Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que Bitcoin? Parte ll – A matrix fiduciária
(27-07-2025, 10:10 PM)Nativo Escreveu: Meus amigos, vocês comprariam R$50.000 em BTC no momento atual ou acham que ainda pode haver uma baixa?
Penso que comprar, por exemplo, R$2.000 por mês em BTC é uma coisa, mas investir um valor mais alto de uma vez só exige uma estratégia.
Quero transformar uma parte significativa do meu patrimônio em BTC, mas não sei se este é o momento certo.
Pelo que vejo, o BTC sempre valoriza no longo prazo, então algum possível prejuízo no curto prazo tende a se reverter com o tempo.

Muito difícil essa resposta. 

Eu fiz muito DCA em 2022 e 2023, mas fiz alguns lump sum (comprar tudo de uma vez) quando entrava grana, como quando tirei previdência privada de mais de 10 anos para comprar.

Em alguns Lump sum em 2023 me dei muito bem, quando emprestei 80k reais para comprar BTC aos 44k, depois que comprei nunca mais baixou desse preço.

Também vendi um automóvel de 80k em 2024 e fiz lump sum com BTC aos 74k usd, depois baixou pra 60kusd. Eu poderia ter conseguido comprar mais fazendo o DCA? Depende do momento do ciclo, estou comprando feito louco desde 2022. A jogada mais conservadora é sempre o DCA, mas você pode fazer um DCA e ele decolar para 180k usd, vai se arrepender, ou pode fazer um lump sum e ele corrigir.

O foco em longo prazo tratando ele como tua previdência é a melhor jogada para lidar com o preço. Tudo o que eu comprei em 2022 e 2023 foi excelente. Em 2024 fiquei "triste" pela compra aos 74k com a posterior queda aos 60k, mas quase um ano depois está ruim com BTC a 120k usd?

Nesse meio tempo venho fazendo DCA todos os meses, e quando ele cai bastante, me alavanco pra comprar mais ou uso o "dinheiro do caixa". Considere também que a cada ano a saída de capital do país será dificultada ao máximo, então pode ser que estejamos numa janela curta de compra usando os meios convencionais. Avalie a sua situação, use os exemplos que tem como base, mas tome a decisão conforme o teu pensamento.

Eu mudei a minha vida comprando tudo o que dava e não vendendo a partir de 2022, pense quem fez isso apenas um ciclo antes. E quando ele estiver valendo 1 milhão de dólares, vocês vão falar: Porra, o ciclo de 2024-2028 ainda dava pra mudar de vida. E quando ele estiver valendo 10 milhões de dólares em 2040?

A era de ter 1 BTC inteiro para um brasileiro comum ficou pra trás, mas o foco em ter 0,1 btc é totalmente possível.

Em 2019 um BTC valia 200.000 pesos argentinos (U$ 4.500), hoje vale 152 milhões de pesos argentinos. Nunca faça poupança em papelzinho que político decide quando se imprime, não importa quanto esta a selic está ao render juros, você enriquece nominalmente em reais e empobrece em poder de compra.

Obs.: aprenda a custodiar com segurança. BTC em corretora não é BTC. BTC em carteira na internet será roubado.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Por que Bitcoin? Parte ll – A matrix fiduciária - de Trglodita - 28-07-2025, 08:30 PM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 4 Visitante(s)