13-05-2026, 07:09 PM
(13-05-2026, 01:19 PM)Superior Escreveu:(13-05-2026, 07:40 AM)Awaken Escreveu: Me impressiona você ser de TI e não ter pensado em investir em um bom IOT pra sua casa.
Eu ganho um pouco mais que você (porque eu sou funça novo, julho meu salário entra normal indo pra 7k) eu já tenho algumas automações básicas na minha casa.
Controle de aspiradores de pó, lava roupa, lava louças, etc são bons começos pra você não precisar fazer muita coisa pesada.
Lavar um banheiro e limpar o restante da casa você leva o que? 1, 2h por semana? Sozinho então, vish...
E que bom que você pegou a mania de limpar a casa com seu pai, o meu varre o quintal todos os dias exatamente às 6H da manhã, quase 80, sem reclamar... sai depois e vai comprar pão, e as únicas vezes que ele não faz isso (eu não moro mais com ele, mas eu sei) é quando ele está realmente doente e não pode pegar friagem ou algo do tipo.
Pega uma casa, seja em qual condição for, monta sua estrutura de TI cabeada e vai lançando os equipamentos devagar.
Aluguel ou financiamento são despesas fixas, papo de compras são variáveis.
Então já se programa direitinho pq você pode montar algo maneiro.
Eu já acho que sair de casa por "tenho que sair" é coisa que faziam nossos pais com o dinheiro que eles tinham na época. Você vai herdar o que tem do seu pai e é isso aí, cuidar da casa e estar disposto a melhorar e aprimorar o que você tem já é seu futuro.
É uma opção que você tem como solteiro e em paz com teu pai, chegar a um acordo com ele de manter legado.
Eu já pesquisei sobre essas automações mas decidi não comprar nenhuma porque todas as tarefas que elas fazem como aspirar a casa, lavar louças fazem sempre meia-bomba e depois vc mesmo tem que fazer o que o robô não fez. Mas limpeza é um problema na casa dele. Provavelmente vou alugar mesmo.
Obrigado pelo conselho.
Um meia bomba já te ajuda a reduzir 1 dia de trabalho pra 1h.
Duvido que você lave louça melhor que a lava louças, por exemplo.
O negócio é automação, programar no app suas roupas pra lavar, sua casa pra aspirar, sua louça pra lavar. 90% do seu peso doméstico está satisfeito, você está bem e já tem tempo pra fazer outras coisas.
Energia solar é fundamental.
The absence of virtue is claimed by despair