![]() |
Geração Canguru - Versão para Impressão +- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum) +-- Fórum: A Real (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=11) +--- Fórum: Fórum Principal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=12) +--- Tópico: Geração Canguru (/showthread.php?tid=299) |
Geração Canguru - Sagitario - 26-07-2015 Homens moram na casa dos pais por mais tempo que mulheres no Brasil Homens são 60% do grupo de 25 a 34 anos que não sai da casa dos pais. Quando chega a hora de ir, aprendem tarefas domésticas na internet. A "geração canguru", aquela formada por jovens entre 25 e 34 anos que ainda moram com os pais, e que no Brasil cresceu nos últimos dez anos, é fenômeno mundial, segundo Wasmália Bivar, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que nesta sexta-feira (29) apresentou a "Síntese de Indicadores Sociais – Uma análise das condições de vida da população brasileira", que mostra a evolução da sociedade em dez anos, de 2002 a 2012.
Segundo Wasmália, o conforto e o comodismo ou a falta de condições financeiras não são os principais fatores que mantêm esses jovens na casa dos pais, mas a possibilidade de investir na formação para ter mais chances no mercado de trabalho. Desses jovens, 60% são homens e 40%, mulheres, em faixas de renda mais altas.
Generalizar os motivos pelos quais a geração canguru aumentou nos últimos anos é um pouco arriscado, mas é possível enumerar alguns. Um deles é que os filhos hoje em dia querem sair de casa com um padrão econômico e material igual ou superior ao que desfrutam na casa dos pais.
Além disso, muito do dinheiro que ganham é investido em pós-graduações ou viagens para o exterior e não no aluguel ou financiamento de uma casa. Outro ponto é a relação entre pais e filhos, que está mais aberta, fazendo com que os filhos tenham total independência dentro da casa dos pais. "Temos ainda o fato de os casamentos acontecerem cada vez mais tarde", conta Mariana. Outra hipótese é o alto custo de vida nas cidades que acaba encorajando os adultos a permanecer na casa dos pais para economizar e não perder o padrão de vida. É o caso da fotógrafa na área de marketing digital, Fernanda Nunes, de 27 anos, que mora com os pais na Barra da Tijuca, bairro de classe média alta, na zona oeste do Rio. “O custo de vida no Rio está insustentável. Os aluguéis são caríssimos, contratar alguém para trabalhar na sua casa é muito caro, a internet é muito cara. Então, prefiro manter um padrão de vida maior e morar com meus pais, sendo filha única”, contou ela, que ajuda com as despesas da casa. “Para mim é muito cômodo, pois tenho um namorado que tem casa própria e minha relação com meus pais é super legal”, completou. A geração canguru tem ampliado seu conceito para acolher também aqueles filhos que saem de casa e retornam, os chamados filhos bumerangues. "Às vezes voltar para casa pode ser mais difícil, porque exige novas adaptações. Principalmente se o que motivou a volta foi uma situação que envolva dor, como separações e divórcio", avalia Mariana.
Os pais enxergam esse retorno de maneira positiva. Já o filho bumerangue pode ver a situação com desconforto, até defini-la como um retrocesso. Porém, ao voltar, tem a chance de refletir sobre quais serão os próximos passos a serem dados em sua vida. Diferente da "geração canguru", os "nem-nem", aqueles jovens de 15 a 29 anos que nem estudam nem trabalham, são compostos em sua maioria por mulheres entre 25 a 29 anos, e, segudo Wasmália, é um fenômeno recente que tem chamado a atenção.
