26-07-2015, 06:16 PM
Este mês houve uma reportagem do Globo Reporter sobre este assunto.
Me chamou a atenção como a mídia vende essa situação como algo divertido e engraçado. Mas em apenas um caso mostrou a situação de um rapaz que se divorciou e precisou voltar pra casa dos pais. Era nítido o olhar de tristeza do sujeito. E ele tem filho.
É inegável o sentimento de frustação e derrota do sujeito ao precisar passar por esta situação. Eu mesmo precisei passar por isso quando me divorciei. Nestas horas é que a gente aprende a dar valor à nossa família, e ver que família é tudo nessa vida.
Mas em nenhum momento a reportagem abordou o fracasso do casamento moderno como uma parcela importante desta situação.
Os caras querem manter status, padrão de vida alto e curtição ao invés de encarar a sua vida, construir seu espaço, buscar sua autonomia e aprender a viver.
Um dos textos que li sobre este assunto, mas que não coloquei aqui, é que homens que saem de casa tardiamente costumam ser mais violentos. Talvez devido à dificuldade de lidar com frustrações da vida cotidiana.
Pode ser também que, mesmo a grande maioria dos homens que não conhecem a Real, já estão percebendo a insegurança e o péssimo custo x benefício de se casarem e constituírem família hoje em dia.
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™