Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] A universidade não muda a sociedade
Como já é visto, o curso Superior foi banalizado. Principalmente nos tempos do FIES e PROUNI. Onde aumentaram a demanda de recém-formados de maneira totalmente artificial, sem qualidade e sem preparar o Mercado para receber esse pessoal. Fora o agravante do país ser totalmente hostil ao empreendedorismo travando o próprio Mercado. No fim, não tem como à conta fechar.

Hoje, eu vejo o curso superior (na maioria das áreas) apenas como uma mera formalidade. Porém é aquele conhecido ditado: "Ruim com ele, pior sem ele".

Eu por exemplo, sempre fui do ramo da Informática, com 21 anos, fiz um curso técnico no SENAI de 2005 até 2007 e comecei a trabalhar na área. Em paralelo, sempre tive um certo interesse pela área de Finanças, até pelo fato em querer aprender administrar o meu próprio dinheiro, no entanto, na época, não tinha paciência e nem tempo para fazer Bacharel na área.

Quase duas décadas depois, decidir me graduar na área financeira para "formalizar" meus conhecimentos adquiridos por autodidata. OBS: Terminarei a faculdade ao fim do ano.

Eu poderia até fazer uma Federal, até porque, há vagas de sobra. Porém, o único curso que tinha a disposição na minha região era a graduação de Economia. Além da "lavagem cerebral" que um indivíduo passa nesse ambiente, quando vi a grade de matérias, desistir. Tirando as matérias de exatas, o restante era ideologia, Keynisianismo e prolixo.

Para quem pretende fazer uma graduação particular, será importante verificar:

1 - Se o curso ofertado está em processo de reconhecimento pelo MEC. Se for reconhecido, ótimo. Meio caminho andado.

2 - Se tem uma nota razoável (3 de 5, no mínimo) no ENADE. Sendo assim, evitará justamente o rótulo de "UNESQUINA" Nota: Caso o curso seja sorteado no calendário do ENADE, será melhor ainda para a validação do conhecimento do aluno devido a nota do próprio ENADE que ficará registrada no diploma.

Para cursos que requerem bastante conhecimento técnico e prática exaustiva, como Medicina; de fato, o estudante terá que tentar ingressar numa Federal.

Por fim, as graduações (ainda) se mostram importantes, até mesmo para quem vai prestar concurso mais elitizado e que requer pontos para provas de título.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o

Mensagens neste Tópico
A universidade não muda a sociedade - de MACACO - 21-07-2024, 11:32 PM
RE: A universidade não muda a sociedade - de Diamante - 23-07-2024, 10:51 AM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)