17-07-2025, 12:27 PM
Eu acredito que todo homem possui algum tipo de vocação, e que nem todos devem seguir a vocação matrimonial, que é o casamento. Para esses que não possuem essa vocação, tentar segui-la, é fracasso na certa. Isso é interessante; minha avó falava sobre a tal da "sorte", que cada pessoa tinha uma sorte e isso era algo (na cultura dela) semelhante a vocação pros católicos. Tirando toda a parada esotérica de "mudar a sorte", ou "roubar a sorte do outro", era basicamente algo como "se a sua sorte não é essa, você não terá sucesso". É difícil encarar esses mistérios da fé, requer submissão plena à vontade de Deus e obediência à Igreja que é o corpo de Cristo; se nos foi revelado que nossa vocação não é o matrimônio, não adianta tentar ir contra a vontade de Deus. Liberdade só existe fora Dele. Há um lugar maneiro onde reina a liberdade, não existe regras e todos são livres, que é o inferno.
Eu não sei exatamente o que é "cavalheirismo"; essa coisa, assim como o próprio romantismo, sempre me soou como algo falso. Basicamente, o cara trata bem e mima as mulheres apenas com o objetivo de comer, sendo que a obrigação real é de sermos gentis com todo mundo. Um sujeito sofisticado, trata todos bem na medida da reciprocidade.
Eu não sei exatamente o que é "cavalheirismo"; essa coisa, assim como o próprio romantismo, sempre me soou como algo falso. Basicamente, o cara trata bem e mima as mulheres apenas com o objetivo de comer, sendo que a obrigação real é de sermos gentis com todo mundo. Um sujeito sofisticado, trata todos bem na medida da reciprocidade.