06-04-2017, 08:24 AM
Homem Honrado do Mês de Abril
![[Image: ?u=http%3A%2F%2Fmodaparahomens.com.br%2F...ch.jpg&f=1]](https://images.duckduckgo.com/iu/?u=http%3A%2F%2Fmodaparahomens.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2FMenofthelunch.jpg&f=1)
1° Candidato:
![[Image: Commitment+lessons+from+Mr+Honda.jpg]](https://2.bp.blogspot.com/-_zznHZjbqvM/Tb4LrvYbUAI/AAAAAAAABE4/adELFDpLVzA/s640/Commitment+lessons+from+Mr+Honda.jpg)
O fascínio pelos motores era tão grande que lhe rendeu o apelido de 'donzela do nariz preto',
por sempre estar sujo de ajudar seu pai na forja.
![[Image: Honda-historic.jpg]](http://revsinstitute.org/wp-content/uploads/2014/11/Honda-historic.jpg)
Na foto, da esquerda para direita: Yuzo Sakakibara, presidente da Art Shokai, o piloto Shinichi Sakakibara e, por fim, Soichiro Honda, o mecânico de apenas 17 anos.
![[Image: ?u=http%3A%2F%2Fmodaparahomens.com.br%2F...ch.jpg&f=1]](https://images.duckduckgo.com/iu/?u=http%3A%2F%2Fmodaparahomens.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2FMenofthelunch.jpg&f=1)
Citação:Essa seleção é importante por promover comportamentos masculinos honrados, exaltando a figura de homens de valor, que atualmente é esquecida de propósito pela mídia, que só pensa em exaltar a figura feminina e demonizar a masculina. Então queremos resgatar e exaltar a figura masculina como algo de valor e honrado! - Libertador
Esta é a seleção mensal onde serão mostrados homens que são exemplos máximos de Honra, Valor, Coragem, Liderança, Masculinidade, Ousadia e etc. Homens que são verdadeiros exemplos a serem seguidos.
Mês a mês, selecionaremos e elegeremos o Homem Honrado do mês. Todos os membros podem indicar alguém para a votação. É válido a indicação tanto de homens famosos da história como homens simples do nosso dia a dia que fizeram atos heroicos dignos de respeito e admiração. Como forma de iniciar o tópico, sempre indicarei um candidato.
Esta iniciada a edição do mês de Abril.
As indicações ficam abertas até o dia 25. E no próprio dia 25 vai ser iniciada a votação que se encerrará no ultimo dia do mês.
1° Candidato:
Hoje falarei sobre a história de Soichiro Honda, o fundador da Honda Motor Company.
Filho de um ferreiro e de uma tecedora, Soichiro nasceu na aldeia de Komyo, em Hamamatsu, Japão, em 17 de novembro de 1906. Influenciado pelos valores do trabalho duro e pelo amor pelas coisas mecânicas, advindos de seu pai Gihei Honda, logo aprendeu a afiar as lâminas da maquinaria agrícola e a como fazer os seus próprios brinquedos.
![[Image: Commitment+lessons+from+Mr+Honda.jpg]](https://2.bp.blogspot.com/-_zznHZjbqvM/Tb4LrvYbUAI/AAAAAAAABE4/adELFDpLVzA/s640/Commitment+lessons+from+Mr+Honda.jpg)
O fascínio pelos motores era tão grande que lhe rendeu o apelido de 'donzela do nariz preto',
por sempre estar sujo de ajudar seu pai na forja.
Em 1917, um piloto chamado Art Smith voou para o aeródromo militar de Wachiyama para demonstrar as capacidades acrobáticas de seu biplano. Honda invadiu a caixa de dinheiro da família, "emprestou" uma das bicicletas de seu pai e pedalou até o local. Quando chegou lá, soube que o seu dinheiro era irrisório perto do que precisava para assistir e, muito menos, para um voo; entretanto, determinado a ver aquele avião voando, subiu numa árvore, e isto foi o suficiente.
Em 1922, Honda estava trabalhando em uma loja e oficina de automóveis em Tóquio chamada Art Shokai. Inicialmente como uma espécie de "auxiliar de serviços gerais", foi se tornando um mecânico de confiança. Ele trabalhou no carro de corrida Art Daimler, então a famosa máquina nascida do casamento de um motor de avião Curtiss e um chassi americano Mitchell. A necessidade de fazer peças para este monstro ensinou-lhe coisas que seriam inestimáveis mais tarde na vida.
![[Image: Honda-historic.jpg]](http://revsinstitute.org/wp-content/uploads/2014/11/Honda-historic.jpg)
Na foto, da esquerda para direita: Yuzo Sakakibara, presidente da Art Shokai, o piloto Shinichi Sakakibara e, por fim, Soichiro Honda, o mecânico de apenas 17 anos.
A experiência de Honda cresceu em proporção com a sua ambição.
Quatro anos depois dessa primeira corrida, ele iniciou sua própria oficina em Hamamatsu. Naquele mesmo dia, 25 de abril de 1928, Frank Lockhart morreu tentando quebrar o recorde de velocidade em terra. A estrela americana e o ambicioso japonês viviam em mundos diferentes, mas compartilhavam da mesma coragem. Mesmo trabalhando dia e noite, e dormindo em sua oficina, Soichiro teve suas ideias rejeitadas pelas grandes montadoras.
Dois anos depois, a empresa que o recusou finalmente fechou um contrato com ele. A Toyota o contratou para o fornecimento de anéis.
Surgiu então um novo problema: o Japão se preparava para a guerra e negou o concreto que Soichiro Honda precisava para construir sua fábrica. Diante disso, ele e sua equipe inventaram um processo para fabricar o seu próprio concreto e, assim, a construíram. Durante a guerra, suas instalações ainda foram bombardeadas duas vezes e seriamente danificadas, mas ele aproveitou deste momento, reuniu sua equipe e começou a recolher os bujões de gasolina extras que os aviões americanos descartavam. Era, segundo ele, presentes do presidente Truman, porque proporcionavam a matéria prima que precisava para os seus processos industriais e que estava totalmente escassa no Japão.
Ainda na época da segunda guerra, começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa, mas a região onde estava instalado sofreria muitos bombardeios, e em janeiro de 1945, um terremoto atingiria o que restara de sua fábrica. Com futuro incerto, Honda vende sua fábrica para a Toyota, que era cliente de seus anéis.
A rendição do Japão se dava quando Honda lutava para reconstruir suas máquinas e instalações. O Japão pós-guerra estava caótico e um dos piores problemas era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensa pela primeira vez nas motocicletas. Comprou então um lote de motores usados para geradores e os adaptou em bicicletas, e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores.
O primeiro lote de 500 ciclomotores arrematados foram vendidos rapidamente, e Honda começou a projetar o seu próprio motor. Era um motor de 50cc com potência de 0,5 cavalo. O sucesso de vendas foi tando que em setembro de 1948 era fundada a Honda Motor Company.
Para Soichiro Honda, o sucesso era a recompensa pelo trabalho duro e investimento. E podemos dizer que ele foi bem-sucedido. Em 1961 a empresa já estaria produzindo 100000 motocicletas em um mês, e em 1968, venderia sua milionésima bicicleta. Até o final da década de 80 a Honda manteve 60% do mercado mundial de motocicletas. O restante é história recente.
Ele morreu em Tóquio, em 5 de agosto de 1991, com 84 anos e oito meses.
Em tudo dai graças.
