18-07-2025, 04:10 PM
(18-07-2025, 02:30 PM)Wesley de Mileto Escreveu:(18-07-2025, 01:15 PM)TheRealUser Escreveu:Eh, o argumento que voce usou é a famosa aposta de pascal ( que inclusive foi o inventor da probabilidade), é um bom argumento, mas nao diria que é o melhor para convencer algum ateu, por se basear em premissas bem variáveis.Spoiler Revelar
Eu diria que a melhor hipótese é que simplesmente algo ha, e sempre houve, e sempre haverá, e tem de haver um princípio metafísico assim para alguma coisa ser possível. Mario Ferreira explica perfeitamente isso.
O mais difícil nao é nem provar que Deus existe, mas sim que o Deus cristão é o certo...
Conheço o conceito da Aposta de Pascal. Veja, eu não estou tentando convencer ninguém — apenas deixo claro que, na minha visão, não há nada a perder em acreditar. E mesmo que a pessoa não acredite, tudo bem. Ainda assim, dentro do que eu acredito, isso a levará ao lago de fogo. Porque, na minha visão de mundo, quem está em cima do muro já escolheu um lado.
A verdade é que, pra mim, querer convencer alguém ou "vencer" um debate é burrice. Você não tem que ganhar discussão nenhuma. Você só precisa mostrar os seus pontos e aquilo que entende — de forma clara — para que a própria pessoa possa refletir e, por si só, chegar a um consenso, chegar a verdade.
Nem Jesus (Yahusha), um ser magnífico, conseguiu convencer o jovem rico. Mesmo estando cara a cara com ele. Isso por si só já mostra que a verdade não força ninguém — ela apenas se apresenta. A verdade é inevitável para todos, mas cada pessoa escolhe se vai encará-la ou tapar os próprios olhos e seguir com suas escolhas.
É como alguém que está preso em um ciclo de autodestruição. Você pode mostrar o caminho, oferecer ajuda, dar todas as ferramentas. Mas se a pessoa não quiser sair, ela não sai. Porque a mudança, no fim das contas, vem de dentro.