Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Benjamin Franklin: lições valiosas extraídas de sua rotina diária
#33
Spoiler Revelar
(04-08-2017, 12:01 AM)Private Joker Escreveu: Ainda assim, continuo tranquilamente sustentando minha opinião que "gestão" do tempo é papo de livro de auto-ajuda e não é um fator maior determinante no sucesso de uma pessoa.


(04-08-2017, 12:48 AM)Aragons Escreveu: Com certeza a "gestão do tempo" pode ser uma ferramenta descartável, mas a disciplina não é!
Eu acho que ficar olhando demais o relógio cria um clima de ansiedade que atrapalha a minha concentração na tarefa que desempenho. Então também não curto essa técnica do tópico. Prefiro ser mais flexível.

Concordo com ambos. Acho esse negócio de "gestão" e "produtividade" um engano.

Eu acredito que o ser humano, assim como nossas vidas é algo altamente aleatório e caótico. Agir dentro de cronogramas pré estabelecidos, como se nós fossemos uma espécie de máquina vai totalmente contra ao espírito desbravador do homem. Esse tipo de rotina acaba deixando a pessoa altamente entediada, e faz com que não possamos nos beneficiarmos das vantagens da aleatoriedade. Me parece, muitas vezes que pessoas que tender a querer gerir o tempo, tem medo de riscos e acabam perdendo muito tempo planejando coisas, mas fazendo muito pouco, fora que são alvos mais fáceis da paralisia por análise.  

Parece que vcs estão equivocados em algumas coisas, pq se analisar mais de perto, as pessoas bem sucedidas, principalmente as que vieram do nada, souberam se beneficiar da ALEATORIEDADE DA VIDA, e não da "gestão de tempo e cronogramas. Nos livros do N. Taleb (autor muito importante para mim), principalmente o antifrágil vcs podem obter mais informações sobre essa constatação, e como vcs estão sendo enganados com esse papo de gestão e produtividade.

Citação:Por causa da nossa natureza humana, de adorar e evoluir a partir da incerteza e da superação de estresses suportáveis, a nossa tendência de querer planejar tudo acaba sendo uma furada e a forma mais rápida para chegar a frustração e depressão. Colocamos muitas expectativas sobre coisas que na realidade são totalmente aleatórias e nos frustramos quando tudo dá errado. Concomitantemente a isso, não cuidamos para nos tornarmos mais robustos e antifrágies, pois afinal, um dos efeitos colaterais de se planejar tudo é se retirar os imprevistos pequenos que possam aparecer, e se fechar numa ilusão de segurança que atrofia o nosso ser. Evitar os imprevistos pequenos reduzirá quase que por completo a sua capacidade de perceber e resistir aos imprevistos grandes que com certeza virão. E ai meu amigo, quando eles chegam, vc estará derrotado. O erro do homem comum é achar que tudo na vida tem um propósito final e bem definido, que pode ser mensurado por cálculos e fórmulas decodificadas por algum intelectual de Harvard ou da USP ou algum pastor de alguma igreja qualquer.

Mas não meu amigo, a vida é muito mais aleatória e caótica do que talvez vc imagine, e aprender a lidar com isso é o que te fará ser um cara foda. Cuide para que vc se torne resistente a qualquer tipo de estresse que possa te acometer, e não para eliminar por meios artificiais toda e qualquer protuberância a adversidade. Como se faz isso? Se arriscando. Aprenda a gostar das incertezas e tire proveito disso. Pare de fazer cálculos e planos sobre tudo e aproveite a viagem. Metas devem ser apenas um plano de fundo altamente maleáveis, afinal, vc não sabe o que vem por ai. Ponto final.

FONTE

Como citado, me parece que por trás de querer "gerir tempo", há na verdade uma vontade inerente de querer se retirar a aleatoriedade da vida, pois na nossa visão cartesiana e cosmopolita, é uma coisa perigosa e prejudicial. Mas não... 

PS: Mas eu respeito a escolha de cada um, como o @Aragons disse, disciplina é imprescindível e cada um sabe o que é melhor pra si mesmo. Só estou colocando mais lenha na discussão.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o


Mensagens neste Tópico
A Agenda de Benjamin Franklin - de Mente - 03-08-2017, 12:07 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Temujin - 03-08-2017, 12:21 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Seth Gecko - 03-08-2017, 01:20 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Bean - 03-08-2017, 03:08 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Henry Volk - 03-08-2017, 06:16 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Mente - 03-08-2017, 06:20 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Mente - 03-08-2017, 08:17 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Bean - 03-08-2017, 10:10 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de CR7 - 03-08-2017, 10:49 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Lansky - 04-08-2017, 12:30 AM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Aragons - 04-08-2017, 12:48 AM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Héracles - 04-08-2017, 09:17 AM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de CR7 - 04-08-2017, 09:50 AM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Mente - 04-08-2017, 10:00 AM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Bean - 04-08-2017, 01:03 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Lansky - 04-08-2017, 01:47 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de CR7 - 04-08-2017, 06:31 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Roland - 04-08-2017, 07:47 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Libertador - 05-08-2017, 12:22 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Aragons - 05-08-2017, 02:56 PM
RE: A Agenda de Benjamin Franklin - de Melancton - 14-08-2017, 11:04 AM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 12 Visitante(s)