Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O Subsolo.
@Héracles bem como o Subsolo pontuou, quem gosta desse livro é porque acabou se identificando com o personagem em algum momento.
Eu era uma criança difícil e desde pequeno era meio ostracizado pela minha turma, ler esse livro pela primeira vez me fez lembrar dessa época de quando eu era realmente criança, pequenino, e sentir com mais força o que o personagem estava sentido do que alguém que não passou por isso na infância.

Também tem o fato de que li esse livro após um acidente que tive, vendo todo meu circulo social virar nada aos 20 anos e percebendo como as relações sociais podem ser frágeis e fúteis, o livro entrou nesse momento na minha vida.

Porém, da primeira vez que eu li o livro, eu me identifiquei e de certa forma concordei com o personagem, nessa época não tinha maturidade literária e nem não literária e não entendi a verdadeira mensagem do livro direito, mas deixou uma impressão forte, eu pensei "me identifiquei demais com um personagem que é, de muitas formas, patético, isso não é algo bom" e isso desde então nunca mais saiu da minha cabeça, hoje, todas as vezes que eu estou com um certo vício de ter pensamentos negativos e me isolar das pessoas, evitar contato, eu mantenho esse personagem em mente, como um lembrete de que esse caminho não é o ideal, e na verdade, é desprezível.

Ler o livro dessa vez me fez ter um impacto até maior do que das primeiras, visto um relacionamento conturbado que tive com uma garota que foi estuprada na infância, ver a relação dele com a Lisa me fez lembrar disso, de certa forma, por mais que fossem contextos absolutamente diferentes.

@Subsolo não consigo concordar com você sobre ver as pessoas como fúteis e imbecis, de fato, muitas são, mas hoje eu aprendi a abraçar a vida comum e tentar ser o mais sociável nos meus limites, porém, eu moro em uma cidade minúscula no momento, sou obrigado a reconhecer que em cidades levemente maiores a estupidez está em um nível complicado.

O personagem desse livro é um homem complicado, você até deseja sentir empatia por ele, mas nem pena você consegue sentir no final, apenas desprezo, pois, além de medíocre, ele é realmente ruim, porém, em sua mediocridade, suas ruindades são coisas pequenas e patéticas, mas que, como ocorre no final do livro, ainda assim podem ferir muito.

E agora, gostaria de falar sobre o final do livro, pois quando comecei esse tópico ontem ainda não havia terminado o livro. Nesse final de livro temos Lisa, uma prostituta que ele de alguma forma bota na cabeça que vai virar o herói dela, e no final, acaba chorando na frente dela por tudo que já foi escrito sobre ele acima, e é consolado por ela, não suportando isso, por orgulho, afasta a única pessoa que o tratou com amabilidade ao longo de toda sua trajetória, e então, estagna de vez em seu próprios sentimentos negativos, sendo ressentidos de novo e de novo anos a fio.

Porém, não entendi qual foi a ofensa, não entendi se ele a estuprou, ou apenas transou normalmente a tratando como uma enfim... prostituta, para ofende-la, o que eu sei, é que mesmo antes dele dar a nota para ela, ela já estava ofendida, e essa parte é deixada nas entrelinhas, não é deixado explícito que tipo de ofensa ele fez a ela, não consegui interpretar essa parte, ou talvez o autor quisesse que fosse assim.

De fato é um livro denso, pesado de certa maneira, não porque retrata absurdos, torturas ou mortes, mas porque retrata a malvada mediocridade que está a espreita dentro de cada um de nós.

Li esse livro após ter lido "O Herói do Nosso Tempo", onde o protagonista é um personagem astuto, confiante, galanteador, bonito e bem sociável, eu gostei de fazer esse contraste, e agora vou para, no que eu julgo, ser um dos melhores personagens já criados pela literatura, Nikolai Stavróguin, em Os Demônios.
Responda-o

Mensagens neste Tópico
O Subsolo. - de Novo Mundo - 23-07-2024, 09:52 PM
RE: O Subsolo. - de Wesley de Mileto - 24-07-2024, 10:27 AM
RE: O Subsolo. - de Wesley de Mileto - 11-12-2024, 04:56 PM
RE: O Subsolo. - de Matuto Paulista - 24-07-2024, 10:59 AM
RE: O Subsolo. - de Vincent - 24-07-2024, 11:20 AM
RE: O Subsolo. - de Crispim Soares - 24-07-2024, 01:29 PM
RE: O Subsolo. - de Héracles - 24-07-2024, 02:50 PM
RE: O Subsolo. - de Subsolo - 24-07-2024, 09:16 PM
RE: O Subsolo. - de Novo Mundo - 24-07-2024, 11:23 PM
RE: O Subsolo. - de Bkdomal - 25-07-2024, 02:29 PM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)