16-07-2015, 04:13 PM
(16-07-2015, 04:01 PM)Aragons Escreveu: De ilusão também se vive.
A mente precisa de um pouco de distração senão a gente fica louco.
O que não pode é ficar no mundo da maionese por muito tempo.
Mas se continuar com essas ideias, sugiro virar um monge e ir morar lá nas montanhas.
Obrigado pelo retorno confrade.
Não vejo possibilidade de definir um mínimo necessário de ilusão. Sei que é praticamente impossível vivermos 100% do aqui e agora e com atenção à nossa mente. O objetivo é estar atento o máximo de tempo possível. Creio que seja necessário uma atitude ativa em relação às imagens mentais (ilusões).
Aceitar a ilusão como algo bom, parece-me contrário a ideia de combate-la ou reduzi-la.
Virar um monge e morar nas montanhas também não me parece algo útil. Pois a ideia não é fugir dos problemas, mas saber lidar com eles. Só na guerra aprenderemos a viver em paz. Meu objetivo não é o isolamento físico, mas o mental, na medida em for possível.
Espero não ter deixado um ar de radical no texto. A intenção é aumentar a concentração, evitando as imagens mentais do passado ou do futuro, o quanto possível apenas. Isso requer uma atitude mental ativa.
Esteja além do bem e do mal. Extraia o bem que há no mal e toma para si mesmo. Retire o mal que está no bem e jogue-o fora. NA