Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Por uma filosofia da Responsabilidade Pessoal
(19-07-2024, 02:43 PM)Fernando_R1 Escreveu: Para mim individualidades sadias precedem coletividades bem resolvidas.

Existe certa noção de um mundo muito mais voltada para o homem nas sociabilidades e me parece que há um esforço tremendo a fazer com que o homem não exprima alguns comportamentos da sua individualidade e criminalizar constantemente as suas peculiaridades de tornar o ser humano um bicho homogêneo e sem identidade, isto é excelente para qualquer imposição de dominação social.

Os preceitos da modernidade dão ao ser humano quase um status de super-herói no sentido de que seus atos mudam o mundo, a sociedade, etc. Mas a realidade é que em 90% dos casos as ambições das pessoas são bem mais simples: Cuidar do seu filho, ganhar o seu pagar as contas do mês e ir assistir jogo de futebol no domingo.

Esta dinâmica cria no inconsciente coletivo que suas ações mais simples fazem mal para a humanidade inteiro, e isto já começa da educação meczeira, privilegiando as coletividades e demonizando as individualidades, isto cria um efeito devastador no jovem que cresce com a percepção errada de que deve mostrar determinados desempenhos para um grupo social específico em detrimento do seu arranjo micro de convívios, como os pais, irmãos, avôs, etc.

Por isso vejo como positivo certos movimentos de estoicismo e as adesões ao cristianismo pois este propõe uma salvação estritamente pessoal.

E é isso mesmo. Por isso desenvolver o senso de responsabilidade pessoal, pois isso é uma coisa intrasferível:

Você é responsável por suas decisões e pelas consequências, então suas metas e ambições e o ganho que você tiver disso é inteiramente seu.

Perdão se eu divaguei para o lado mais social da coisa, é só por que por algum motivo esse lado é mais jogado de escanteio, quando não demonizado por aqui.

Mas a filosofia da responsabilidade pessoal, sim, essa é inteiramente individualista.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Por uma filosofia da Responsabilidade Pessoal - de Wild - 19-07-2024, 09:23 PM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 4 Visitante(s)