Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Sou muito ansioso, e isso tem acabado com minha saúde.
#55
(06-01-2017, 12:42 AM)Dr.Virchow Escreveu:
A ansiedade é um transtorno psicológico de causa multifatorial. Uma das causas é justamente a fixacao excessica no futuro. é aquele individuo que nao consegue viver o aqui e o agora, tampouco se prende ao passado mas fixa-se sempre no amanha e isso faz com que ele nao consiga desfrutar do presente, do aqui e do agora, que na verdade é a unica coisa que ele possui. Gosto desta descricao sobre o sentido da vida, que também envolve o conceito de ansiedade: 

                                                                   " A vida é um eterno aqui e agora,  não importando o que ocorreu ontem ou o que ocorrera                                                                            amanhã. Temos tão somente o aqui e o agora. Viver preso ao passado ou focado sempre no                                                                          amanhã é passar pela vida como um gato que passa correndo por cima de um telhado de zinco                                                                      num dia de sol quente,  pisando só com a ponta das patas... Não sentimos nada mais que um                                                                        gostinho da vida. "                      
                                                                                                                                                                                          (Lair Ribeiro)

Existem dois tipos de ansiedade da mesma forma que existem dois tipos de estresse: a ansiedade fisiológica, a qual é necessaria para preparar o individuo para enfrentar determinadas situacoes de maneira efetiva, e a ansiedade patológica que é desencadeada por qualquer estimulo, produzindo reacoes maléficas ao organismo. por ex: uma coisa que poucos sabem é que a ansiedade é um fenomeno de origem mental, mas que acima de tudo é um fenomeno ativo que consome muita energia na forma de sinapses nervosas a nivel do sistema nervoso central e também periferico. ou seja, ficar ansioso produz um estado de esgotamento fisico e mental maior até mesmo do que o cansaco sentido por um trabalhor rural ou da construcao civil. Pensar demais queima muita energia. Ficar demasiado ansioso é jogar energia fora, jogar vida fora, morrer mais cedo. O escritor Augusto Cury descreve a chamada SPA (sindrome do pensamento acelerado), a qual também estaria na genese da ansiedade. 

Enfim, a ansiedade é um disturbio que paralisa o individuo que nao consegue se concentrar e manter o foco. Nao consegue memorizar direito o que estuda, geralmente possui alto nivel de estresse o qual acarreta uma série de outras alteracoes deletérias ao organismo. Insonia, decisoes precipitadas, fala demais, nao consegue manter segredo, é impaciente e irritadico, explode com facilidade, nao dorme, possui tendencia a consumir alimentos ricos em carboidratos. é algo definitivamente terrivel e totalmente insalubre. O individuo ansioso nao consegue ser misterioso, pois logo revela tudo sobre si devido ao alto nivel de ansiedade, possui tendencia a gastar compulsivamente também. Nao sabe ponderar e nem investir seu dinheiro ou apostar em empreendimentos que exijam paciencia (ele simplesmente desconhece o conceito de paciencia e estratégia), nao consegue terminar nada do que comeca. 

A ansiedade também está muito vinculada  ao medo. Ambos sao sentimentos altamente tendenciosos a superdimensionar os eventos que ainda nao ocorreram. Na maioria das vezes as expectativas negativas criadas por uma mente ansiosa e medrosa, nao se cumprem na realidade. Ha quem diga que 95% das vezes, aquilo que mais tememos, termina nao acontecendo. 

Estou demorando na explicacao porque a ansiedade, assim como outros transtornos mentais constituem um dos principais motivos de consulta no PS, alem de serem as doencas que movimentam a farmaceutica. Muito embora a medicacao indubitavelmente tenha seu lugar na terapeutica, é igualmente inegável que esses medicamentos sejam o foco de muitas grandes empresas multimilionárias. 

Existem varias manifestacoes da ansiedade, sendo uma delas a crise de panico. Em outro momento irei descrever de forma mais tecnica para quem tenha interesse no assunto. 

Finalmente, com respeito ao tratamento, a maioria corre pro medico pedindo um ansiolitico como os famosos inibidores da recaptacao da serotonina (Paroxetina, Fluoxetina etc..). Certamente os medicamentos ajudam nos casos graves, podendo ser necessario o uso até mesmo de Benzodiazepinicos em crises de panico. Porem na minha opiniao, o uso de medicamentos pouco ou nada ajuda quando nao associado a psicoterapia (Um psicólogo, Psiquiatra atua muito mais na medicacao). Outro detalhe fundamental é o exercicio fisico vigoroso. Malhar pesado a maioria dos dias da semana, o maximo possivel. Isso reduz os niveis de cortisol (homonio do estresse), diminui a adrenalina, noradrenalina, aumenta os niveis de serotonina e dopamina (hormonios que produzem bem estar), melhora a qualidade do sono. Este individuo também precisa se entregar a realizacao de atividades que ele gosta, precisa fazer o que ele mais quer na vida, isso ajuda muito. Outra coisa muito importante é alimentar a inteligencia espiritual. A propria biblia traz varios e varios versiculos destinados a pessoas ansiosas (Ex, Mateus Cap 6, 11). Outra coisa que ajuda é a pratica do altruismo, pois isso ajuda a evitar a fixacao excessiva em si mesmo, pois na verdade a ansiedade é uma preocupacao execessiva com seus proprios problemas e acaba sendo um promotor do egoismo. 

Em outro topico irei focar melhor na fisiopatologia, classificacao dos transtornos bem como na terapeutica. 


Virchow. 

Muito Bom .
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Sou muito ansioso, e isso tem acabado com minha saúde. - de Arnie - 07-01-2017, 06:36 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)