30-04-2017, 04:33 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 30-04-2017, 04:34 PM por Héracles.)
Colocamos muitas expectativas sobre coisas que na realidade são totalmente aleatórias e nos frustramos quando tudo dá errado. Concomitantemente a isso, não cuidamos para nos tornarmos mais robustos e antifrágies, pois afinal, um dos efeitos colaterais de se planejar tudo é se retirar os imprevistos pequenos que possam aparecer, e se fechar numa ilusão de segurança que atrofia o nosso ser. Evitar os imprevistos pequenos reduzirá quase que por completo a sua capacidade de perceber e resistir aos imprevistos grandes que com certeza virão. E ai meu amigo, quando eles chegam, vc estará derrotado. O erro do homem comum é achar que tudo na vida tem um propósito final e bem definido, que pode ser mensurado por cálculos e fórmulas decodificadas por algum intelectual de Harvard ou da USP ou algum pastor de alguma igreja qualquer.
Mas não meu amigo, a vida é muito mais aleatória e caótica do que talvez vc imagine, e aprender a lidar com isso é o que te fará ser um cara foda. Cuide para que vc se torne resistente a qualquer tipo de estresse que possa te acometer, e não para eliminar por meios artificiais toda e qualquer protuberância a adversidade. Como se faz isso? Se arriscando. Aprenda a gostar das incertezas e tire proveito disso. Pare de fazer cálculos e planos sobre tudo e aproveite a viagem. Metas devem ser apenas um plano de fundo altamente maleáveis, afinal, vc não sabe o que vem por ai.
Mas não meu amigo, a vida é muito mais aleatória e caótica do que talvez vc imagine, e aprender a lidar com isso é o que te fará ser um cara foda. Cuide para que vc se torne resistente a qualquer tipo de estresse que possa te acometer, e não para eliminar por meios artificiais toda e qualquer protuberância a adversidade. Como se faz isso? Se arriscando. Aprenda a gostar das incertezas e tire proveito disso. Pare de fazer cálculos e planos sobre tudo e aproveite a viagem. Metas devem ser apenas um plano de fundo altamente maleáveis, afinal, vc não sabe o que vem por ai.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)