12-02-2016, 04:35 PM
(12-02-2016, 12:07 PM)Hércules Escreveu:(11-02-2016, 08:11 AM)Roland Escreveu: Cuide também do seu emocional. Drogas, mesmo as lícitas como cigarro e álcool, são fugas. Se tem algo que te incomoda ou deixa nervoso, enfrente isso ou, pelo menos, afaste do pensamento até estar melhor. Fumar te dá prazer, te sacia, é como quando estamos ansiosos e comemos muito; queremos satisfação.
No mais, estamos aqui.
Esse era o ponto que eu iria lembrar. Todo tipo de vício tem uma causa psicológica. Vc atacar o sintoma, no caso, o cigarro em si, á grandes chances de fracassar. Você deve atacar a causa. O pq vc precisa fumar.
Fumar é uma forma de prazer instantâneo, que alivia tensão, estresse e mais um monte de coisas. Acredito que muito pouco dos vícios que temos, tem uma causa física. Tudo tem uma causa psicológica. Você precisa descobrir o que está em desordem na sua vida, e arrumar logo, assim poderá largar o cigarro quando quiser, sem nenhum problema.
Como exemplo, eu cito eu mesmo. Eu fumo muito de vez em quando. É até uma incoerência da minha parte, pq eu trabalho com esportes, mas fumar realmente tem algo de viril. Mas eu estou longe de ser viciado. Se hj eu nunca mais fumar na vida, pra mim é ok. Quando eu tenho uma vontadinha de fumar vou lá e fumo. Isso pq, acredito eu, que meu psicológico anda em dia, e eu nao vejo a necessidade de afogar alguma mágoa ou ressentimento em um prazer físico momentâneo. Assim eu nao me vicio. Existem outras formas de prazer. Eu me sinto vivo no mundo de outras maneiras. Fumar é só mais um prazer viril feito de homens para homens. Na história masculina, sempre fomos acompanhados por bebida, fumo e ppkas. Agora o sujeito deve saber dosar de forma coerente cada qual na sua vida.
Já vi dezenas de caso de pessoas que tentaram para de fumar, usando adesivos, diminuindo o uso semana a semana, mas no fim, fracassaram. O pq eu não saberia dizer exatamente, mas isso é um indicio forte de que vício em qualquer coisa tem causas psicológicas. Existem estudos sobre isso. Essas pessoas atacavam o sintoma, mas continuavam em um vazio existencial, sem objetividade na vida, sem muitas metas, sem muitas esperanças, se sentindo fracassados em alguma coisa ou tendo uma vida completamente frustrante e acabavam voltando ao vício. A mente, o psicológico em ruinas, fará com que seu corpo siga o mesmo caminho. A minha dica é, se vc achar pertinente, fazer um exame da consciência e avaliar friamente o que está em desordem na sua vida, o que te incomoda a ponto de vc querer um prazer imediato para aliviar a sua situação.
Sobre cigarro ser um mal terrível, está mais que claro que isso é balela. Um grande exagero. Nego come todo tipo de porcaria industrializada a vida inteira, nunca se exercita, e ainda fuma. Dai lá pelos 70 anos adquire cancêr e o médico diz que foi culpa exclusiva do cigarro.
O Daniel Castro, no seu fantástico site, traduziu esse texto AQUI falando sobre como é exagerada essa concepção sobre o fumo. Não estou dizendo para fumar. Tem quem goste, tem quem não goste. Mas existem benefícios sim, até para quem treina. O realista não pode ser tão extremista como muitos aqui andam sendo.
Curti muito a tua resposta, meu caro!
Sempre fui uma pessoa ansiosa e me conheço bem. Reconheço que alguns assuntos me deixam nervoso e me tiram o sono e analisando friamente, usava o cigarro como bengala...
Vou tentar resolve-los concomitante com a pausa do fumo.