Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Obesidade Mental: o excesso de informação e a falta de ação
(12-06-2025, 02:32 PM)Rapaz Iniciante Escreveu: Concordo 100%... De tudo que li até hj, não foi muito, mas acima da média do brasileiro... Digo que pra mim, o "fronte" financeiro é onde acontece as "batalhas" mais árduas...

Tenho planejamento de curto, médio e longo prazo já definidos (finalmente). Minha idade já não permite mais erros...

Em 2029 aos 44 anos, se Deus quiser, entrarei no ano sem qq dívidas. Carro quitado, terreno quitado, empréstimo consignado quitado... Logo pretendo investir pesado (uns 1000 por mês) pelos próximos 5 anos no mínimo esse valor. Depois continuar, mas de repente descer o investimento para 600 por mês... Isso até os meus 60 anos... Não é uma opção mais, preciso fazer isso...

Não quero ter uma velhice fodida e sem grana... Meu custo de vida é baixo e o que fica mais caro pra mim mesmo é quando preciso desembolsar algumas Janajas para um encontro com objetivo de ter uma foda kkkk

Segue o jogo...

Faça dívidas boas, estar sem dívida nenhuma geralmente representa estagnação, alavancar com juros em moeda bostileira para investir em ativos reais é sempre um bom negócio.

Dívida boa: investimento em ativos, não passivos.

(12-06-2025, 11:35 AM)Gorlami Escreveu:
(12-06-2025, 11:13 AM)Trglodita Escreveu: Vivemos em uma era de sobrecarga informacional, com acesso ilimitado a livros, cursos, podcasts e vídeos sobre qualquer tema. Essa abundância pode ser maléfica e levar à "obesidade mental": o acúmulo excessivo de conhecimento sem aplicação na vida real. Muitas pessoas consomem conteúdos vorazmente, mas poucas conseguem transformar o que aprendem em ações concretas. O sucesso não está na quantidade de informação absorvida, mas na capacidade de colocá-la em prática.

Já li sobre isso mas com outro nome...o mainstream chama de "infoxicação".

Citação:O grande volume de informações na internet, rádio, TV e aplicativos nos dispositivos móveis é, sem dúvida, um dos grandes desafios da era digital.  

A infoxicação é um mal que atinge a todos, e acaba se acentuando em períodos em que ficamos muito tempo em frente às telas de smartphones e notebooks.

Criado pelo físico espanhol Alfons Cornellá em 1996, o termo infoxicação é resultado da soma das palavras informação e intoxicação. Ela corresponde ao excesso de conteúdos que recebemos diariamente e não conseguimos absorver, causando dispersão, estresse e ansiedade.

Mas como enfrentar o volume de informações e ainda se manter atualizado?

Mas vivemos um verdadeiro paradoxo...a geração que historicamente teve o acesso mais facilitado a uma quantidade massiva de informação, mas que ao mesmo tempo não absorve nada, não aprende nada em profundidade. 
Os problemas já conhecemos bem: mídias sociais, necessidade de aprovação, fome de emoções, vício por likes e por estar por dentro do assunto da moda. 

É a famosa teoria do pato...ele nada, corre e voa, mas não faz nada direito. Saber tanto sobre todas as opções possíveis que você acaba não escolhendo nenhuma. Ex: ler 100 reviews de livros sobre produtividade, mas não aplicar nenhuma técnica. O cérebro se acostuma a pular de um estímulo para outro (um vídeo curto, um tweet, uma manchete), perdendo a capacidade de foco prolongado necessário para o conhecimento profundo. A sensação constante de que há algo mais importante ou mais novo para consumir, gerando um ciclo vicioso de busca que nunca satisfaz.

Mas o que mais me irrita é o bonobo médio e sua arrogância em achar que, por ter lido ou assistido a algo, já domina o assunto. É a diferença entre saber o nome de todas as ferramentas e saber construir uma cadeira, porra!

A solução ao meu ver? Menos ego e vaidade, mais pragmatismo: foda-se quantos livros lemos ou quantos cursos assistimos, mas sim a capacidade de transformar essa informação em conhecimento útil. Menos guerreiros de teclados, mais realistas alcançando sucesso e sabedoria na vida prática.

Isso explica muito bem vários exemplos de pessoas meio estúpidas intelectualmente que sabem jogar o jogo e conseguem ter uma vida plena com grana, família, etc  e outras com alto nível intelectual fodidas em quase todas as áreas.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Obesidade Mental: o excesso de informação e a falta de ação - de Trglodita - 12-06-2025, 03:22 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DEBATE] Era da informação Dark_Painter01 10 7,330 06-08-2019, 01:44 PM
Última Postagem: Dark_Painter01

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)