07-04-2016, 05:42 PM
(07-04-2016, 04:34 PM)itamaratento Escreveu:(07-04-2016, 11:01 AM)VictorMartins Escreveu:Muito boa essa técnica amigo,(07-04-2016, 10:28 AM)itamaratento Escreveu:(06-04-2016, 03:30 PM)VictorMartins Escreveu:Bom dia galera,(06-04-2016, 11:30 AM)VictorMartins Escreveu: Bom, vou fazer minha contribuição. Existe outro método, chamado andaime. Porque você vai juntando as peças e vai montando a memorização de sequência de palavras. É o famoso MVTMJSUNP, da memorização dos planetas, na época que Plutão era considerado planeta. Agora vou postar outro exemplo, que usei recentemente, pra memorizar as 7 camadas da tabela OSI (matéria de redes de computadores):
1: Camada física
2: Camada de enlace
3: Camada de rede
4. Camada de transporte
5. Camada sessão
6. Camada de aplicação
7. Camada de apresentação
Passo 0: entender cada uma das camadas
Passo 1: isolar as palavras-chave de cada uma: física, enlace, redes, transporte, sessão, aplicação e apresentação.
Passo 2: Isolar a primeira letra de cada palavra-chave: FERTSAA
Passo 3: A partir da letra inicial de cada palavra, forme palavras em uma sequência que seja fácil imaginar.
Feia Em Ritual Tem Sapo Amarelo Alto.
Pronto! Simples, e nunca mais esqueci!
Passo 4: repetir a frase na cabeça, imaginando a cena para trabalhar com imagens na cabeça e facilitar a memorização, além de associar cada palavra com o nome da camada. Aproveitar a ordem das palavras, também! Por exemplo, qual é a camada 4? "Feia em ritual tem... Tem... T... Transporte! Camada de transporte!"
Obs.: relendo agora, percebi que errei em um detalhe: a camada 6 é apresentação, e a camada 7, aplicação.
Gostaria aprender uma técnica que ensine a memorizar números, fico no aguardo, muito bom esse fórum estou gostando muito [emoji41]
Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Bem, pra memorizar números, eu achei a técnica mais complicada. Segundo Renato Alves, como números são símbolos abstratos, você deve transformar cada número, de 1 a 100, em uma imagem concreta. Cada um cria uma imagem que seja mais fácil pra associar ao número. Então ele mostra uma tabela de números de 1 a 100, e pede pra você desenhar, ou escrever algo que te lembre uma imagem pra associar ao número.
Ex.: 38 me lembra um revólver, 20 me lembra uma anilha (peso de academia), 14 é o dia do meu aniversário (então me lembra meu rosto), 50 me lembra a onça (o animal da nota de 50), 4 me lembra uma cadeira, 5 me lembra um homem barrigudo (essa "barriga" no símbolo do 5) e assim por diante. Depois de você montar na cabeça uma imagem para cada número e revisar algumas vezes, pra tornar essa associação automática,
Para praticar, você pode ir a um site que gera números aleatórios e anotar os números num papel. Depois, memorizar, e então passar para o outro papel. Ao final, verificar se acertou todos os números, apenas pra praticar.
Ex.: 503814
Imaginando: uma ONÇA(50) pegou um REVÓLVER(38) e apontou para MIM(14).
Verbos (além de outros elementos gramaticais) criando história é bom pra criar essa sequência cronológica, pra não mudar os números de lugar na hora de memorizar.
Victor poderia passar algum site referente a isso que vc falou, ou vídeo YouTube
Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Essas técnicas e outras eu aprendi neste curso (recomendo): http://renatoalves.com.br/estudo-memorizacao/
Porém, há dicas gratuitas no blog dele, acho que vale a pena dar uma navegada: http://renatoalves.com.br/blog/