Fonte: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2015/07/homens-moram-na-casa-dos-pais-por-mais-tempo-que-mulheres-no-brasil.html http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2015/07/fenomeno-da-geracao-canguru-vem-crescendo-sem-parar-no-brasil.html http://www.vilamulher.com.br/familia/filhos/voce-faz-parte-da-geracao-canguru-31446.html http://www.cartacapital.com.br/sociedade/geracao-canguru-cresce-20-no-pais-7262.html Será que a mídia tem procurado ocultar aqui um outro fator também responsável pela geração canguru, que é o feminismo e a dificuldade em se manter um vínculo afetivo duradouro com a mulher moderna? RE: Geração Canguru - RolandDeschain - 26-07-2015 Acho digno ficar com os pais na velhice e cuidar deles, já que, quando éramos pequenos, limparam nossa bunda, nos vestiram, alimentaram e educaram. Tirando os pais relapsos e outros casos difíceis. O que é lamentável é o cidadão que não trabalha, não estuda, não faz porra nenhuma e ainda suga os pais. Esse merece uma enxada e um lote pra carpir. RE: Geração Canguru - Loki - 26-07-2015 Só o que me importa é que claramente criaram esse rótulo pra pressionar os homens se casarem com as filhas do feminismo, pois isso claramente é um ataque à sua masculinidade como se ele ainda não tivesse crescido e amadurecido. Solidão, gatos e prozac, além duma espiral interminável de serem usadas e descartadas pelos homens mais malandros. è esse o destino delas. RE: Geração Canguru - Aragons - 26-07-2015 Compensa o cara ficar na casa dos pais caso todos os critérios sejam cumpridos: 1 - Não ser casado 2 - Ter trabalho próximo à casa dos pais. 3 - Ter bom relacionamento com os pais Não vejo motivo nenhum pro cara sair da casa dos pais caso os 3 itens estejam OK. Segundo a notícia, as mulheres são grande número da geração nem-nem e paradoxalmente são minoria da geração canguru. Isso se deve ao fato de grande parte delas não fazerem porra nenhuma na juventude e depois se casarem com um provedor. RE: Geração Canguru - THOTH - 26-07-2015 Geração canguru... Isso tá mais pra geração sanguessuga. Um bando de marmanjos e mulheres que não saem da casa dos velhos pois são uns vagabundos que não aprenderam nada, vivem de subemprego, se formaram em alguma uniesquina e são incapazes de sustentar as mordomias que o papai e a mamãe sempre deram a eles. Fico só pensando, o que acontece com tais idiotas quando perdem os velhos na velhice? RE: Geração Canguru - MorelloReal - 26-07-2015 É interessante usar isso de uma forma funcional. Morar com os pais ajudando eles na velhice e financeiramente, contribuindo com as despesas, não vejo problema. Pra quê vou me meter em alugar/comprar algo nesses anos de retrocesso econômico que vive o país? Agora, os tais "nem nem" são verdadeiros vagabundos e isso não tem o que discutir. RE: Geração Canguru - Sagitario - 26-07-2015 Este mês houve uma reportagem do Globo Reporter sobre este assunto.
Me chamou a atenção como a mídia vende essa situação como algo divertido e engraçado. Mas em apenas um caso mostrou a situação de um rapaz que se divorciou e precisou voltar pra casa dos pais. Era nítido o olhar de tristeza do sujeito. E ele tem filho.
É inegável o sentimento de frustação e derrota do sujeito ao precisar passar por esta situação. Eu mesmo precisei passar por isso quando me divorciei. Nestas horas é que a gente aprende a dar valor à nossa família, e ver que família é tudo nessa vida.
Mas em nenhum momento a reportagem abordou o fracasso do casamento moderno como uma parcela importante desta situação.
Os caras querem manter status, padrão de vida alto e curtição ao invés de encarar a sua vida, construir seu espaço, buscar sua autonomia e aprender a viver.
Um dos textos que li sobre este assunto, mas que não coloquei aqui, é que homens que saem de casa tardiamente costumam ser mais violentos. Talvez devido à dificuldade de lidar com frustrações da vida cotidiana.
Pode ser também que, mesmo a grande maioria dos homens que não conhecem a Real, já estão percebendo a insegurança e o péssimo custo x benefício de se casarem e constituírem família hoje em dia.
