27-12-2024, 05:14 PM
(27-12-2024, 02:09 PM)Libre Escreveu: Acho louvável o sujeito começar a planejar o sua aposentadoria, sem se baseada na moeda e modelo atual, uma vez que a projeção seja de cada vez mais insuficiência da base trabalhadora futura sustentar os aposentados futuros. E já se adiantando, falou da previdência privada, que também não é, nem de longe o que contam por aí. Concordo também.
No entanto, o que propós é 'colocar todos os ovos na mesma seja' ? É isso mesmo? A ideia é colocar a vida, porque é isso basicamente, apostar toda o suor da sua vida numa moeda que diz ser a solução blindada contra este e futuros governos (e elite) para aposentar?
Pode até ser que em 30 anos o bitcoin ainda esteja estimado e compense o investimento. Contudo, dar um All in, principalmente sendo este a aposentadoria, é demais. Se der merda? com 60 anos, como vai recomeçar? e se o mundo realmente estiver na merda?
30 fucking anos são cerca de 2 gerações... até 1990 não tínhamos internet, muito menos celulares smart... o que será que virá nesses 30 anos... IA já começa a ser debatido, enquanto apostam tudo em bitcoin...
Não acredito que tal criptomoeda veio dos Céus, como benção de Deus para livrar o homem desse reinado pagão... E ainda não estou convencido que seja a melhor (por tais características) alternativa futura de "reserva de valor".
Mais um ponto, até aonde eu sei, seria apenas para patrimônio bruto, ou já é possível ter renda com aplicação em bitcoin, digo, renda mensal, igual CDB ou LCI, por exemplo. Pois, o aposentando precisaria liquidar tal moedas e investir em algo para ter a sua renda na moeda nacional da época... Ou simplesmente irá consumir cada vez mais o que juntou...
São muitas perguntas...
Reiterando, acho extremamente arriscado confiar a sua vida e da sua descendência ao bitcoin... pois é isso que deu a entender...
Como entende que a moeda está sempre derretendo pensa que precisa ter rendimentos pra perder menos. Essa mentalidade Fiat nos empobrece e nos mantém na roda dos ratos. Por que eu precisaria liquidar minha posição? Não vejo porque disso. Aliás, em 10 anos acredito que eu nunca precisarei vender. Usarei BTC como garantia para empréstimos com juros muito baixos, não pagarei IR de dívida e manterei meus ativos. A intenção é ter renda pra garantir esse fluxo de caixa.
Arriscado é manter teu patrimônio em moeda fiat, isso sim é arriscado. Mas a maioria tem mentalidade de escravo e não irá deixar a saia estatal.
Cada um precisa tomar a decisão que melhor se adeque à própria vida. Tudo o que eu tenho de líquido está em BTC. Mas esse sou eu. Em 3 anos meu poder de compra aumentou em 500%.
Moeda Fiat é escravidão, use-a pra gastar ou comprar algo que tenha valor.
Spoiler Revelar