17-07-2024, 03:59 PM
(17-07-2024, 02:26 PM)Wild Escreveu:(17-07-2024, 02:12 PM)Josey Wales Escreveu: A geração nascida no início do século 20 pegou uma pandemia, crise mundial, duas guerras mundiais ... tu realmente acha que hoje é a época mais fodida da história?
Vou pegar o gancho, mas não leve para o pessoal. É apenas para levantar uma provocação.
Não vou dizer que em termos concretos que essa seja a pior era da história, se for contabilizar apenas pelo número de mortes, guerras, catástrofes naturais, etc.
Contudo...O zeitgest de dada época é determinado por diversos fatores.
Hoje em dia talvez não tenhamos tantas desgraças acontecendo, mas há muitas outras coisas que "mancham" a forma como observamos o mundo. Vivemos numa era de fortes contradições e isso corrói a alma dos sujeitos. Não tem como a alma humana suportar sem danos essas contradições e paradoxos.
Temos comunicações globais, mas relações pessoais tem se tornado cada vez mais difíceis. Tem pessoas hoje em dia que são meros bonecos virtuais, redes sociais são a farsa do século.
Temos expressão a nível global, mas cada vez mais forte vigilância e opressão dessas mesmas ideias, num nível tão extenso que qualquer Grande Irmão ou ditador ao longo da história iria pirar.
Temos opções de quase tudo na vida e isso se tornou pior pois nosso cérebro não é naturalmente condicionado à isso, sofremos paralisia por excesso de opções, no fim acabamos não escolhendo nada.
E por aí vai.
Não é uma equação tão simples assim.
Força e honra,
Como o @Trglodita falou, "Vivemos numa vida tão mais fácil, que obviamente sobre tempo para nos preocuparmos com os males do mundo, que sempre foi maligno."
Tem muita coisa aí que realmente foderia a cabeça do cidadão se ele ficar remoendo, mas aí eu te digo... O que EU, como brasileiro médio, tenho a fazer "contra" o zeitgeist?
Eu coloquei pontos que, independentemente da situação do caboclo, foderiam de verde e amarelo chutando baixíssimo uns 98% da população. Independente da situação do caboco, ele vai estar fodido caso qualquer cenário desses de SHTF aconteça.
Acontece uma guerra de grande proporção? Fodeu. Pandemia (uma "de verdade")? Fodeu. A bolsa crashou e estamos com hiperinflação? Fodeu.
Nenhum desses pontos nós, seres humanos "comuns" e de forma individualizada, jamais teremos capacidade de enfrentamento. O que nos resta é nos preparar para o que é possível, e administrar o risco do que não dá pra minimizar ou zerar.
Todo esse restante, das ditas contradições e paradoxos a meu ver só afetam o cidadão ao ponto em que ele se deixa afetar.
Se as relações são superficiais e as pessoas falsas, se há vigilância sobre tudo o que é feito e o excesso de opções nos torna inertes, o que isso afeta diariamente minha vida a ponto de eu me ver obrigado a abraçar o "modo Doomer" e achar que tá tudo indo pras cumbas e que eu preferiria viver nos anos 50 e achar que morrer com 40 anos por tuberculose é mais vantajoso?
Não tô falando que o cara tem que viver no escapismo e ignorar toda a degradação moral ou deixar de fazer o que existe nas suas possibilidades, como cuidar de sua família e votar com consciência - embora isso daqui seja uma mera aposta de que outro ser humano vai fazer o que se espera dele, ao invés de fazer o que ele quer.
Só tô falando que, dadas as devidas proporções, o ser humano hoje tem menos "problemas" a ponto de se preocupar com esse tipo de coisa.
Saímos dos degraus mais baixos da Pirâmide de Maslow, atingindo na maioria da civilização a garantia da existência (exceto nas regiões e locais onde o cenário SHTF existe, como África, zonas de conflito, etc), no entanto psicológica e emocionalmente a maioria das pessoas é fodida da cabeça. Algumas pessoas tem vislumbres de realização pessoal e estima, coisas que estão mais acima nessa escala, e quanto mais alto, mais se vê do pântano que vivemos. Mas isso não torna nossa era a pior de todas. É simplesmente o fato que nossa ótica permite uma visão mais "do alto".
Se você pegar um cidadão qualquer na rua, que acorda 5 da manhã para pegar ônibus lotado , trabalha 12h pra ganhar um salário mínimo e volta pro seu barraco de 20m2 na encosta de um morro que não pode começar a chuviscar que já bate aquele desespero, e perguntar pra ele se ele está preocupado com o aumento da vigilância e opressão nas redes sociais, ele vai te mandar tomar no rabo porque ele tem coisa mais importante pra se preocupar e mandar você enfiar a "ditadura" naquele lugar.

Parte disso é ignorância? Com certeza. Mas to colocando um exemplo esdrúxulo mesmo pra mostrar que, quanto menos você tem preocupação com a subsistência no dia de amanhã, mais se preocupa com coisas que estão fora do teu alcance, preocupações filosóficas, solidão, depressão etc.
Concluindo, as facilidades mundanas é que permitem esse tipo de questionamento.