RE: Geração Canguru - Loki - 26-07-2015 (26-07-2015, 05:25 PM)THOTH Escreveu: Fico só pensando, o que acontece com tais idiotas quando perdem os velhos na velhice? "Pai rico, filho nobre, neto pobre." Não conhece o ditado, Thoth? rs Eles vão comer a herança toda e se fuder. RE: Geração Canguru - VOLVO - 26-07-2015 (26-07-2015, 12:09 PM)RolandDeschain Escreveu: Acho digno ficar com os pais na velhice e cuidar deles, já que, quando éramos pequenos, limparam nossa bunda, nos vestiram, alimentaram e educaram. Tirando os pais relapsos e outros casos difíceis. (26-07-2015, 12:38 PM)Rei Loki Escreveu: Só o que me importa é que claramente criaram esse rótulo pra pressionar os homens se casarem com as filhas do feminismo, pois isso claramente é um ataque à sua masculinidade como se ele ainda não tivesse crescido e amadurecido. (26-07-2015, 01:38 PM)Aragons Escreveu: Compensa o cara ficar na casa dos pais caso todos os critérios sejam cumpridos: [2!] Observações certeiras. Além da dignidade em cuidar dos pais, da nobreza ao retribuí-los e do véu nitidamente feminista sobre esse rótulo, há outro aspecto importante: concentração/otimização de renda e bem estar mútuo. RE: Geração Canguru - Aragons - 26-07-2015 O cara que tem 25/35 anos, mora na casa dos pais porém os ajuda a pagar as contas e também cuida dos pais velhos está ajudando os pais e não sugando eles. Tá cheio de gente independente que joga os pais no asilo, esses são os FDPs O pessoal da geração nem-nem são reais sanguessugas. Mas a situação econômica não está nada boa, talvez esse número acima do normal seja reflexo de uma economia fraca. RE: Geração Canguru - Mr. Rover - 26-07-2015 (26-07-2015, 01:38 PM)Aragons Escreveu: Compensa o cara ficar na casa dos pais caso todos os critérios sejam cumpridos: Infelizmente o que me impediu de continuar na casa dos meus pais foi a distância absurda que eu teria que enfrentar todos os dias pra chegar na minha empresa. Teria que praticamente atravessar São Paulo de uma ponta à outra. Apesar de que morar sozinho é uma grande lição e te ensina muitas coisas, eu não me importaria de ter continuado com eles, mesmo tendo minha vida, negócio, relacionamento, etc. O grande contra foi ter que ter gastado uma fortuna com meu apartamento, que apesar de eu saber ser um investimento, eu poderia ter investido todo esse montante em algo com maior liquidez, algo com maior controle e que não me custasse (condomínio). Como disseram ai, família é a coisa mais valiosa que vc tem. Muitos não dão valor, mas é a verdade. RE: Geração Canguru - Chris Kyle - 27-07-2015 Tirando a geração nem-nem, o real motivo das pessoas morarem com os pais é simplesmente porque o preço dos imóveis estão irreais no Brasil, pega qualquer simulação sem entrada na caixa e o cara tem que dar 3 mil R$ por mês de prestação + juros para morar em qualquer porcaria... Sobre mulherada sair mais cedo, nada de novo no front...é só escolher um cara que tem apartamento/casa e fingir que quer algo sério com ele... RE: Geração Canguru - TonySniper - 27-07-2015 (27-07-2015, 08:24 AM)DAT Escreveu: Tirando a geração nem-nem, o real motivo das pessoas morarem com os pais é simplesmente porque o preço dos imóveis estão irreais no Brasil, pega qualquer simulação sem entrada na caixa e o cara tem que dar 3 mil R$ por mês de prestação + juros para morar em qualquer porcaria...Dois no DAT. Os preços dos imóveis estão aquém a qualidade dos mesmos. Atualmente moro com minha mãe e pago 90% das despesas de casa, e sinceramente, não penso em sair de casa apenas para fazer vontade dos outros, ou para não ser taxado de perdedor. Como eu disse, praticamente banco tudo da casa, e mesmo podendo morar só, não vejo benefícios em fazer isso, ainda mais com a economia ruim de hoje. RE: Geração Canguru - cot - 27-07-2015 Até parece que não querem sair de casa, geração ostentação que faz de tudo pra ganhar status, se fosse barato sair de casa a molecada do colegial não pensaria duas vezes, só pra pagar pros amiguinhos que têm um ap. próprio. O motivo é muito óbvio $$. RE: Geração Canguru - Morphix304 - 27-07-2015 (27-07-2015, 08:24 AM)DAT Escreveu: Tirando a geração nem-nem, o real motivo das pessoas morarem com os pais é simplesmente porque o preço dos imóveis estão irreais no Brasil, pega qualquer simulação sem entrada na caixa e o cara tem que dar 3 mil R$ por mês de prestação + juros para morar em qualquer porcaria... exatamente, na real as mulheres estão mudando o cenário, saem de um cenário em que são sustentadas pelos pais pra ser sustentada pelo marido Citação:Até parece que não querem sair de casa, geração ostentação que faz de tudo pra ganhar status, se fosse barato sair de casa a molecada do colegial não pensaria duas vezes, só pra pagar pros amiguinhos que têm um ap. próprio.