12-02-2025, 01:36 AM
(11-02-2025, 03:35 PM)Temujin Escreveu: @Libre quem acude o hikkikomori? Ora, este fórum, e centenas de outros recursos online os ajudam. Mas eles tem de querer e usar seus próprios meios para não viverem os resto da vida comendo doritos com coca cola e world of warcraft.
Quando eu estava sozinho, deprimido e isolado, li muito tais recursos, mas ninguém que os escreveu me pegou pela mão, me tirou de casa e me fez ter experiências no mundo real. Eu tive a iniciativa, e só assim os omegas e rejeitados podem mudar sua situacao: com as próprias pernas.
Os 'verdadeiros' hikikomori estão assistindo anime de "sugoi dekai". Concordo que eles 'têm que querer'. O ponto que comentei é o cara pode estar tão desesperançoso ou sem motivação real, dado que a sociedade japonesa é muito exaurida.
Exigir mais "querer" de quem já teve todo o emocial sugado é complicado. Por isso, um "estender de mão", um apoio real, e não "sugoi dekai" podem ajudá-lo a ter ânimo para a vida novamente, como no podcast postado pelo confrade concurseiro. É um "pegar pelas mãos" e força. Igual criança mesmo, man. Dependendo da situação, Claro.
Este video ilustra o que quero dizer.
Felizmente, tu não precisou de ninguém 'pegar na tua mão'. Ainda tinha o 'fogo branco' ardendo. E decidiu mudar. O ponto é, os outros não são como tu. Muitos precisarão de um empurrãozinho.
Só isso.
Tem que exigir? Tem.
Falar "vamos querer!"? Tem.
Mostrar para a pessoa que ela tem que querer mudar? Tem!
Não custa muito pouco de apoio/incentivo também. Aliás, ter alguém ao lado, seja amigo, namorada, pai, tio, etc. faz e muita falta.
Enfim.
Continuemos com a discursão.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"
Spoiler Revelar