Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Análise - Aquiles e Páris do filme Tróia
#10
(24-06-2015, 11:09 AM)DiomedesVerro Escreveu: Primeiramente, meus parabéns pela análise do Confrade. Foi bem estudada, e precisa.
Aquiles é de fato, a figura de maior destaque na Guerra de Tróia. Diomedes, Rei de Argos, de quem tomei o nome, só está atrás dele, em feitos e realizações.
No filme, as realizações foram bem polarizadas, quanto a que um homem deve ou não deve ser, em termos de postura.
Nesta obra, só tenho uma ressalva: ter-se deixado apenas subentendida, a invulnerabilidade de Aquiles, principalmente, se me recordo bem, na luta com Heitor; embora, quando retratada a Morte de Aquiles, qualquer entendedor de Mitologia, entenderia o porquê ocorreu daquela maneira.
Para os que desconhecem: A mãe de Aquiles, a Deusa Tétis (que comandava as Marés), também apenas subentendida como tal, sabendo que o Destino de seu filho, seria morrer jovem e em grande glória, tentou evitar esse fim, de várias formas. A principal, foi levar seu filho, ainda bebê, até o Submundo, e banhá-lo no Rio Estige, assim tornando seu corpo, impenetrável a qualquer arma mortal. No entanto, ela o segurou pelo calcanhar, sendo assim, a única parte vulnerável de seu corpo.

Nos mitos e poemas, porém, mesmo os Heróis, são capazes de cometer erros, e principalmente, reconhecê-los.

===================

A Rainha Pentesiléia, das Amazonas, levou algumas de suas guerreiras, a combater em favor dos Troianos. Sabendo que Aquiles estava em campo, a Rainha não hesitou em duelar com ele, sendo prontamente derrotada. Aquiles, percebendo que seu oponente tinha algo de estranho, tirou a armadura do corpo, e constatou que era uma mulher jovem, e bela, lamentando profundamente ter a matado.

Tersites, um dos Generais de Argos, zombou de Aquiles, ao ver a cena, por estar lamentando a morte de um inimigo. O Filho de Tétis, enfurecido, matou então Tersites, com um só golpe.

Diomedes, Rei de Argos, vendo um parente e General sendo morto dessa forma, sacou de suas armas, e incitou Aquiles ao combate, buscando vingar seu ato bárbaro. Todos os Gregos interviram, sabendo que se seus dois melhores guerreiros se enfrentassem, a perda seria grande.

(Nota: Sou fã obviamente, de Diomedes, mas contra um oponente invulnerável, e mais habilidoso que ele, o Rei de Argos, não teria chance)

Por fim, Aquiles se comprometeu a fazer os Ritos Fúnebres por Tersites, e fazer oferendas para apaziguar sua alma, e Diomedes, em devolver o corpo de Pentesiléia aos Troianos, para que pudessem fazer o mesmo por ela, tendo assim, se resolvido a questão entre eles.

==========================

Mesmo Diomedes, cometeu uma falta grave durante a Guerra (simplificando, deixou que um estuprador ficasse com seu crime impune), mas depois do conflito, ele buscou redenção pela sua decisão.

Fiz essa ressalva e acréscimo, para nos lembrar que as maiores referências masculinas, estão em sua conduta, e ela também passa por buscar correção e redenção pelos erros que cometemos no caminho. Que possamos nos lembrar disso, e não deixar nosso Orgulho nos tirar do Caminho.
Essa foi uma observação muito importante. Sempre achei interessante que mesmo os heróis gregos cometiam erros e logo buscavam a redenção. Aquiles, Ulisses, Hércules, Diomedes entre outros. Como esses mitos, para os gregos, serviam de ensinamentos morais, acredito que esses erros serviam pra mostrar que nem mesmo os mais perfeitos humanos estavam isentos de falhas, mas que ao cometê-las, tratavam logo de resolver.

Uma falha de Aquiles, tratada no filme, foi ter agredido Briseis logo após saber da morte de Pátroclo. Depois ele teve a humildade de reconhecer o erro e pedir desculpas. Durante o cerco de Tróia, ele a procura pra salvá-la, mostrando que este sabia reconhecer o valor de uma mulher honrada e que faria de tudo para protegê-la.

Sobre a morte de Aquiles, no filme deu pra subtender que Páris acertou aleatoriamente em seu calcanhar. Foi um erro que achei que o filme cometeu. Na lenda, Apolo desce à Terra e avisa a Páris que seu ponto fraco era o calcanhar e GUIA a flecha até seu calcanhar. Os gregos nunca iriam permitir que em suas lendas, um covarde iria ficar com toda a glória perante um homem virtuoso.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Análise - Aquiles e Páris do filme Tróia - de Fëanor - 24-06-2015, 11:31 AM
Série Tróia - de Hombre de hielo - 30-10-2023, 09:37 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)