03-12-2024, 07:13 PM
Citação:E se a "personalidade bem constituída" só foi moldada a partir da desgraça alheia?
Ponto interessantíssimo. Não sei se estamos "falando a mesma língua". Mas, sinto que no seu profundo pensamento, você esteja querendo dizer: "E se a MINHA 'pica das galáxia' personalidade bem constituída foi moldada por 'lixo emocional dos outros' e eventos caóticos da sociedade? Se a minha "forte e braba" personalidade for um produto dessa sociedade distópica? Não tem o que fazer, pois ela já está bem constituída."
Falo por mim, citei a teoria das 12 camadas, pois estou na busca de descobrir quem realmente eu sou. Aonde está a minha essência. Com certeza, a minha personalidade não foi bem constituída. Sou um produto do caos que foi o seio familiar que cresci e toda a revolução dos anos 2000. Cresci sem ter uma conexão emocional forte, pois não tive ninguém tão próximo emocionalmente de mim. Fora as ausências de boas referências, principalmente a masculina (cadê o hombre de hielo para constestar as referências?). Pois, além do distanciamento emocinal, também tem o físico.
Logo, a minha personalidade poderia ser 'frágil'. OU pior, em outras palavras, ser um 'sem personalidade'. Às vezes, sinto que sou apenas mais um na sociedade. Ouvindo as mesmas músicas, seguindo a mesmas carreia, se vestindo igual. Mais um gado nessa fazenda. Mais um número na estatística...
Digo isso, pois EU QUEBREI.
E considero isto uma dávida do Bom pai.
Contestei o Crispim no começo, pois foi dessa forma que essa minha psedou-personalidade quebrou. Pude começar a me conhecer de verdade. Pode escolher, uma roupa por exemplo, sem necessariamente querer agradar fulano ou beltrana, mas porque acho que reflete a minha essência. Isso é libertador. Poder excerce o 'livre' poder de escolher. Sem esperar aprovação ou recompensa.
Quebrei muito a cara com mulheres, tomei vários não em entrevistas de emprego. Política, Time de futebol, até amigos e familiares. Só desilusão, ou 'tapas na cara pra acordar para vida'. Cada um encara como aprendeu. Todavia, até essa pespectiva de abordar a vida é um fruto do que aprendemos quando criança.
O que quero dizer, é que até as nossas convicção mais fundamentais foram nos ensinadas. E as aceitamos porque nos identificamos, na maior parte, emocionalmente com elas.
Acredito que a grande prova é realmente reafimar as nossas convicções no dia a dia. É o "renunciar-te parar viver para cristo todos os dias".
Até mesmo uma 'personalidade solidificada' por desgraças alheias é possível mudar. "Coringar" é o mesmo que "tacar o foda-se", "sempre foi assim, não vai mudar". Em outras palavras, é ACEITAR, entregar os pontos. Não ligar para o resultado. No cinema com a cara pintada e um baton vermelho é "ABSOLUTE CINEMA".
Entretanto, se a socidade está nessa merda é também porque muitos homem "corigaram", não ligaram, não têm empatia pelos seu próximo. Pior, "tem pena". Com certeza, a sociedade não chegou (antes da eminente queda com essa pautas coloridas e religiões duvidosas) com homem de posturar "coringa".
Não.
Pelo contrário.
Justamente, porque alguns* se indignaram e decidiram fazer algo a respeito.
'Coringar' muitas vezes é uma maneira de divagar a mente e o coração para fugir dos sentimentos que não consegue lidar. É melhor ignorar, "fingir" que não existe que a dor vai embora. Funciona... O problema é que esse modelo é repassado para as pessoas que vivem ao redor, ou seja, difilcimente esta pessoa ajudará a outra. "
Realmente, essa frase do Crispim lembra muito o FIlme 'Clube da Luta', quando eles se dão conta e se revoltam e decidem tacar o terror. Talvez seja por isso que o Héracles disse ser perigoso. Não só para a pessoa em si, mas para o sociedae em geral.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"
Spoiler Revelar