Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Tópico sobre maconha e uso recreativo
Citação:Mas o que a sociedade está me dando em troca?????

A sociedade não tem que dar nada em troca.

Citação:Eu arrumo um emprego, e meus colegas de trabalho são todos bêbados depravados ou incels. Zero intelectualidade e zero disposição para dialogar sobre alguma coisa que preste. Meu salário é baixo e, mesmo prestes a concluir a faculdade, sei que devo ter expectativas realistas acerca de quanto vou ganhar futuramente (minha área não é mais valorizada como era antigamente).

Visão bastante derrotista do seu futuro.
Imagine só, trocar todo tempo que passou "brisado", realizando alguma atividade relativa a qualificação em sua área de atuação profissional.

Já trabalhou teu potencial, com todo afinco para ter essa certeza de que seu destino está selado desta maneira?

Se sua área está ruim, nem isso é pretexto. Trabalhei 15 anos no setor financeiro bancário, com 35 anos de idade estava de saco cheio, estudei com afinco e fui pra área de tecnologia. 
Ninguém vai me dizer que não é possível mudar a rota. A questão é o quanto está dedicado e disposto a sacrificar pelo objetivo.

Citação:As mulheres da minha idade estão com os receptores de dopamina completamente danificados, acham que são deusas e só querem playboys festeiros trincados e tatuados que vão meter a pica nelas e sumir depois.

O que sobra pra mim, o matrixiano médio desperto, é a raspa do tacho, mulheres de qualidade horrorosa que MESMO SABENDO QUE SÃO HORROROSAS ainda sonham com o príncipe encantado que vai aparecer no final do filme.

Não tenho como negar que esse é o recorte padrão da sociedade atual, mas também, os meios que você frequenta potencializam muito se deparar somente com esse tipo de gente.

Citação:E eu sou obrigado a aceitar isso? E não posso nem fumar uma maconha, porque teoricamente é isso que "está acabando com nossos jovens"? Pelo amor né, quem pensa assim está tremendamente enganado.

Estou relativizando o uso da maconha? TALVEZ SIM. Ou o quê? Nasci só pra me fuder? Pelo menos me deixem fugir um pouco dessa realidade maluca e traçar umas maconheiras, de quebra.

Você não é obrigado a aceitar, e pode usar sua maconha a vontade. O debate é sobre o quanto isso é eventualmente, nocivo para saúde cognitiva.

"Tanto faz" o que isso está fazendo com os jovens, se isso está afetando você particularmente, já seria motivo suficiente para largar... ou não! As consequências são suas, pode continuar se quiser.

A questão que todos nós concordamos, é que a médio/longo prazo, isso afeta sua determinação, acuidade mental e ambições. Ponto final. 
Esse é o preço da sua fuga e se você está disposto a pagar, a vida é sua.

Existem diversos mecanismos que podem trazer satisfação pessoal, alguns saudáveis outros não: academia, estudo de algo que goste, álcool, drogas em geral, transar, ler, correr, conversar com amigos e familiares, etc e etc.

Quem já está com seu sistema de busca de recompensa (dopamina) e o sistemas de sensações prazerosas (serotonina e endorfina), distorcido pela utilização da maconha, dificilmente poderá ver graça em outras atividade mais simples e sadias. Será necessário um esforço CONSCIENTE enorme para redirecionar essa busca/recompensa. 

Veja, a humanidade ao longo dos séculos sempre se utilizou de "hacks" naturais afim de obter desempenho e sensações positivas. Porém, os antigos tinham a sabedoria de criar todo um arcabouço ritualístico a respeito da utilização (datas especiais, eventos de iniciação ou ritos de passagem e etc), aqui estava a dose de MODERAÇÃO na utilização que diferencia o que era feito antes, com o consumo agora. 

Existia um contexto, em que a felicidade era ser prestigiado pelos seus pares devido a algum feito ou momento digno de nota, em que o entorpecente era apena UM DOS ELEMENTOS do todo. Era a tal da "Glória Ancestral".

A utilização pela utilização, em toda e qualquer situação que possa ser percebida como "estressante" (ah, estou entediado...), também acaba sendo um problema.
Hoje, o cara simplesmente por qualquer motivo, vai lá e usa, sem um pano de fundo ou motivo. Obviamente isso vai sair do controle, quer seja percebido ou não.

Citação:Se eu discuto com algum familiar sobre o tema, vão falar que é pecado e que se eu continuar fazendo isso eu vou pro inferno. Se eu discuto com algum conservador aleatório por aí, ele vai falar que é coisa de vagabundo, esquerdista, desocupado. Cidadãos médios, que não fazem o consumo, tem uma visão deturpada da substância (e isso é totalmente compreensível), comparando-a com cocaína, crack, falando que é porta de entrada, etc (e esse raciocínio também não é completamente errôneo).

Não é, de fato, um raciocínio errôneo. NA MELHOR DAS HIPÓTESES, você fica com apenas "um vício".
Mas flerta com coisas inapropriadas, só o local onde você adquire o produto, já fala muito sobre todo o contexto negativo envolvido.

Enfim, tudo que disse acima, é apenas minha visão a respeito, baseada em experiências de pessoas que convivem no meu bairro. Como já estou com quase 40 anos, então posso dizer que não vejo com bons olhos pois as pessoas que realizam a utilização regular da maconha, ou estão lesadas a um nível perceptível, ou se ESFORÇAM muito para colocar isso sob controle.

Não é um debate fácil, eu concordo. Mas quem não usou, melhor ficar longe, isso é algo que posso dizer sem pensar muito. 
Acredito ser um bom conselho.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Tópico sobre maconha e uso recreativo - de Matuto Paulista - 28-06-2024, 10:25 AM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)