Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DÚVIDA] Como lidar com a solidão, depois dos 40?
Respondendo ao @Doutor Pregos  e complementando o tópico dos "relacionamentos após a real":

O que podemos fazer? Há algumas opções (que podem ser tomadas em maior ou menor grau ao mesmo tempo):

1. Se agarrar em poucos relacionamentos, mas que sejam verdadeiros. Deve ter ao menos um familiar, amigo ou mulher na face da terra que vá te entender, ou ao menos simpatizar por entender ou estar em situação parecida. Não digo para se jogar desesperadamente, mas se você tiver ao menos uma única pessoa em quem confiar, isso aos poucos cura a alma do sujeito.

2. Escancarar logo tudo de vez: Não adianta achar que as outras pessoas estão felizes, tudo lá não passa de um castelo de cartas. Pessoas vivem em relacionamentos com graus variados de ilusão. Falsidade é muito mais comum do que se pensa, especialmente entre as mulheres. Inveja é muito mais comum do que se imagina também. Estamos cercados por pessoas egoístas e invejosas e não percebemos. Muitas pessoas são mais solitárias do que parecem, mas conseguem esconder isso lá no fundo da alma e encher de distrações para não ter que pensar nisso.

3. Tentar entender de alguma forma que o mundo é assim. Quanto antes repararmos que estamos numa posição privilegiada que permite enxergar as hipocrisias e realmente fazer algo de concreto e funcional para a gente, ao invés de adentrar na ilusão, o melhor. Complicado para quem tem motivação externa, mas inda é possível. Não apenas lamentar a morte da bezerra, mas tentar aceitar e passar esse 'luto espiritual".

A questão da solidão é bem complexa, creio que todo mundo teria que passar um tempo sozinho, ou ao menos um pouco mais isolado da sua vida comum ao menos uma vez na vida. Um retiro de solidão por alguns bons dias ou semanas, para a pessoa refletir sobre o centro da sua pessoa, suas prioridades pessoais, etc. Ir viajar sozinho numas férias, acampar, sei lá. Só para ter um tempo de digerir isso. Eu tirei um ano estagiando/trabalhando completamente longe de tudo o que eu conhecia, era quase uma realidade paralela pra mim, um lugar que parecia não me pertencer. Foi uma experiência ímpar.

Para quem já vive assim, é meditar e refletir. Existem muito boas meditações disso. É tentar não misturar solidão com solitude. A solitude é a contemplação da sua própria alma, no sentido Budista da coisa. É tentar entender sua individualidade, como um ser autônomo, que em algum grau vai ser sempre separado dos demais. Que você tem seu valor individual. É fortalecer sua espiritualidade e autoestima.

Mas que mesmo que a solidão seja um inferno irracional, o sujeito nunca estará realmente sozinho, pois há outras pessoas que também poderão te entender, estar passando pelo mesmo. Estar "sozinho coletivamente" ajuda a entender melhor esse que é um dos grandes vales da consciência humana que é a solidão e até diria... Que bom que as coisas são assim! Com o tempo você entenderá e se contentará.

O ser humano é um ser social, antes mesmo de nascer já dependemos de outras pessoas. Até para morrer é preciso que alguém enterre a gente. Mas ao mesmo tempo somos essencialmente sozinhos e autônomos por boa parte da vida.

É uma contradição interessante. No fundo estamos sozinhos, mas ao mesmo tempo não estamos, por que nossa existência depende de outras pessoas. Outras pessoas também dependem da gente, mesmo que indiretamente ou bem pouco. Imagina para quem já é ou foi pai, por exemplo. Mas até o fazendeiro que planta a comida que você compra e come depende de você de alguma forma. Tá tudo interligado.

Como é difícil a gente processar essas contradições e irracionalidades da vida!  Big Grin

Há uma certa melancolia agridoce na solitude, mas não devemos identificar isso como tristeza e cair na espiral do desespero. Eu sei que sou apenas um anônimo de internet qualquer sem interferência nenhuma na sua vida, mas para o que precisar, estamos aí.

Força e honra,
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Como lidar com a solidão, depois dos 40? - de Wild - 19-07-2024, 01:21 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Relacionamento com mulheres: Como está depois de conhecer a Real? Sagitario 115 54,198 23-07-2024, 10:30 AM
Última Postagem: Diamante

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 4 Visitante(s)