30-07-2024, 07:02 PM
(30-07-2024, 06:32 PM)Wesley de Mileto Escreveu: A lógica é limitada, chega até certo ponto. Deus não pode ser compreendido por completo. Não vamos compreender a causa de tudo que existe (Deus), mas podemos por seus efeitos, chegar a causa. Então nesse caso, a lógica seria uma ferramenta para tornar possível a existência de Deus para os incrédulos. Acho que houve uma interpretação equivocada de sua parte. A questão não é compreender Deus por completo, mas torná-lo logicamente possível.
Mas aí tem outra questão, logicamente também é possível afirmar a inexistência de Deus.. Acho válida a tentativa, mas no final acaba sendo infrutifero. Além de que pra discutir logicamente, acaba-se enquadrando Deus numa espécie de "ideia", sempre muito aquem da realidade.
Tem um episódio da vida de Santo Antão que é muito interessante. Ele estava pregando em Alexandria em plena perseguição do império romano no inicio do seculo IV, o período mais sangrento da história para os cristãos. Os filósofos alexandrinos, herdeiros da tradição ateniense, relutavam em se converter dizendo algo do tipo: "seus argumentos são bons, mas o cristianismo em breve vai acabar porque voces estao morrendo como moscas". Então o santo fez o sinal da cruz e curou uma porção de doentes que estavam próximos, e nisso converteu uma multidão.
No final não sao os argumentos que convertem os descrentes, afinal há bons argumentos contra também, mas sim a vida do cristão e sinais prodigiosos.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."
