14-06-2024, 07:39 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 14-06-2024, 10:32 AM por SteveMcQueen.)
(14-06-2024, 05:12 AM)Luiz Escreveu:(13-06-2024, 04:03 PM)SteveMcQueen Escreveu: Seu ensinamento não foi completo, pois faltou a parte de inserir virtudes, qualidades e solidez. (Quem leu as notas de rodapé e os livros que citou dos mestres da gnose, conseguiu entender).
Talvez um dia escreva uma versão comentada da obra.
Meu irmão, que livros você recomendaria nesse caso, eu li um material de morte de EGO em um blog de GNOSE e li livro de um maluco chamado OSHO mas um achei resumido e outro não achei efetivo, pensei em ler o livro do Samael mas achei que ia ser muita viagem também, enfim, qual tu recomenda pra inserir isso?
obs: eu li o post acima e já leio a bíblia diariamente.
O problema de Osho e outros "mestres" gnósticos são as lacunas propositais que faz duvidar da honestidade deles.
O ponto positivo é o ensinamento da auto leitura, observação, negação e limpeza dos pensamentos e desejos. Osho intercala esses conhecimentos com exercícios respiratórios e transcendentais, visto que o "ego" funciona de maneira automatizada no meio dos próprios pensamentos, passando batido.
Os pontos negativos são vários:
- Não deixaram claro que nem tudo que surge é "ego" ou desejo. Podem ser pensamentos involuntários e espíritos demoníacos atuando em conjunto com nossas fraquezas e tendências. Por isso, do nada, ao estudar ou fazer algo de bom, há impulsos e vozes na mente dizendo para fazer isso ou aquilo outro, distraindo do foco.
- A confusão entre "ego", personalidade, predisposições genuínas (dons e vocação), e estados emocionais sinceros, que envolve dons, instintos, energia, sentimentos, gostos, valores, etc. Alguns praticantes tentam eliminar tudo e entram em um vazio terrível (limbo), matando a própria personalidade e até natureza (masculinidade / feminilidade), gerando neuroses e vazios existenciais de todos os tipos. Essas pessoas acabam servindo de ferramenta para engenharia social reversa (destruição da civilização).
Exemplo: Esquerdistas (progressistas) adoram falar que tudo é construção social e em desconstruir valores e coisas; assim como relativizam valores, justificando a própria degeneração com bordões do tipo: "ninguém pode me julgar". Eles fazem isso com desconstrução racional e auto rejeição dos instintos, impulsos e sentimentos por bloqueio psíquico. Muitas se dissociaram tanto dos sentimentos que se negam a amar uma criança, ou parceiro; ou até se sentir alegria por resultados positivos alcançados. Paulatinamente a vida deles se torna uma miséria, perdendo o colorido.
Dessa forma matam a sociedade, família, essência individual e natureza humana; mas não o que deveria ser a tal morte do Ego; no caso deles poderia significar a sanha de poder, inveja, destruição do que está em volta, desejo de ser aceito por algum grupo, vaidade de ser especial, melancolia, arrogância e outros vazios/falhas/fraquezas de caráter. Cada um com a sua.
No fundo, ao conseguir desvencilhar-se da sociedade e seus valores, se acham grandes iluminados superiores que irão construir um novo mundo. Esse é o nível de arrogância, histeria e maluquice dessa gente.
Por isso surge o questionamento e negação da família, maternidade, autoridade masculina, distinção entre homem e mulher, e por fim, economia de mercado. Tudo para esses idiotas é construção social e deve ser desconstruído. Por que não começam a desconstruir os próprios livros, conceitos e líderes então? Pois são um exército de cretinos alienados, ou recebem alguma vantagem. (Nem todo idiota útil é grátis).
- A facilidade do auto engano, ao achar que um "pensamento" é intuitivo quando na verdade é a própria cabeça indo em busca ou justificando algo; ou vice-versa.
- A não conceituação e delimitação do que é um ego para evitar equívocos e toda horda de malucos que surgem nesse meio.
Apesar dos aspectos negativos, deve sempre lembrar que:
A auto-observação dos pensamentos e emoções deve ser praticada por todos, pois é onde nossas fraquezas e maiores armadilhas se mostram.
Quando se trata de eliminar o Ego, obviamente não pode tratar-se da personalidade genuína, valores, virtudes e qualidades; mas é eliminar a demanda de satisfazer necessidades irreais ou ilusórias.
Assim, se você tem predisposição para trabalho, estudos, atitudes, masculinidade, virilidade, academia, etc; isso é da sua essência e pode ser melhorado e disciplinado.
Ego seria fazer para mostrar aos outros, auto enaltecer, adquirir o poder pelo poder ou para o mal, assim como vícios, fraquezas e maldades. Exemplos: excesso, descontrole e compulsão de bebida, comida e sexo; vaidades, trocar de carro sempre, agradar para ser aceito, carências e vazios, etc. Isso cresce até tomar conta do indivíduo que age em busca dessa auto satisfação, às vezes até inconsciente e automatizada.
Nesse ponto entram traumas, neuroses e predisposições negativas, pois o indivíduo rejeitado na infância fará tudo para não sê-lo; o inseguro por natureza venderá sua alma para ser aceito e bem visto, o complexado fará coisas para demonstrar ser bom e ter poder. O abusado sexualmente poderá auto reprimir excessivamente, se viciar (em sexo ou pornografia) ou até abusar terceiros.
A lista é infinita e a maior parte desses malucos estão prontos para ferrar e serem ferrados diariamente. As pessoas e grupos se atraem.
Não é errado ou ruim ter liberdade, prazeres, alegrias e satisfações, como muitos estúpidos pregam. O ruim é quando a motivação é errada ou a intensidade/ação se volta contra o indivíduo. (Por isso Deus criou mandamentos e a Igreja listou pecados).
É muito bom ser aceito, ter cultura, um carro do ano, bom emprego, saúde e uma mulher gata. Ter uma vida legal.
O ruim é o que pode haver por trás disso tudo.
Após essas considerações, recomendo:
Livros essenciais:
- Tratado de Psicologia Revolucionária, Samael Aun Weor;
- Terapia das Doenças Espirituais, Pe Paulo Ricardo; (ele tem um curso no seu site).
- Filmes e Livros de literatura que tratam de heróismo e força, como busca de aprender as virtudes e qualidades possíveis a um homem.
E também escutar e decorar música clássica, alguns minutos por dia.
- Não tentar mudar tudo de vez, pois gera confusão e problemas mentais. Tente trabalhar 1 ou 2 maiores defeitos com sinceridade, diariamente. (No máximo 3, se tiver muito tempo livre).
- Orar e manter auto observação para ir direto ao foco do problema, sem ficar em grandes teorias, discussões e elucubrações mentais que gastam muito tempo;
- Quando um defeito levar a percepção de outro, é a mente que está abrindo novas camadas, aproveitar e praticar os exercícios de limpeza e substituição até que parem de surgir;
Após esse ponto a pessoa segue a partir da própria personalidade e percepção: O que aprecia, busca e acha que precisa melhorar de forma genuína, etc.
Um bom terapeuta é importante para acompanhamento.
Essa é uma das formas que trabalhei o auto desenvolvimento.
Paixão, apego, libido descontrolada, desejo de ser aceito e amado são as maiores desgraças na vida amorosa do homem.
Aos novatos: Evolução, Desenvolvimento, Sofrimento e Problemas de Relacionamento:
