14-08-2016, 02:26 PM
(06-08-2016, 01:53 PM)TheOak Escreveu: Eu tenho minhas dúvidas com isso de "Liberdade Real".
Uma das coisas que mais acrescenta valor a um homem é o seu valor social. Ou seja, o quanto é valorizado por outros indivíduos. Não estou dizendo que isso seja certo ou errado, só que acontece.
Desde a época de escola, as meninas instintivamente valorizam demais os caras que tem vários amigos e etc. Isso vale até pra fase adulta, mulheres gostam de homens com vários amigos, que participam de coisas sociais e interagem muito bem com todos, não ficam isolados.
Mas claro que a questão principal não é a opinião das mulheres. Mesmo os homens valorizam outros que tem muitos amigos, muitos contatos e etc. Isso vale pro meio social, pro meio profissional, pra todas as esferas.
E nós sentimos necessidade de contato humano, isso de dizer que a solidão é algo "psicológico", me parece a maior furada.
Amigos vem e vão, um colega pode ser muito presente na sua vida hoje e desaparecer daqui uns meses. Isso é normal. NÃO estou dizendo que amigos são relações eternas, que voce deve se sacrificar por isso e blá blá blá...
Mas mesmo relações superficiais, têm a sua importância.
OBS: Depender dos outros, deixar seus valores de lado pra se enturmar, ficar fazendo macaquices pra fazer parte de um grupo, isso claramente é estúpido! Mas não precisamos polarizar e dizer que não faz a menor diferença não ter ninguém.
Perfeito cara, tudo isso é uma grande verdade esse seria o outro lado do texto o complemento perfeito, mas acredito que o autor nesse caso, fala da individualidade de estar bem consigo mesmo conhecer a si mesmo, e isso se contrói sozinho
O processo é totalmente psíquico. É uma questão de entendimento da dinâmica social, maturidade e sabedoria. É saber que se você precisar do outro para sentir-se bem.
Fazemos o caminho inverso normalmente, procuramos grupos aonde nos encachamos e tentamos nos alinhar as regras desses grupos, acaba que muitas as vezes comportamento são iguais, falta autenticidade nas pessoas, são tão iguais que é fácil o reconhecimento de quem é diferente quem sabe suas forças e fraquezas.
O caminho ideal é conhecer a si, levantar forças e fraquezas o que agrada e o que não agrada, para depois partir para o social, até paraconstruir relações mais saúdaveis. Arrumar a casa primeiro para depois receber visitas.
- A verdadeira liberdade está no domínio absoluto de si mesmo (Montaigne).