12-06-2024, 10:00 AM
(12-06-2024, 09:18 AM)Doutor Pregos Escreveu: Para os nobres que são religiosos aê: vocês acreditam nesse lance de "Deus colocar as pessoas certas na nossa vida, para relacionamento"?
Digo isso, pois um colega meu evangélico veio com esse papo e eu simplesmente disse que "Deus está cagando e andando nessa questão, pois aí entra o livre arbítrio do ser humano".
Outro lance foi uma véia no meu trampo que se envolveu com um cafa da mesma idade dela e que não consegue largar, me veio falar do por que Deus faz ela passar isso eu simplesmente mandei "Deus não tem nada haver com a falta de vergonha da sua cara".
Muitas vezes, quando se descreve algum ato de Deus, usa-se figura de linguagem. Você precisa estar atento para ler essa figura, assimilar o simbolo evocado, buscar o análogo experiencial e perceber aquilo que é símile e o que é díspar entre o simbolizado e o analogante pra entao inteligir a imagem do o ato em si.
Quando se diz "Deus coloca as pessoas certas", usa-se uma dessas figuras de linguagem. O verbo "colocar" está aqui como símbolo para evocar a imagem de uma intervenção que pode ser feita de várias formas. Pra conseguir inteligir algo dessas formas, é necessário ter modelos adquiridos pela experiência.
É justamente por ter pouco desses modelos que o jovem vive falando merda.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."