[2], mais uma matéria tendenciosa na HUElândia RE: Geração Canguru - War - 27-07-2015 Só mostrar quem banca sair de casa e quem mora fora bancado que essa pesquisa fajuta vem a abaixo kkkk, esse negócio de querer taxar de fracassado quem mora com os país vem da mesma escolinha de taxar de viado quem não aceita se relacionar com barangas "plus sizes" e outras babaquices, é a boa e velha intimidação, como lidar ? não entrando no "jogo" e simplesmente cagando para o que "a sociedade" tem a dizer, quem paga suas contas é você, no mais eu tenho para mim que, se tu não tem lá grandes garantias na vida e sair pra morar "de aluguel" em uma crise fudida como esta que estamos passando tu só pode ter retardo, agora, que fique bem claro, defendo sim que se morem com os pais quando se tem uma relação harmoniosa em casa, se não é o caso, é melhor caçar teu rumo mesmo No mais, se tu trabalha tem por obrigação ajudar nas despesas da casa, isso é o básico, filho de 20 e poucos anos sangue-suga só pode ser piada né RE: Geração Canguru - Joker - 27-07-2015 Ué, o que tem o cara morar com os pais sendo que ele trabalha e ajuda os pais em casa? O que vejo é uma forçação de barra dizendo que "homem tem que morar sozinho". No Brasil de hoje, com tudo caro pra caralho, não tem nada de mais o cara morar com os pais ainda oras, desde que claro, ajude em casa e tudo mais. Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk RE: Geração Canguru - Minerim - 27-07-2015 O custo iptu+ condominio+ agua + luz em sp num bairro de classe média para alta é um absurdo, em Portugal por exemplo é mais barato o custo habitação e manutenção de imóvel próprio em mais de 50%. O povo tem que trabalhar para encher o cú de dinheiro do Estado socialista, cheio de filho da puta feminista,gayzista,estatista, corrupto,onguistas etc. Balzaca na casa do papai é rodada esperando capitão salva puta ultra provedor e ou gringo para levar embora.Mulher torra grana em viagens, carro e moda e beleza, e com toda milhagem de putaria acham que merecem um cara pronto que as aceite do jeito podre que estão e são. O négocio é economizar e boicotar toda a economia, gastar grana e investir fora do BR e sonegar sempre que possível. O cidadão em sp quando compra a vista consegue desconto de 15 a 18% no preço,se tiver um corretor bom, agora é a hora do comprador, quem esperou está se dando bem. A inviabilização da familia seja pela via cultural e economica está acontecendo.Estamos em pleno inverno demográfico do casamento e familia, somos exportadores de mulheres, e as que aqui estão são balzacas, M$OL e rodadas, a rejeição indireta é consequencia do feminazismo. Melhor o sujeito ter paz em casa do que aturar um encosto sem feminilidade e pureza. Ser homem é encarar uma mulher que preste, não um dragão do feminismo, isso aí já é tarefa para São Jorge. 50% Das gerações de 80 e 90 não constituirão familia, e 60% das 2000 tb não o farão. RE: Geração Canguru - Adam_Smith - 27-07-2015 Eu moro só a oito meses, não por vontade, mas quis o destino que fosse assim. Quando tentaram matar meu pai, ele foi para a Bolívia e minha mãe foi com ele. Talvez eu nunca volte a morar com meus pais, eu sou independente , pago todas as minhas contas e sei cozinhar e realizar os afazeres domésticos, ademais venho estudando e evoluindo muito, minha meta é passar num concurso foda e dar um plano de saúde digno para os meus velhos e depois comprar uma fazenda para eles viverem o resto de seus dias. Sobre morar só, eu acredito que homens que podem e tem condições devem morar só, eu amadureci bastante nesses oito meses, principalmente no quesito financeiro, eu percebo que quando eu era criança e pedia algo meus pais e eles diziam que não dava, eu pensava que era mentira, mas realmente não dava. Vejam bem eu sozinho gasto +ou- R$ 1500,00, andando de busão e praticamente nunca saio nos fins de semana, se eu tivesse uma namorada com certeza meus gasto aumentariam, agora imagina se eu tivesse que sustentar uma família? Por outro lado eu sei que tenho que correr atrás de coisas melhores, se eu parar no tempo eu to fudido, vou ser só mais um idiota que paga seus impostos e depois morre, pra min a maior lição de morar só essa, eu to sozinho no mundo, e só depende de min mudar minha própria realidade. Detalhe, faz pouco mais de 3 meses que eu completei 23 anos. RE: Geração Canguru - Sagitario - 27-07-2015 Saí de casa com 17 anos para estudar e morei em república. Dividi o ap com mais 5 caras, éramos 6 no total. É uma grande experiência de vida, mas depois de algum tempo você já fica louco pra morar sozinho. Hoje sei me virar muito bem sozinho, até melhor que essas mulheres de hoje.
Também concordo que se existe uma boa relação com os pais, porque não unir o útil ao agradável? Não foi esse o meu caso. Moro sozinho, mas o custo disso realmente não é barato.
Agora, só imagino que seja um pouco complicado você já ter passado dos 35, arranjar uma namorada e ficar com ela nos finais de semana dentro da casa dos seus pais. Nem todos tem mente aberta e levam isso na boa.
Também imagino que, quando uma mulher sabe que tu mora com seus pais, já com idade superior a uns 35-40 anos, talvez elas não vejam isso com bons olhos.
Mas como não vivemos aqui em função do que mulher pensa, então foda-se.
Mas os confrades que moram com seus pais, sentem algum tipo de rejeição por parte dessas mulheres aí fora só por causa disso?
|