26-06-2024, 07:47 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 26-06-2024, 07:50 PM por Texugo Real.)
A Rejeição Contra a Ideologia e Cultura Woke
A ideologia woke, que algum tempo atrás era conhecida como "marxismo cultural", "politicamente correto", "políticas identitárias", etc. parece ter muita influência na mente dos mais jovens. Mas é o que aparece na mídia, por ser mais chocante, esquisito. No cotidiano as coisas parecem mais complexas.
Observação: não confundir "políticas identitárias" (que tá relacionado à esquerda) com "identitarianismo" ou "movimento identitário" (que tá mais relacionado à Nova Direita da Evropa).... não entendi direito, mas foda-se, continuando aqui...
Às vezes aparece algum vídeo de um sujeito wokenizado, e achamos que todo mundo tá desse jeito, mas na realidade existem graus de comprometimento com essa ideologia, e também parece mais onda do momento.
Quando eu ando na rua de dia, eu simplesmente não vejo quase ninguém com camisa "black lives matter", nem aparência não-binárie, e nem gente vestida de vaca nos mercados protestando contra o consumo de carne. Boa parte dos esquerdistas que eu conheço são menos esquisitos do que é mostrado. Mas talvez é por eu estar no Brasil, que tem menos porcaria do que países de primeiro mundo e tem pautas diferentes, e também por eles serem mais velhos e menos contaminados. E esquerdistas homens heterossexuais algumas vezes parecem ter ressalvas contra a cultura woke, lacração etc.
Eu me lembro que entre 2015~2019 tinha muito cara esquerdista que tinha um certo ranso contra o feminismo e movimento LGBT, ou contra mulheres muito chatas.
A cultura woke pode ter muita influência na grande mídia, nas organizações internacionais, no aparato político-judiciário e nas grandes empresas (propaganda, inclusividade etc). Mas aparentemente, no povo parece que não pegou muito, mesmo entre os esquerdistas.
Alguém mais tem impressão de que a cultura woke tem menos relevância na sociedade do que é mostrado nas redes sociais? Ou será que estou meio por fora?