15-06-2024, 07:49 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 15-06-2024, 08:38 AM por SteveMcQueen.)
(14-06-2024, 11:21 PM)Vital Escreveu: Uma dica. Não siga os conselhos do @SteveMcQueen. Gnose é furada (é até responsável pelo modernismo de hoje). Então este papo de "terapia do renascimento" é tudo balela. É capaz de deixar você até pior.
Quanto ao seu sofrimento, procure se manter sempre ocupado. Crie hobbies para você. Vai pescar, puxar ferro, jogar uma bola, etc,
Vital, a terapia do renascimento e a psicoterapia de regressão foram sugestões, pois ajudaram a acessar memórias bem antigas.
No meu conhecimento não sei como uma terapia que visa modificar apenas comportamentos atuais sem acessar a origem no passado é capaz de modificar o ser humano sem que volte, futuramente, a cair em erros antigos. Mas pode-se tentar um psicólogo indicado de outra área, por exemplo.
A Igreja Católica trata da auto leitura e auto conhecimento quando fala de "Exame de Consciência"; mas acho muito difícil sem que ocorram exercícios meditativos e de silenciação da mente. A maior parte do conteúdo é voltada para as ações em si e muito pouco sobre as intenções, pensamentos e sentimentos anteriores à ação. Mas posso estar errado, visto que os exames que encontrei na internet eram superficiais.
Também desconheço na Igreja os ensinamentos sobre submissão do homem à mulher, apaixonamento, sentimentos infantis, apego e dependência de aceitação e aprovação da figura feminina; elementos psíquicos que são mais perceptíveis a medida que o indivíduo começa a se auto observar e questionar a origem de seus sentimentos, ações e como desfazer-se dos mesmos para substituir por outros de maior maturidade e virtude.
O que sei na prática da gnose é que não é uma religião (talvez seja o contrário), nem a verdade; mas possui boas ferramentas de auto conhecimento e leitura para acessar verdades interiores. Por isso mostrei mil pontos negativos e não defendo a mesma como um todo.
Sobre a ligação da gnose com os problemas da modernidade, tentei entender e não consegui. Se quiser abrir um tópico em outra área para tratar do tema seria interessante. O Professor Orlando Fedéli sempre falou isso, mas nunca compreendi.
No mais, não é legal simplesmente negar tudo que foi dito por um colega sem sequer dar ao trabalho de explicar o porquê. Vejo dessa forma pois sei que já fez grandes contribuições aqui no fórum e é capaz de argumentar bem. Lembre-se: não estamos no tik-tok.
Paixão, apego, libido descontrolada, desejo de ser aceito e amado são as maiores desgraças na vida amorosa do homem.
Aos novatos: Evolução, Desenvolvimento, Sofrimento e Problemas de Relacionamento: