pode falar também. Transforme os exemplos em algo vivo. A mente não lida muito bem com coisas abstratas. Faça isso usando analogias. O que é voltagem? Voltagem é como altura (gravidade). Fios de alta voltagem são como canos que estão mais altos que outros canos. A água corre para baixo, quando a energia cai de um nível alto para um nível mais baixo, isso fornece muito mais energia porque está caindo. Essa metáfora me ajudou, pois é concreta e bastante precisa.
Invista tempo para aprender aquilo que não sabe; todos são capazes. “Quero aprender isso em um mês” Isso faz a aprendizagem se tornar motivadora; é algo legal que você quer fazer. Um desafio concreto.
O Scott Young tinha o objetivo de aprender línguas em 3 meses, foi para a Coréia, estudou de 3 à 4 horas por dia de coreano.
O exercício físico é de longe mais potente que qualquer droga para se aprender melhor.
Destravando o seu potencial.
Às vezes coisas que antes eram claras podem parecer confusas. Isso acontece quando sua mente está reconstruindo seu entendimento, construindo uma fundação mais sólida.
No caso dos que aprendem línguas, perceberão que o idioma estrangeiro (aprendido) parecerá incompreensível. Isso significa que sua mente está lidando profundamente com a matéria; é um fenômeno natural. Depois disso seu conhecimento dará um passo adiante.
Você usa o que está dentro do cérebro. O seu cérebro está organizando a matéria.
Zombies por toda parte.
A primeira vez que você tira o carro da garagem, você recebe um monte de informação. Depois que aprendeu é só fazer; o mesmo é quando aprendemos a andar de bicicleta. O modo zumbi é útil.
Surf é a onda: processo versus produto.
O modo de não procrastinar segundo pesquisas com pessoas que não procrastinam. Elas dizem para si mesmas: “Pare de perder tempo e vai logo!” Foque no processo e não no produto. Se eu fizer tudo certo isso significa que eu já consegui alcançar o meu objetivo no futuro, neste mesmo espaço-tempo. É um processo diário, pense nisso, é cada dia, cada hora, cada segundo. Se você pensar que seu projeto durará anos, então você desanima. Você tem que viver cada segundo, então viva cada segundo construindo o seu projeto e cuidando da sua saúde física e mental, para que você esteja apto à continuar trabalhando no seu projeto. Lembre-se o modo difuso é muito importante.
O modo zumbi te ajuda se você focar no processo, fazer isso por 25 minutos (método pomodoro) então você evita perguntas como : “Estou perto de acabar a tarefa?” Você só relaxa e faz, sem pensar na tarefa feita; pensando somente no processo, fica mais fácil.
Aproveitando os zumbis para ajudá-lo.
Evitar a procrastinação. O truque para anular um hábito é procurar mudar sua reação a uma sugestão. Desligue o celular, fique longe da internet e da TV. Quando começar uma tarefa, saiba quando vai pará-la. Isso deixa a estrada livre e seu cérebro sabe aonde ir. Estudarei até terminar isso, ou X minutos; ou até me cansar. E lembre-se do prêmio, terminou hoje; passou medicina; vá logo, não perca tempo!
Ter recompensa, nem que seja se sentir bem, nem que seja se dar um “tapinha nas costas”, é importante. Quando o seu cérebro espera uma recompensa é que os hábitos mudam. Leva talvez uma semana para conseguir fazer “pomodoro” ter atenção. Mas quanto melhor você faz algo, mais prazeroso esse algo se torna. O mais importante é a crença, é acreditar que consegue.
Fazendo malabarismo com a vida e aprendendo.
Escreva uma lista de tarefas diárias, na noite anterior ao dia de fazê-las; estudos mostram que o inconsciente ajuda a resolver isso. Lembre-se que é importante relaxar, aqueles que se divertem e também trabalham duro vão mais longe do que aqueles que correm sem parar.
Lembre-se que o modo difuso também é importante. Use o modo difuso para ficar parado sem fazer nada, meditar, fazer atividade física, limpar a casa, levar o cachorro para passear, você não precisa ficar sentado na frente da TV.
Resumo adiamento (procrastinação).
Aprender envolve construir peça a peça, dia a dia. Por isso evitar a procrastinação é importante. Planejamento comprometa-se com rotinas e atividades. Ao terminar de ler um texto, pare e lembre dos conceitos chaves.
Seja ativo para aprender; pergunte, desenhe, relacione o conteúdo, faça piada, música, brinque, etc. Faça atividade física. Tenha um bloco de nota para anotar pensamentos importantes. Relaxe, correndo ou caminhando no parque; com a mente em modo difuso.
Um ambiente que estimula é importante; em um experimento com dois ratos; o rato em ambiente rico e estimulante tendo contato com outros ratos teve as conexões neurais bem mais fortes (2 vezes) que o rato em ambiente pouco estimulante, sem contato com outros ratos.
Tenha um ambiente que te estimule, com pessoas que te estimulem, mesmo sendo adulto. Na ausência de ambiente rico a atividade física aumenta o numero de neurônios que nascem e também os que sobrevivem. Olhe para as coisas sobre outro ângulo, outra perspectiva, é um bom exercício; imagine.
É importante resumir e também falar sobre aquilo que aprendemos. É importante relaxar, fique tranquilo. Para obter progresso é necessário passar por um pequeno grau de desconforto; a mudança é desconfortável. No pain, no gain.
O que é um bloco de memória?
Blocos: blocos são pedaços compactos de informação.
Na primeira vez que você vê um conceito, talvez ele não faça sentido; como por exemplo: um quebra cabeça misturado. Decorar um fato sem contexto não facilita a aprendizagem. Associar em blocos te ajuda a unir pedaços de informações através do significado.
Quando você presta atenção em algo (memória de trabalho) é como se tivesse um polvo em seu córtex pré-frontal (atrás da testa) movendo seus tentáculos para conectar-se com informações que você possa ter em várias partes do seu cérebro.
![[Image: BjI6xSr.jpg]](https://i.imgur.com/BjI6xSr.jpg)
Lembres-se, isso é diferente das conexões do modo difuso. Focar sua atenção de forma a ligar partes do cérebro conectando ideias conjuntas é parte importante do modo focado de aprendizagem. É também muitas vezes o que te ajuda a iniciar a criação de um bloco de memória. Quando você está estressado seu polvo da atenção começa a perder a capacidade de fazer algumas daquelas conexões. É por isso que seu cérebro parece não funcionar direito, quando você está irritado, estressado ou com medo.
Como formar um chunk? (parte 1)
Ao aprender um esporte, por exemplo, futebol. Você compreende e domina vários “pedaços” das habilidades que você precisa. Cria-se vários blocos neurais que você pode gradualmente uni-los em um grande bloco neural, e juntando mais informação o bloco vai ficando cada vez maior.
Os melhores blocos são aqueles que estão bem enraizados. Você nem precisa pensar conscientemente em conectar os padrões neurais juntos. Quando você aprende uma língua, no começo é difícil, sotaque, etc. Depois você conecta vários miniblocos em frases espontâneas. (lembrar de ter input, antes do output).
Quando você aprende matemática, vê um exemplo de exercício resolvido e tem grande trabalho cognitivo para entender as etapas, isso te ajuda a começar um trabalho através do exemplo. Entender os princípios de um problema e sublinhá-los, entender os princípios antes de resolver os problemas. 1,2,3, etapas.
Como formar um chunk? (parte 2)
Foque toda a sua atenção na informação que você quer processar em blocos. Quando você começa a aprender algo; você está criando novos padrões neurais e conectando-os com padrões pré-existentes que estão espalhados por muitas áreas do cérebro.
Depois, o segundo passo é entender a ideia básica daquilo que se quer aprender. O entendimento é como uma super cola que ajuda a manter traços subjacentes de memória juntos. É importante associar, quanto mais conexões melhor. Em matemática é importante saber se você consegue resolver o problema que acha que entendeu. Somente fazendo você cria uma base neural de domínio do assunto.
Terceiro passo, conheça o contexto ai você saberá não só como, mas quando usar este bloco de memória. Pratique com problemas relacionados e não relacionados. Saberá também quando não usar um bloco de memória. Não adianta ter várias ferramentas e não saber usá-las.
A prática amplia a rede de neurônios conectando seus blocos de memória, fazendo ele sólido e acessível por diferentes caminhos. Aprenda os principais contextos antes, como títulos e figuras.
Ilusões de competência.
Recordar é muito mais produtivo do que ler novamente a matéria. (Jeffrey Karpicke)
Depois de ler, simplesmente olhe para o lado e veja o que consegue lembrar. O processo de recordar é muito poderoso. Desenhar blocos conceituais não é mais eficiente do que lembrar; no inicio de um aprendizado. Desenhar conceitos sem ter uma base sólida, é como querer aprender estratégias avançadas do xadrez, antes de aprender os movimentos das peças.
Reler textos se torna eficaz quando se deixa passar tempo entre as leituras, então torna-se um exercício de repetição espaçada. Conforme for aprendendo aumente o tempo (dias) entre as repetições.
Existem mais ou menos 4 espaços na memória de trabalho. Quando se aprende algo pela primeira vez, toda sua memória de trabalho está envolvida no processo. Conforme você transforma o conceito em um bloco, sentirá que o bloco se liga com mais facilidade em sua mente, menos esforço com o conceito, já que ele está agora em um bloco. Como o conceito está agora em bloco, ele ocupa só 1 espaço na memória de trabalho.
Por isso é ilusão ver alguém fazendo e achar que você também sabe, você só sabe se tiver uma estrutura dentro do seu cérebro. Se não existem conexões neurais sobre o assunto no seu cérebro, então você não sabe.
A informação tem que persistir na sua memória se quer dominar a matéria bem para ir bem nos testes, e para pensar criativamente sobre ela. Sublinhe pouco, uma frase por parágrafo no máximo. Por outro lado escrever frases ou palavras chave que sintetizam conceitos chave é uma boa (na margem).
Isso prova que passar muito tempo com uma matéria não quer dizer que está aprendendo; isso é ilusão de competência. Estude do modo correto e eficaz.
Repito; recordar é uma ferramenta poderosa! Pare e relembre tudo que aprendeu com esse texto. Não vale olhar!
O que motiva?
Quando algo interessa é fácil aprender. E por quê? Aposto que você lembra de vários nomes de pokémons.
Os neurônios de acetilcolina formam ligações neuromodulatórias com o córtex que são particularmente importantes para aprendizagem focada, quando está prestando a maior atenção.
Esses neurônios de acetilcolina projetam-se amplamente e ativam circuitos que controlam a plasticidade sináptica. Conduzindo a uma nova memória à longo prazo. Neuromoduladores também tem um impacto profundo no seu inconsciente. Uma das maiores descobertas sobre o cérebro é que a nosso motivação é controlada por uma substância química chamada dopamina. A qual encontra-se num pequeno conjunto de neurônios no nosso tronco cerebral.
Esses neurônios de dopamina são parte de um grande sistema do cérebro que controla a aprendizagem recompensada; e em particular, nos gânglios basais.
A dopamina é liberada por esses neurônios quando é recebida uma gratificação inesperada. Os sinais de dopamina se projetam em larga escala e tem um efeito muito poderoso de aprendizagem. E isto é algo que afeta a tomada de decisões. E até mesmo o valor das entradas sensoriais.
A dopamina está encarregada de prever recompensas futuras, e não apenas a recompensa imediata. Isto pode motivá-lo a fazer alguma coisa que pode não ser gratificante neste momento, mas que levará a uma gratificação muito melhor no futuro.
As drogas aditivas aumentam artificialmente a atividade da dopamina e enganam o cérebro, levando-o a pensar que acabou de acontecer algo maravilhoso. De fato, aconteceu o oposto. Isto leva à ânsia e à dependência, que podem sequestrar seu livre arbítrio e pode motivar ações que são prejudiciais para você.
A perda de neurônios de dopamina conduz a uma falta de motivação. E uma coisa chamada anedonia, que é uma perda de interesse por coisas que já deram prazer. Uma perda grave de neurônios de dopamina provoca tremor em repouso, lentidão rigidez, isto é chamado de doença de Parkinson. Em ultima instância leva à catatonia, uma falta completa de movimento.
Os neurônios de dopamina são parte da parte inconsciente do seu cérebro. Quando promete premiar a si próprio depois de uma sessão de estudo, você está mexendo com o seu sistema de dopamina.
A serotonina é o terceiro neuromodulador do sistema difuso que afeta fortemente a sua vida social. Em grupos de macacos, o macho alfa tem o maior nível de atividade de serotonina e o macho com posição mais baixa tem o nível mais baixo. Prozac, que é prescrito para depressão clinica, aumenta o nível de atividade da serotonina.
O nível de serotonina também está intimamente ligado aos comportamentos de risco, com um risco mais elevado em macacos com serotonina baixa, explico: serotonina baixa está relacionada à depressão em humanos, estados psiquiátricos perturbadores, podendo levar ao descontrole e ao crime, assassinato.
Os presos por crimes violentos tem alguns dos níveis mais baixos de serotonina da sociedade.
As emoções afetam fortemente a aprendizagem. Pensava-se antes que a emoção estava separada da cognição, mas investigações recentes provaram que as emoções estão interligadas com a percepção e com a atenção e interagem com a aprendizagem e a memória.
A amígdala, aninhada na base do cérebro, é um dos centros mais importantes onde a cognição e a emoção são integrados de forma eficaz. A amígdala é parte do sistema límbico que, conjuntamente com o hipocampo está envolvida no processo de memória e tomada de decisão assim como na regulação das reações emocionais. Você vai desejar manter sua amígdala feliz para se tornar um estudante eficaz.
As emoções e seus sistemas neuromoduladores são mais lentos que a percepção e ação, mas não são menos importantes para a aprendizagem de sucesso.
O valor de uma biblioteca de blocos de memória.
O que as pessoas fazem para se especializar e aumentar seus conhecimentos é aumentar gradualmente o numero dos blocos de memória em sua mente. Valiosos blocos de informação que eles podem juntar de modos novos e criativos. Os mestres do xadrez, por exemplo, conseguem acessar facilmente milhares de padrões do enxadrismo. Músicos, linguistas e cientistas conseguem fazer o mesmo em suas próprias disciplinas.
Quanto maior a biblioteca de blocos de memória, melhor. Um bloco de memória te ajuda também a aprender novos conceitos.
Existem dois modos de entender alguma coisa. Primeiro, o raciocínio sequencial, passo à passo. Segundo, através de uma intuição mais holística. O pensamento sequencial, no qual cada pequeno passo conduz deliberadamente a uma solução, requer o modo focado.
A intuição, por outro lado, parece muitas vezes requerer o modo difuso criativo que liga vários pensamentos do modo focado aparentemente distintos. Problemas e conceitos mais difíceis são entendidos graças à intuição, pois essas novas ideias ficam fora daquilo que você já conhece bem.
Pense que o jeito meio aleatório como o modo difuso faz conexões significa que as soluções que ele fornece devem ser conferidas cuidadosamente usando o modo focado. Nem todas as percepções intuitivas são corretas. Você pode pensar que há tantos problemas e conceitos em uma única seção ou capítulo do que está estudando que é impossível aprender tudo.
É aqui que a lei da sorte entra em cena. Dona sorte favorece aquele que tenta. Simplesmente se concentre na seção que estiver estudando e descobrirá que, assim que puser o primeiro problema ou conceito na sua biblioteca mental, seja qual for, o segundo conceito virá mais facilmente.
Aprendizado deliberado é quando reforçamos algo que achamos difícil.
Transferência é quando os blocos de memória nos ajudam a entender novos processos.
![[Image: iv7FcUR.jpg]](https://i.imgur.com/iv7FcUR.jpg)
O modo difuso liga dois blocos (assuntos) diferentes, nos ajudando a entender conceitos.
Sobreaprendizagem, engasgo, efeito Einstellung e intercalação.
Sobreaprendizagem é o nome dado ao ato de estudar um assunto após dominá-lo. Isso produz automatismo que pode ajudá-lo no tênis, ou tocar piano, ou em um discurso quando está nervoso. Um orador experiente pratica por volta de 70 horas para uma palestra. Automatismo pode ser útil em um momento de nervosismo.
Mas é importante ter cuidado com aprendizagem por repetição durante uma única sessão. Investigações demonstram que pode ser perda de tempo ficar martelando uma mesma ideia após já ter compreendido o conceito chave. Ficar martelando nãofortalece as conexões de memória à longo prazo. Pior ainda, focar em uma única técnica é como aprender carpintaria e usar somente o martelo.
Repetir o que está aprendendo é muitas vezes valioso. Pode fortalecer e aprofundar seus padrões neurais organizados. Mas cuidado! Repetir algo que já domina é fácil. Pode te levar a uma ilusão de competência. Concentre-se naquilo que acha mais difícil. Essa concentração na parte mais difícil é chamada de prática deliberada. É isso que diferencia um bom estudante de um ótimo estudante.
Isso se relaciona com o conceito Einstellung ( palavra alemã “instalação”) (instalação de obstáculo no caso) ( Eu vejo esse conceito como um corredor que corre em uma pista circular de atletismo, após correr muitas vezes ele faz um buraco no chão, por onde passou; como nos desenhos animados).
O conceito já formado, a rede neural já formada; pode evitar que um novo conceito seja encontrado.
Dominar um assunto é aprender como e quando utilizar blocos de aprendizagem diferentes. Alterne o estudo de problemas que requerem diferentes técnicas, isso se chama intercalação. Tente perceber porque se utiliza uma técnica e outras vezes, se utiliza outra técnica. Você pode alternar problemas de diferentes capítulos ou matérias, resolvendo tudo aleatório, isso fará a aprendizagem parecer mais difícil, mas na verdade isso esta te ajudando. Intercalar é importante.
Quando intercala um assunto ou disciplina começas a desenvolver o poder da criatividade nessa disciplina. O filosofo Thomas Kuhn descobriu que as mudanças de paradigmas na ciência são produzidas por pessoas de áreas diferentes.
Chuking ou associação em blocos.
Blocos de memória são pedaços de informações que estão ligados pelo uso e geralmente pelo significado. Você pode encaixá-lo como um CD no espaço de sua memória de trabalho. Blocos de memória são melhor construídos com foco, atenção não dividida e compreensão da ideia básica.
Só lembrar sem olhar na pagina, é uma das melhores formas de construir associação em blocos. Independente do lugar que você está, lembre, recorde.
Transferência é a ideia de que um bloco de memória que você já dominou em uma área pode ajudá-lo a aprender sobre blocos de memória em outras áreas.
Intercale sua aprendizagem para gerar flexibilidade; que é muito importante para se tornar um especialista n o assunto.
Ilusões de competência: saiba quando você está aprendendo. Faça testes com frequência. Pratique o que você acha mais difícil para ter total domínio do assunto.
Einstellung; pode ser traduzido como mecanização; é quando um padrão neural desenvolvido impede que você encontre uma solução melhor. Ou impede você de ser flexível.
Obs: Minha dica pessoal é simplesmente; aprenda. Quando ficar fácil, vá para algo mais difícil, não fique “martelando” conteúdo já aprendido. Siga as técnicas aqui descritas.
Entrevista Dr. Norman Fortenberry.
O que funcionou no ensino médio não funcionará na faculdade. Até o ensino médio espera-se que o aluno aprenda sozinho. Na faculdade que haja como um grupo, procurando os recursos que necessita em outras pessoas; é importante ter um time.
Obs: Minha opinião: De qualquer forma network é importante.
Principalmente em engenharia. Achar um time que leva os estudos a serio. Se você entrou em um curso concorrido você é brilhante; e está junto de pessoas brilhantes. Apoie e receba apoio.
O objetivo é aprender cada aula. Faça atividade física, assista desenhos, desenhos estranhos, desenhos bobos, programas engraçados. Desligar o modo focado, ou seja, relaxar trabalha o modo difuso, isso é muito importante para a aprendizagem.
Trabalhe áreas diferentes do cérebro, escreva à mão, fale, soletre, faça piada, etc. Ative várias áreas cerebrais sobre o assunto e conecte-as interligue-as; desenhe. Ensine, ensinar é uma das melhores maneiras de aprender.
Entrevista com Scott Young.
