29-09-2025, 10:02 PM
(28-09-2025, 07:51 PM)Ministro Escreveu: Acho que a resposta é isso aqui. Por mais que os tempos tenham mudado, ainda é muito forte a noção de formar uma família como sendo uma fase do ciclo da vida.
Acho que é um bom ponto sim, quando estava morando em uma cidade maior não sentia tanto isso, mas fiquei pouco tempo morando lá e ainda estava me acostumando a vida de adulto pagador de contas, então só pude vislumbrar como seria.
Eu acho que dá para substituir o conceito tradicional de família assumindo uma msol e provendo para os filhos dela, inclusive pagando pensão mesmo quando ela já não estiver mais com você por uma comunidade onde você tenha algo para contribuir.
O problema é que é difícil achar um local hoje onde você consiga canalizar suas forças, parece que tudo é apagado, nossa cultura está em frangalhos e o único norte sobre ser adulto é a independência financeira e talvez fazer uma carreira em alguma área de prestígio.
Acho que um pouco desse incômodo vem do fato de que apesar de eu conseguir me virar, ganho pouco e trabalho com algo que não é verdadeiramente significativo.
Acho que depois da independência material você acaba, se não for limitado, sentindo a necessidade de uma espécie de elevação que vá além disso, algum propósito maior, algo talvez até espiritual, não sei dizer.
Talvez essa seja a tão famosa crise dos 30 batendo na minha porta com um pouco de antecedência.