30-03-2017, 09:09 PM
(30-03-2017, 12:58 AM)TheOak Escreveu:(29-03-2017, 11:13 PM)Mr. Rover Escreveu:Aliás, outra ideia que vou dar de graça para alguém aí que tenha o dinheiro e os meios. Residências estudantis perto de faculdades. Especialmente em cidades do interior (e por que não na capital também) são uma bela maneira de ganhar dinheiro. Pois há muitos estudantes que as vezes deixam de ir cursar a universidade porque alugar uma casa ou apartamento fica muito caro.
A minha ideia em relação a um imóvel lucrativo seria: Comprar um terreno razoavelmente grande (uns 1 mil m2) constrói-se um prédio pequeno (no máximo 3 andares) com várias unidades que nada mais são que quartos com banheiro (15 a 20 unidades), uma cozinha e lavanderia comunitária, e estacionamento para 10 ou 15 carros. Na cozinha, pode-se oferecer refeições feitas por uma cozinheira contratada e cobrar por isso também, mas nada gourmet, estilo bandejão/marmita mesmo. Estive pensando sobre isso no passado. Não realizei, mas ter brincado com os números e com as contas, mostrou que poderia ser muito lucrativo, apesar do grande investimento necessário. Em um espaço não tão grande, seria possível ter vários aluguéis ao invés de apenas um, como uma casa em um terreno grande.
Exemplo prático disso:
Os pais de um amigo moram em um sobrado realmente grande, com uma edícula também grande no fundo e mais espaço ainda no terreno. Bem localizado, bairro bom e próximo ao centro. Cidade interiorana 200K habitantes.
Eles abriram mão do conforto e se mudaram para a edícula atrás, e começaram a alugar os quartos da casa para pessoas interessadas em ficar poucos dias. Geralmente são profissionais, pois há várias empresas nessa cidade e vem muita gente de fora passar poucos, ou mesmo um só, dias aqui.
Isso deu realmente certo e eles legalizaram tudo como uma pousada.
Já investiram em reformas na casa para poder acomodar mais pessoas. Estão prontos agora para investir um dinheiro alto e construir mais quartos na área vazia do terreno.
Nunca falta hóspedes, aliás falta vagas. Elem melhoraram a estrutura, oferecem alimentação e etc.
Mesmo não tendo faculdades próximas ou coisas mais óbvias pra aparecer gente, não falta hóspede.
Abriram mão do conforto de um grande sobrado e moram na edícula, porém a principal renda da família agora vem dessa ideia. É um dinheiro que vem "de graça".
Isso é uma coisa que as pessoas não fazem muito aqui no Brasil porque tem medo da violência e da inadimplência, já no exterior (América do Norte/Europa) é algo mais normal alugar um quarto um andar da casa, etc. Nesse caso ai, foi uma bela ideia. Em cidade grande, com bastante fluxo de turistas, dá pra fazer isso com intercambistas também que vem pra aprender português.