Escreva como se estivesse explicando para alguém, pode falar também. Transforme os exemplos em algo vivo. A mente não lida muito bem com coisas abstratas. Faça isso usando analogias. O que é voltagem? Voltagem é como altura (gravidade). Fios de alta voltagem são como canos que estão mais altos que outros canos. A água corre para baixo, quando a energia cai de um nível alto para um nível mais baixo, isso fornece muito mais energia porque está caindo. Essa metáfora me ajudou, pois é concreta e bastante precisa.
Invista tempo para aprender aquilo que não sabe; todos são capazes. “Quero aprender isso em um mês” Isso faz a aprendizagem se tornar motivadora; é algo legal que você quer fazer. Um desafio concreto.
O Scott Young tinha o objetivo de aprender línguas em 3 meses, foi para a Coréia, estudou de 3 à 4 horas por dia de coreano.
O exercício físico é de longe mais potente que qualquer droga para se aprender melhor.
Destravando o seu potencial.
Às vezes coisas que antes eram claras podem parecer confusas. Isso acontece quando sua mente está reconstruindo seu entendimento, construindo uma fundação mais sólida.
No caso dos que aprendem línguas, perceberão que o idioma estrangeiro (aprendido) parecerá incompreensível. Isso significa que sua mente está lidando profundamente com a matéria; é um fenômeno natural. Depois disso seu conhecimento dará um passo adiante.
Você usa o que está dentro do cérebro. O seu cérebro está organizando a matéria.
Zombies por toda parte.
A primeira vez que você tira o carro da garagem, você recebe um monte de informação. Depois que aprendeu é só fazer; o mesmo é quando aprendemos a andar de bicicleta. O modo zumbi é útil.
Surf é a onda: processo versus produto.
O modo de não procrastinar segundo pesquisas com pessoas que não procrastinam. Elas dizem para si mesmas: “Pare de perder tempo e vai logo!” Foque no processo e não no produto. Se eu fizer tudo certo isso significa que eu já consegui alcançar o meu objetivo no futuro, neste mesmo espaço-tempo. É um processo diário, pense nisso, é cada dia, cada hora, cada segundo. Se você pensar que seu projeto durará anos, então você desanima. Você tem que viver cada segundo, então viva cada segundo construindo o seu projeto e cuidando da sua saúde física e mental, para que você esteja apto à continuar trabalhando no seu projeto. Lembre-se o modo difuso é muito importante.
O modo zumbi te ajuda se você focar no processo, fazer isso por 25 minutos (método pomodoro) então você evita perguntas como : “Estou perto de acabar a tarefa?” Você só relaxa e faz, sem pensar na tarefa feita; pensando somente no processo, fica mais fácil.
Aproveitando os zumbis para ajudá-lo.
Evitar a procrastinação. O truque para anular um hábito é procurar mudar sua reação a uma sugestão. Desligue o celular, fique longe da internet e da TV. Quando começar uma tarefa, saiba quando vai pará-la. Isso deixa a estrada livre e seu cérebro sabe aonde ir. Estudarei até terminar isso, ou X minutos; ou até me cansar. E lembre-se do prêmio, terminou hoje; passou medicina; vá logo, não perca tempo!
Ter recompensa, nem que seja se sentir bem, nem que seja se dar um “tapinha nas costas”, é importante. Quando o seu cérebro espera uma recompensa é que os hábitos mudam. Leva talvez uma semana para conseguir fazer “pomodoro” ter atenção. Mas quanto melhor você faz algo, mais prazeroso esse algo se torna. O mais importante é a crença, é acreditar que consegue.
Fazendo malabarismo com a vida e aprendendo.
Escreva uma lista de tarefas diárias, na noite anterior ao dia de fazê-las; estudos mostram que o inconsciente ajuda a resolver isso. Lembre-se que é importante relaxar, aqueles que se divertem e também trabalham duro vão mais longe do que aqueles que correm sem parar.
Lembre-se que o modo difuso também é importante. Use o modo difuso para ficar parado sem fazer nada, meditar, fazer atividade física, limpar a casa, levar o cachorro para passear, você não precisa ficar sentado na frente da TV.
Resumo adiamento (procrastinação).
Aprender envolve construir peça a peça, dia a dia. Por isso evitar a procrastinação é importante. Planejamento comprometa-se com rotinas e atividades. Ao terminar de ler um texto, pare e lembre dos conceitos chaves.
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
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