15-09-2017, 11:10 PM
Citação:Eu apliquei o meu coração para saber, e inquirir, e buscar a sabedoria e a razão das coisas, e para conhecer que a impiedade é insensatez e que a estultícia é loucura.
E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela.
Vedes aqui, isto achei, diz o pregador, conferindo uma coisa com a outra para achar a razão delas;A qual ainda busca a minha alma, porém ainda não a achei; um homem entre mil achei eu, mas uma mulher entre todas estas não achei. Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.
Eclesiastes 7:25-29
Aqui que eu complemento o que o confrade Sorine escreveu. Com o conhecimento e aplicação da real, ou seja a sabedoria, o confrade avançou na vida. Essa sabedoria, esse avanço nos faz encontrar e ter dessa "coisa" que é mais amarga que a própria morte, que já destruiu a vida de muitos grandes homens, e que destrói a vida de muitos outros todos os dias. Quando Salomão diz que quem for bom escapará dela, não está dizendo que se vc for um cara correto, não deve ter mulheres, paspalho, mas sim, se vc for um homem sábio, que edifica um legado, vai escapar dessas espertinhas e mulheres promíscuas mentirosas, onde o coração são como laços e redes.
Isso é demasiadamente óbvio, uma vez que é sabido que todo homem que vive como cafa malandrão, por mais destacado que seja nesse mundo de vaidade, um dia vai cair e se foder. Seja não mão de uma espertinha, seja como consequência de ter andado na putaria com vadias, enfim. O que Salomão nos diz, como também o confrade relatou, é que mulheres, assim como as outras coisas do mundo, são coisas efemeras, e quem não tiver a sabedoria de perceber isso, sucumbirá. Entretanto, esse é um caminho que o homem deve trilhar por conta própria, e por isso também Salomão fala em não ser demasiadamente putanheiro, mas também não demasiadamente ingênuo. Lembre-se, o bom é que retenhas disso, mas também daquilo.
Sem contar que jamais entenderá como a mulher funciona, e jamais achará uma de verdadeiro valor, só lendo os livros do N.A e transando só com putas profissionais. Sofrer faz parte do aprendizado. O que a real faz é diminuir e atenuar o seu dano, te dando a certeza que essas experiências vieram para o seu bem. O mundo não é estanque, cada um vai viver situações de forma diferente. Por isso relatos da experiência e reflexões são tão importantes. Nos dá diretrizes do que fazer e do dano que podemos sofrer, mas cada um vai experimentar de uma forma. E a pior cilada que o realista pode cair, é sucumbir a vaidade e achar que já sabe tudo e é o fodão. Não se esqueça, há tempos de de glória e há tempos de trevas. Saiba aproveitar cada momento com sabedoria.
E por fim, digo que Deus nos fez inclinados ao que é certo. Mesmo se vc não for um religioso, tu sabes intrinsecamente que pegar uma mulher casada é errado. Que orgias são erradas. Alguma coisa lá no fundo da sua consciência diz isso e vc sabe que é verdade. A sabedoria está aí, em saber ouvir essa voz. Viver de forma demasiadamente mundana, joga uma névoa na sua visão, e tampa seus ouvidos para essa voz. Um grande passo para sabedoria e virilidade é saber e ter bem concretizado para si que tudo é vaidade.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)
