06-07-2017, 09:20 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 06-07-2017, 09:33 PM por electro.)
(06-07-2017, 12:11 PM)Héracles Escreveu:Eu vou tentar começar a fazer isso, mas acho que vou fazer só no terra, vale a pena? no agachamento acho que não tem ninguém que vai poder me ajudar a fazer até a falha, no supino a msm coisa e não quero ter o risco de derrubar a barra em mim no supino kkkkkkk, além de eu sentir que minha execução do supino não é muito boa.(06-07-2017, 12:31 AM)Nativo Escreveu: E o melhor de tudo é que esse tipo de treino resulta também em hipertrofia, principalmente para naturais.
Obrigado pelo texto.
Isso foi umas das melhores descobertas que tive na vida.
(06-07-2017, 03:39 AM)electro Escreveu: Você já escreveu algo explicando como começar a treinar 1 RM? como eu faço pra calcular a carga que eu aguentaria e com que frequência isso deve ser feito?
Não tenho certeza, mas acho que não. Existem algumas calculadoras que dão um resultado bem fiel, como esta: http://www.exrx.net/Calculators/OneRepMax.html
Mas o melhor é descobrir in loco mesmo. Existem várias metodologias, e eu poderia falar extensamente sobre isso, mas vc pode tentar essa a seguir, usando um cálculo a partir do seu máximo de reps com determinado peso. Exemplo:
No agachamento, vc vai por o peso que sempre faz, digamos que seja 100kg (50kg cada lado, desconsidero a barra pq no brasil, nem todas as academias tem as barras olímpicas). Nesse dia vc vai fazer o máximo de reps que conseguir. Quando digo o máximo, é o máximo mesmo, e não quando começa a ficar extremamente desconfortável. É quando vc não consegue mais subir sem ajuda, por isso um spotter seria bom. Digamos que vc tenha batido 10 reps. Com esse peso e essas reps vc vai usar a calculadora que eu linkei ali para descobrir quanto seria sua 1RM e as porcentagens. Como eu disse, é bem aproximado mas é uma estimativa e o certo é vc fazer para ver o que dá. Ai, um outro dia que vc esteja bem descansado, motivado e com vontade de quebrar recordes, vc irá fazer as seguintes séries:
Aquecimento: 3x6x40kg
Séries de trabalho:
1x5x67kg (50% 1RM)
1x3x80kg (60% 1RM)
1X1X100kg (75% 1RM)
1X1X113KG (85% 1RM)
1X1X126 (95% 1RM)
1X1X133 (100% 1RM)
1X1X??? (se sentir que é possível mais peso, tente)
Esse aumento gradual vai preparar seu SNC a lidar com cargas pesadas. Não adianta chegar e fazer um aquecimentinho e já meter o peso máximo que vc vai se fuder, fora que vai puxar bem menos peso do que realmente conseguiria. Intervalos longos entre as séries (2-3 mim). COncntração total na velocidade do movimento e a ajuda de alguém, em caso de falha é interessante.
Frequência vai depender da sua recuperação e SNC, mas como é dito no artigo, não é bom treinar a todo momento no nervo (100% 1RM) Deixe para testar novos PR a cada 2-3 meses.
(06-07-2017, 03:39 AM)electro Escreveu: E sobre treino focado em força, você acha válido fazer de tempos em tempos? eu lembro que no ano passado antes de parar de treinar eu comecei a fazer o stronglifts 5x5, antes de começar eu estava estagnado nas cargas, depois de 1 ou 2 meses fazendo o stronglifts 5x5 eu consegui aumentar minhas cargas em mais de 50% nos exercícios principais, você acha que vale a pena fazer esse tipo de treino de vez em quando? se valer a pena fazer a cada quantos meses e durante quantos meses?
Acho válido. Para saber exatamente seria bom fazer uma periodização linear, que é mais simples e útil para treinos de força, mas não tem como eu explicar bem certinho isso aqui sem ficar escrevendo por horas e fazendo gráficos e tabelas. Faça um treino de força a cada momento que se sentir entediado de treinar hipertrofia tradicional, acho que esse seria um bom parâmetro. Ou vc pode unir ambos.
Aliás, eu não gosto do supino, acho o exercício horrível e quase não sinto o peito durante o exercício, vale a pena substituir ele por algum outro exercício ou ele é um composto essencial?
É normal sentir uma certa pressão na parte de cima das costas quando ta fazendo levantamento terra né? ali perto das escapulas, não é execução errada né? é essa parte das costas que o lev. terra trabalha com mais enfase?