24-01-2025, 08:33 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 24-01-2025, 08:38 AM por Héracles.)
(19-01-2025, 01:51 AM)Luiz Escreveu: Quem aí curte Futebol americano?
Eu acompanho. Inclusive domingo passado teve um jogo com o campo coberto de neve (Eagles vs Rans) o que é um negócio muito maneiro de se ver, especialmente pra quem mora num pais tropical. Apesar de todo "nutelismo" e cultura woke em tudo, ainda temos um esporte minimamente viril para assistir. Porém, tendo em vista esse tal "nutelismo", hoje em dia a NFL possui regras estupidamente rígidas para evitar todo tipo de confusão e provocação, algo que é muito criticado pelos fãs mais obstinados e algo que eu concordo. Em um jogo onde a pancada rola solta, provocação e treta deveriam ser tão importantes quanto os touchdowns.
É um pouco estranho para nossa cultura, é verdade. Jogo tem muitas pausas, MUITA estratégia, mas também muito contato físico e é o sinônimo perfeito da cultura Norte Americana em termos de esmero em construir estruturas (cada time tem aprox. 100 integrantes). Mas a ideia de se ir batalhando pouco a pouco para ganhar território é uma peculiaridade que nos remete a uma batalha campal dos tempos pré-pólvora. Não por acaso, o Futebol Americano é diretamente atrelado a cultura militar nos EUA.
Quando você se acostuma com o ritmo do jogo, é até engraçado ver o futebol tradicional e aquele teatro patético que os caras tentam fazer em qualquer jogada com contato físico mais contundente... chega a dar uma epifania sobre a nossa cultura esfarelada. O futebol como é jogado diz muito sobre o bostileiro... depois do 7 a 1, algo se perdeu no nosso espírito coletivo.
(23-01-2025, 09:52 AM)Fernando_R1 Escreveu: Eu acompanhava NFL e NBA...
NBA eu acompanho ainda mais, pois joguei basket por muitos anos. A NBA teve uma perca significativa de audiência esse ano e não atoa. Primeiro que a temporada é MUITO comprida, são 82 jogos para cada time. Isso acaba gerando um desgaste muito grande nos jogadores e quando chega a hora decisiva, estão ou machucados, ou completamente sem energia, especialmente pq nas fazes finais, é nítida a diferença de intensidade dos jogos que chaga a parecer outro campeonato. Ano passado, essa situação foi explicita na figura do Luka Dončić do Dallas Mavericks... nos jogos da final era lamentável ver que apesar de todo esforço do atleta, era evidente que o seu corpo não conseguia mais... e isso se deu muito por causa dessa temporada terrivelmente comprida.
Outra coisa que isso causa é que a grande maioria dos jogos da temporada regular na NBA são tipo rachão ... é só correria de um lado para outro, sem esmero defensivo o que deixa os jogos bem sem graça de se ver. Salvo um ou outro jogo, temporada regular eu nem assisto mais. Aliás muitos jogadores importantes geralmente arrumam "lesões" na temporada regular, justamente pensando em se polpar para o final, e sem a estrela do time esses jogos ficam ainda mais sem graça.
E por fim, outro grande fator da perca de audiência da NBA é devido a arbitragem que dificulta e muito a defesa. Não sei qual dos dirigentes da liga que disse que jogos rachão com muitos pontos são a fórmula do entretenimento ... os números estão provando que não. Jogo de basket, assim como a NFL, tem muito contato físico e os jogos BONS de verdade são os que a defesa pode agir de maneira mais igualitária com o ataque, ou seja, em jogos onde não será falta qualquer empurrão, pancada, etc ... Jordan foi tão genial pq ele dominava o jogo numa época em que NBA era quase um MMA... se ele jogasse hoje teria se aposentado com 25 anos devido a facilidade que ia encontrar em quadra.
Plaoffs ainda vale a pena assistir (dependendo do árbitro)...mas temporada regular está muito sem graça mesmo. Isso já não acontece na NFL, que todo jogo é pegado pq eles tem apenas 16 jogos para definir a fase de chaveamento.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)